Paradigmas pedagógicos que ancoram o ensino de música na educação básica

Paradigmas pedagógicas que anclan la enseñanza de la música en la educación básica

Autores

  • Cleusa Rodrigues Pereira Cleusarp.71@gmail.com
    Eikon University International Education – EIKON https://orcid.org/0000-0001-8108-3810
  • Zoraide Santos Vieira zoraide@uesb.edu.br
    UESB- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

O ensino da música como disciplina inserida no currículo da educação básica representa uma rica área de conhecimento, entretanto os diferentes paradigmas pedagógicos utilizados para abordar este componente curricular é um fator dificultador para a mesma tenha características próprias. O presente estudo tem por objetivo compreender os paradigmas pedagógicos que norteiam o ensino da música em escolas de educação básica na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo estudo multicaso, aplicado em duas escolas privadas de ensino fundamental na cidade de Uberlândia, Minas Gerais; os dados foram coletados através de entrevista, observação e documentos das escolas; as análises foram feitas a partir das categorias teóricas conservadora e inovadora. Os resultados demonstram que muitas ações pedagógico-musicais podem parecer inovadoras na práxis, mas são conservadoras em seu fundamento. Assim, pode-se dizer que nas escolas pesquisadas o que se observou foi um descompasso com o avanço paradigmático de uma sociedade em desenvolvimento.

Palavras-chave: Ensino da Música; Paradigmas Pedagógicos; Conservador e Inovador

 

Resumen

La enseñanza de la música como asignatura insertada en el programa de la educación básica representa un área rica de conocimiento, sin embargo los diferentes paradigmas pedagógicos utilizados para abordar esta asignatura del programa es un inconveniente para que tenga características propias. Este estudio tiene como objetivo comprender los paradigmas pedagógicos que orientan la enseñanza de la música en las escuelas de educación primaria de la ciudad de Uberlândia, Minas Gerais. Los datos se recogieron mediante entrevistas, observación y documentos escolares; los análisis se realizaron a partir de las categorías teóricas conservadora y innovadora. Los resultados demuestran que muchas acciones pedagógico-musicales pueden parecer innovadoras en la praxis, pero conservadoras en su fundamento. Así, se puede decir que en las escuelas encuestadas lo que se observó fue un desajuste con el avance paradigmático de una sociedad en desarrollo.

Palabras-clave- Enseñanza musical; Paradigmas pedagógicos; Conservador e inovador.

 

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Biografia do Autor

Cleusa Rodrigues Pereira, Eikon University International Education – EIKON

 

Doutoranda em Educação pela Eikon University International Education – EIKON – Orlando/Florida – Estados Unidos.  Analista Educacional/Inspetora Escolar da SEE – Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Cleusarp.71@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8108-3810

Zoraide Santos Vieira, UESB- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB- Brasil e Universidade Santiago de Compostela - USC- Espanha. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. zoraide@uesb.edu.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0797-0061

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Publicado

01/12/2021
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Como Citar

RODRIGUES PEREIRA, C. .; SANTOS VIEIRA, Z. Paradigmas pedagógicos que ancoram o ensino de música na educação básica: Paradigmas pedagógicas que anclan la enseñanza de la música en la educación básica. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4522. Acesso em: 6 dez. 2024.