Reflexões sobre a prática pedagógica: do contar ao fazer história no 5º ano do ensino fundamental
Resumo
Reflections on pedagogical practices: from telling stories to making history in the 5th year of basic education
Resumo
Contar e ouvir histórias são práticas que acompanham a humanidade desde os mais remotos tempos. As histórias fazem parte do contexto social e participam dos processos de ensino e de aprendizagem, no contexto escolar. O objetivo da atividade aqui relatada foi de explorar a contação de histórias como uma prática pedagógica. Na articulação de dois projetos de pesquisa desenvolvidos em cooperação entre escola e universidade, nesse relato de experiência é apresentada a proposta dirigida aos alunos de um 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual por meio do livro “Os sete camundongos cegos”. A partir da prática pedagógica desenvolvida em aula, das interações realizadas e dos registros das atividades, notou-se maior comprometimento dos alunos e a potencialização do processo de interação entre eles, com o professor e o conhecimento, contribuindo para a atribuição de significado aos conhecimentos, ou seja, a aprendizagem dos alunos. Além disso, desencadeou o interesse de outros professores e alunos para a realização de atividades semelhantes envolvendo a contação de histórias.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem, Contação de histórias, Educação Básica.
Abstract
Telling and hearing stories are practices that have followed humanity since ancient times. Stories are part of the social context and they are included in the teaching and learning process in the academic context. The purpose of the activity reported here was to explore storytelling as a pedagogical practice. In combining two research projects developed in cooperation between a school and a university, so this experience report proposed working with the book “Seven blind mice” with 5th-year Basic Education students in a public state school. Based on the teaching practice developed in class, the interactions and records of activities, we noticed greater student engagement and a strengthening of the interactive process between them, the professor and the knowledge, helping attribute meaning to this knowledge, that is, the students’ learning. Moreover, it sparked the interest of other professors and students in carrying out similar activities involving storytelling.
Keywords: Teaching and learning, Storytelling, Basic Education
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 467
- PDF downloads: 283