Desempenho de graduandos da licenciatura em Matemática em resolução de problemas acerca de função afim: efeitos dos fatores de congruência

Autores

  • Mikaelle Barboza Cardoso mikaelle.cardoso@ifce.edu.br
  • Marcilia Chagas Barreto marcilia.barreto@uece.br
  • Marcilia Chagas Barreto marcilia.barreto@uece.br

Resumo

Performance of graduates in Mathematics in solving problems related to function: effects of congruence factors

Resumo

Este estudo objetivou analisar o desempenho de licenciandos em Matemática, em atividades de função afim, com diferentes níveis de congruência entre representações semióticas utilizadas. A Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) foi o aporte teórico, que coloca a base estrutural da Matemática fundamentada nas suas diversas representações e nas atividades cognitivas que podem ser desenvolvidas a partir delas. Percebeu-se a relação existente entre os êxitos e falhas dos estudantes nas conversões realizadas e a presença ou ausência dos três fatores de congruências: i) correspondência semântica das unidades de significado; ii) unicidade semântica terminal e iii) conservação da ordem das unidades. Os dados apresentados indicaram que quanto maior foi o grau de congruência do problema, maior o sucesso dos licenciandos. Destaca-se, dessa forma, a importância das discussões trazidas pela TRRS na formação inicial de licenciandos. Tais elementos podem favorecer o ensino e a aprendizagem da disciplina, cujo domínio ainda permanece como desafio para a população brasileira.

Palavras-chave: Registros de representação semiótica. Função afim. Formação de professor.

Abstract

The present study intends to analyze the performance of graduates in Mathematics, in activities of similar function with different levels of congruence between semiotic representations used. The Theory of Registers of Semiotic Representation (TRSR) was used as a theoretical contribution that places the structural basis of Mathematics based on its various representations as well as the cognitive activities that can be developed from them. It was possible to perceive the relationship between the successes and failures of the conversions performed and the presence or absence of the three congruence factors, named: i) semantic correspondence of the units of meaning; ii) terminal semantic uniqueness and iii) preservation of the order of the units. The data presented indicated that the greater the degree of congruence of the problem, the greater the chances of successes of the graduates. It is believed that the approach of theories that add elements to teaching and learning provides a formation focused on problems that will be faced in the classroom. In this way, the importance of the discussions brought by TRSR in the initial training of graduates is highlighted. Such elements can support the teaching and learning of the discipline, whose mastery still remains a challenge for the brazilian population.

Keywords: Registers of semiotic representation. Related function. Initial formation.

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Biografia do Autor

Mikaelle Barboza Cardoso

Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Licenciatura Plena em Matemática. Especialista em Ensino de Matemática (UECE) e Mestre em Educação (UECE) com ênfase na Formação de Professores. Professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE - 2017), campus Sobral, lecionando as disciplinas de Matemática e Educação Matemática. É membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE-MAES) e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (IFCE/Cedro). Suas áreas de estudo são: ensino de Matemática no Ensino Fundamental e Médio, formação de professores e representações semióticas. E-mail: mikaelle.cardoso@ifce.edu.br

Orcid: : https://orcid.org/ 0000-0001-9465-917X

Marcilia Chagas Barreto

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), com estágio pós-doutoral na Universidade de Quebec à Chicoutimi, em Educação Matemática (2006-2007). Mestra em Estudos Pós-Graduados em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1979). Atualmente é professora adjunto M da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao curso de pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, aprendizagem da matemática, educação matemática, formação de professores. E-mail: marcilia.barreto@uece.br 

Orcid: https://orcid.org/ 0000-0003-3378-772X

 

Marcilia Chagas Barreto

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), com estágio pós-doutoral na Universidade de Quebec à Chicoutimi, em Educação Matemática (2006-2007). Mestra em Estudos Pós-Graduados em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1979). Atualmente é professora adjunto M da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao curso de pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, aprendizagem da matemática, educação matemática, formação de professores. E-mail: marcilia.barreto@uece.br 

Orcid: https://orcid.org/ 0000-0003-3378-772X

 

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Publicado

28/12/2019
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Como Citar

CARDOSO, M. B.; BARRETO, M. C.; BARRETO, M. C. Desempenho de graduandos da licenciatura em Matemática em resolução de problemas acerca de função afim: efeitos dos fatores de congruência. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 860–882, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2873. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos