A proposta pedagógica de formação continuada do educador do Projovem Urbano: orientações e articulações com o currículo

Autores

  • Francisca das Chagas Lima Oliveira franciscaclo@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Maranhão
  • Lélia Cristina Silveira de Moraes leliacris@hotmail.com
    Universidade Federal do Maranhão

Resumo

O presente artigo constitui parte do estudo sobre a formação continuada dos professores do Pro-Jovem Urbano. Seu objetivo foi analisar essa formação oferecida pelo Programa, visando a desvelar as concepções teórico-metodológicas que a fundamentam e suas implicações para a prática docente. Como parte da pesquisa, a observação em campo nos possibilitou compreender as orientações para a organização do trabalho pedagógico que demandam dos educadores a competência para planejarem e agirem em equipe, contextualizando os conteúdos do currículo. Os resultados da pesquisa mostraram que a troca de experiências entre os professores enriquece o processo de formação. Evidenciaram ainda que os sujeitos envolvidos na pesquisa perceberam as mudanças ocorridas durante suas trajetórias no processo de formação continuada oferecida pelo Programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 167
  • PDF downloads: 503

Como Citar

OLIVEIRA, F. das C. L.; MORAES, L. C. S. de. A proposta pedagógica de formação continuada do educador do Projovem Urbano: orientações e articulações com o currículo. Revista Cocar, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 33–42, 2013. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/224. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos