A proposta pedagógica de formação continuada do educador do Projovem Urbano: orientações e articulações com o currículo

Autores

  • Francisca das Chagas Lima Oliveira franciscaclo@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Maranhão
  • Lélia Cristina Silveira de Moraes leliacris@hotmail.com
    Universidade Federal do Maranhão

Resumo

O presente artigo constitui parte do estudo sobre a formação continuada dos professores do Pro-Jovem Urbano. Seu objetivo foi analisar essa formação oferecida pelo Programa, visando a desvelar as concepções teórico-metodológicas que a fundamentam e suas implicações para a prática docente. Como parte da pesquisa, a observação em campo nos possibilitou compreender as orientações para a organização do trabalho pedagógico que demandam dos educadores a competência para planejarem e agirem em equipe, contextualizando os conteúdos do currículo. Os resultados da pesquisa mostraram que a troca de experiências entre os professores enriquece o processo de formação. Evidenciaram ainda que os sujeitos envolvidos na pesquisa perceberam as mudanças ocorridas durante suas trajetórias no processo de formação continuada oferecida pelo Programa.

Downloads

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 189
  • PDF downloads: 538

Como Citar

OLIVEIRA, F. das C. L.; MORAES, L. C. S. de. A proposta pedagógica de formação continuada do educador do Projovem Urbano: orientações e articulações com o currículo. Revista Cocar, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 33–42, 2013. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/224. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos