A problematização da cultura e da racionalidade moderna: o que a presença de indígenas na educação superior nos ensina
The problematization of modern culture and rationality: what the presence of indigenous people in higher education has taught us
Palavras-chave:
indígenas, pós-graduação;, conhecimentosResumo
Neste artigo, inspirado em um conjunto de autores que criticam a pretensão universalista e exclusivista da epistemologia moderna/ocidental, objetiva-se mostrar como os indígenas, ao entrarem na pós-graduação stricto sensu de excelência, afirmam seus conhecimentos e cultura e questionam sistematicamente a suposta universalidade da cultura e do conhecimento ocidental. Tendo por base a análise qualitativa de teses e dissertações desenvolvidas por indígenas em programas de pós-graduação de excelência, os resultados indicam que os indígenas se valem de perspectivas epistêmicas próprias, levando seus conhecimentos para o contexto da universidade, ao mesmo tempo em que se apropriam de conhecimentos ocidentais, para fortalecerem-se em diferentes dimensões. Assim, entre outras coisas, ensinam-nos que a lógica moderna/ocidental não é universal e superior epistemológica e culturalmente.
Palavras-chave: indígenas, pós-graduação, conhecimentos.
Abstract
This article, inspired by a group of authors who criticize the universalist and exclusivist pretensions of modern/Western epistemology, aims to show how Indigenous people, upon entering top-ranked graduate programs, affirm their knowledge and culture and systematically question the alleged universality of Western culture and knowledge. Based on a qualitative analysis of dissertations and theses written by Indigenous students in top-ranked graduate programs, the results have shown that Indigenous people rely on their own epistemic perspectives, bringing their knowledge to the university context while simultaneously integrating Western knowledge to strengthen themselves in different dimensions. In this way, they have taught us, among other things, that modern/Western logic is neither universal nor epistemologically and culturally superior.
Keywords: Indigenous people, postgraduate studies, knowledge.
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