Buraco na parede: A docência masculina nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Agujero en la pared: la enseñanza masculina en los años iniciales de la educación fundamental

Autores

Resumo

O magistério já foi uma atividade predominantemente masculina, embora sua recente feminização induza a pensar o contrário. Por séculos, os homens ensinaram e aprenderam com outros homens e demarcaram a intelectualidade como seu domínio por excelência. No decorrer do século XIX, as mulheres pleitearam o direito de estudar e também o de ensinar. Em pouco tempo, o contingente feminino superou o masculino na educação de crianças. A feminização dessa docência expressa-se numericamente e também nas práticas que lhe são impostas. Este artigo analisa como a metafórica parede do professorado masculino no ensino primário tornou-se exceção – singelos buracos – em uma nova e feminina predominância e como a dicotomia feminização/masculinização reforça estigmas e a vocacionalidade para o magistério.

Palavras-chave: História da educação brasileira. Docência. Gênero.

Resumen 

La docencia fue una vez una actividad predominantemente masculina, aunque su reciente feminización nos lleve a pensar lo contrario. Durante siglos, los hombres enseñaron y aprendieron con otros hombres y demarcaron la intelectualidad como su dominio por excelencia. Durante el siglo XIX, las mujeres defendieron el derecho a estudiar y también a enseñar. En poco tiempo, el contingente femenino superó al masculino en la educación de los hijos. La feminización de esta enseñanza se expresa numéricamente y también en las prácticas que se les imponen. Este artículo analiza cómo la pared metafórica de la docencia masculina en la educación primaria se convirtió en una excepción – simples agujeros – en una nueva y femenina preponderancia y cómo la dicotomía feminización/masculinización refuerza los estigmas y la vocación para el magisterio. 

Palabras clave: Historia de la educación brasileña. Enseñanza. Género. 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eldes Ferreira de Lima, UCDB

Professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (MS) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Bolsista Capes/Prosuc.

E-mail: eldo75@hotmail.com   Orcid: 0000-0003-0977-2624

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco

Professora do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Bolsista produtividade do CNPq.

E-mail: ruth@ucdb.br    Orcid: 0000-0001-8979-1125

Downloads

Publicado

27/07/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 190
  • pdf downloads: 173

Como Citar

FERREIRA DE LIMA, E.; PAVAN, R. Buraco na parede: A docência masculina nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Agujero en la pared: la enseñanza masculina en los años iniciales de la educación fundamental. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4245. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos