Educação de Jovens e Adultos com deficiência na perspectiva da formação humana: desafios à práxis docente

Inclusive education of young people and adults with disabilities from the perspective of human formation: challenges to teaching practice

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos; Formação Humana; Práxis Docente.

Resumo

Este artigo resultante de tese de doutorado teve por objetivo analisar a educação de jovens e adultos com deficiência à luz da histórica negação do direito à educação, suas possibilidades humanizadoras e os desafios da práxis docente. Foi desenvolvida no Colégio Pedro II, com participação de docentes do PROEJA, do Núcleo de Atenção a Pessoas com Necessidades Específicas e estudantes jovens e adultos com deficiência, utilizando como instrumentos de coleta de dados: questionário de caracterização; entrevistas semiestruturadas; análise de documentos sobre EJA. Os resultados expressaram compromisso político com educação em Direitos Humanos e práticas pedagógicas inclusivas. Por fim, revelou que a inclusão escolar oportuniza experiências entre estudantes, com e sem deficiência, criando condições à formação humana e emancipação de estudantes jovens e adultos com deficiência.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Formação Humana; Práxis Docente.

 

Abstract

This article, which is the result of a doctoral thesis, aimed to analyze the education of young people and adults with disabilities in light of the historical denial of the right to education, its humanizing possibilities, and the challenges of teaching practice. It was developed at Colégio Pedro II, with the participation of teachers from PROEJA, the Center for Attention to People with Specific Needs, and young and adult students with disabilities, using the following data collection instruments: characterization questionnaire; semi-structured interviews; and analysis of documents on EJA. The results expressed political commitment to education in Human Rights and inclusive pedagogical practices. Finally, it revealed that school inclusion provides opportunities for experiences among students, with and without disabilities, creating conditions for the human development and emancipation of young and adult students with disabilities.

Keywords: Youth and Adult Education; Human Formation; Teaching Praxis.

 

 

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Biografia do Autor

Márcia da Silva Freitas, Colégio Pedro II

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Colégio Pedro II. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq): Laboratório de Estudos e Partilha de Práticas Emancipatórias nos Anos Iniciais (LEPPEAI).

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5216-4563  Correio eletrônico: freitasmarcia@id.uff.br

Valdelúcia Alves da Costa, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação. Doutora em Educação: História e Filosofia (PUC-SP). Pós-doutorado em Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania pela Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do Grupo de Pesquisa (CNPq): Políticas de Educação: Formação, Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Violência Escolar. Coordenadora do Observatório de Educação: violência, inclusão e direitos humanos.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4751-4861     Correio eletrônico: valdeluciaalvescosta@id.uff.br

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Publicado

10/11/2025

Como Citar

DA SILVA FREITAS, M.; ALVES DA COSTA, V. Educação de Jovens e Adultos com deficiência na perspectiva da formação humana: desafios à práxis docente: Inclusive education of young people and adults with disabilities from the perspective of human formation: challenges to teaching practice . Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10339. Acesso em: 7 dez. 2025.