Do programa de classe ao cotidiano escolar: Neoliberalismo, Gerencialismo e Nova Gestão Pública na educação
From Class Program to Everyday School Life: Neoliberalism, Managerialism, and New Public Management in Education
Palavras-chave:
Neoliberalismo, Trabalho docente, Gestão escolarResumo
O artigo analisa as relações entre neoliberalismo, gerencialismo e Nova Gestão Pública (NGP) no contexto educacional brasileiro. Discute como a NGP se consolidou como dinâmica administrativa nas escolas por meio da adoção de práticas orientadas por metas, avaliação de desempenho e responsabilização. A partir da análise da Governança Corporativa na política educacional, evidencia como a lógica de mercado redefine o papel da escola pública, impondo práticas de controle, responsabilização e performatividade. Essas dinâmicas geram intensificação do trabalho docente, esvaziamento pedagógico e precarização das condições de trabalho, além de ressignificar conceitos, como qualidade e democracia, enfraquecendo a educação como bem público e direito social, gerando novos desafios para a educação pública.
Palavras-chave: Neoliberalismo; Trabalho Docente; Gestão Escolar.
Abstract: This paper analyzes the relationships between neoliberalism, managerialism, and New Public Management (NPM) within the Brazilian educational context. It discusses how NPM has become established as an administrative dynamic in schools through adoption of goal-oriented practices, performance evaluation, and accountability. By examining Corporate Governance in education policy, the paper highlights how market logic redefines the role of public schools, imposing practices of control, accountability, and performance. These dynamics lead to intensified teaching workloads, pedagogical weakening, and precariousness of working conditions. Additionally, they reframe concepts such as quality and democracy, undermining education as a public good and a social right, and creating new challenges for public education.
Keywords: Neoliberalism; Teaching Work; School Management.
Downloads
Referências
ANPED. Nota contra o regime de exceção e o afastamento de diretoras/es de escolas municipais de São Paulo. 2025. Disponível em: https://anped.org.br/nota-contra-o-regime-de-excecao-e-o-afastamento-de-diretoras-es-de-escolas-municipais-de-sao-paulo/. Acesso em: 1 set. 2025.
APPLE, Michael W. Trabalho docente e textos: economia política das relações de classe e de gênero em educação. Porto Alegre: Artes Médica, 1995.
BALL, Stephen. J. Cidadania Global, Consumo e Política Educacional. In: SILVA, L. H. da (Org.). A Escola Cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 121-137.
BALL, Stephen. J. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação e Realidade, Porto Alegre: UFRGS, v. 35, n. 2, p. 37-56,
maio/ago. 2010.
BALL, Stephen J. Educação Global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2014.
BALL, Stephen J. Global education Inc.: New policy networks and the neo-liberal imaginary. London: Routledge, 2012.
BALL, Stephen J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 115, p. 539-564, 2005.
BENLLOCH, Cristina; BLOISE, Empar Aguado. Teletrabajo y conciliación: el estrés se ceba con las mujeres. The Conversation Academic Journal, 29 abr. 2020. Disponível em: https://theconversation.com/teletrabajo-y-conciliacion-el-estres-se-ceba-con-las-mujeres-137023 Acesso em: 23 de março de 2023.
BROWN, Wendy. Nas Ruínas do Neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2023.
CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Administração gerencial: a nova configuração da gestão da educação na América Latina. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 389-406, set./dez. 2008.
CLARKE, John; NEWMAN, Janet. The Managerial State: power, politics and ideology in the remaking of Social Welfare. London: Sage Publications, 1997.
GANDIN, Luís Armando; LIMA, Iana Gomes de. Reconfiguração do trabalho docente: um exame a partir da introdução de programas de intervenção pedagógica. Revista Brasileira de Educação, v. 20, p. 663-677, 2015.
HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.
MARQUES, Luciana Rosa. Repercussões da Nova Gestão Pública na gestão da educação: um estudo da rede estadual de Goiás. Educar em Revista, Curitiba, 2021.
MARQUES, Luciana Rosa. Políticas educacionais e Nova Gestão Pública: aderências e distanciamentos nas redes públicas de Pernambuco e Goiás. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 7, p. 1-14, 2022.
MARQUES, Luciana Rosa; MARANHÃO, Isabela. Nova Gestão Pública e formação de gestores escolares em Pernambuco: a centralidade do modelo gerencial. Revista Educação Sem Fronteiras, v. 11, p. 8-18, 2020.
NEWMAN, Janet; CLARKE, John. Gerencialismo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 353-381, maio/ago. 2012.
OLIVEIRA, D. A. Nova gestão pública e governos democráticos populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educação e Sociedade Campinas, v. 36, n. 132, p. 625-646, jul.-set., 2015.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - OCDE. Governance in transition: public management reforms in OECD countries. Paris: OECD, 1995.
PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007.
PEREIRA, Rodrigo da Silva. GOVERNANÇA CORPORATIVA NA POLÍTICA EDUCACIONAL: O PAPEL DA OCDE. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 31, p. 123–146, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i31.4663. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/praxis/article/view/4663. Acesso em: 1 set. 2025.
PEREIRA, Rodrigo da Silva; SANTOS, Catarina Cerqueira de Freitas; NUNES, Ruth Silva. Intensificação do Trabalho dos Diretores Escolares de Salvador e Região Metropolitana. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S. l.], v. 38, n. 00, 2022. DOI: 10.21573/vol38n002022.119233. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/119233. Acesso em: 1 set. 2025.
POULANTZAS, Nicos. Poder político e classes sociais. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VERGER, A. Nueva gestión pública e educacion: elementos teóricos y conceptuales para el estúdio de um modelo de reforma educativa global. Educação e Sociedade Campinas, v. 36, n. 132, p. 625-646, jul.-set., 2015.




















