O Ensino Remoto na Educação Física Escolar

Remote Teaching in School Physical Education

Autores

Resumo

Este estudo analisa o ensino remoto na Educação Física escolar em seus limites e possibilidades no contexto da pandemia de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em que as fontes de informação foram referenciais bibliográficos que contemplavam o tema de pesquisa. No que se refere ao ensino remoto na Educação Básica e na Educação Física, os referenciais consultados indicam limites nos aspectos estruturais, pedagógicos e no trabalho docente. Consideramos que tanto os estudos sobre o ensino remoto na Educação Básica em geral, quanto os estudos que abordam esta forma de ensino na disciplina de Educação Física, desenvolvidos no decorrer da pandemia da COVID-19 e arrolados nesta pesquisa, apontam para constatações comuns, que dizem respeito às condições em que o ensino remoto foi desenvolvido, o que determina quem acessa (ou não) o ensino e como o acessa; as (im)possibilidades pedagógicas e metodológicas do ensino remoto (em geral e, em específico, na Educação Física); e as condições de trabalho dos professores.

Palavras-chave: Ensino remoto; Educação básica; Educação física.

 

Abstract

This study analyzes remote teaching in Physical Education at school, on its limits and possibilities in the context of the COVID-19 pandemic. It is a bibliographical research, in which the sources of information were bibliographical references that addressed the research theme. Regarding remote teaching in Basic Education and Physical Education, the consulted references indicate limitations in structural, pedagogical, and teaching aspects. We consider that both the studies on remote teaching in Basic Education in general and the studies addressing this form of teaching in the Physical Education discipline, developed during the COVID-19 pandemic and examined in this research, point to common findings. These findings concern the conditions under which remote teaching was conducted, which determine who accesses (or does not access) the teaching and how they access it; the pedagogical and methodological (im)possibilities of remote teaching (in general and specifically in Physical Education); and the working conditions of teachers.

Keywords: Remote learning; Basic education; Physical education.

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Biografia do Autor

Milena Pinheiro Brum, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Ciências do Movimento e Reabilitação- UFSM (2024); Doutoranda no programa de pós-graduação em Educação pela UFSM. 

Márcia Morschbacher, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Docente do Departamento de Metodologia do Ensino - Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

22/11/2025

Como Citar

BRUM, M. P.; MORSCHBACHER, M. O Ensino Remoto na Educação Física Escolar: Remote Teaching in School Physical Education. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10181. Acesso em: 5 dez. 2025.