HIDROGRAFIA LOCAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL PAULISTA

Authors

  • Valquiria Aguiar Meneghesso USP
  • Andrea Coelho Lastória USP
  • Silvia Aparecida de Sousa Fernandes UNESP Marília

Abstract

Este artigo apresenta uma pesquisa cuja temática envolve a Hidrografia e o ensino de Geografia do ensino fundamental. A descrição analítica pauta-se em desvelar como as práticas pedagógicas que envolvem a temática Hidrografia Local se realizam, conteúdo curricular importante para o desenvolvimento de uma consciência socioambiental e cidadã dos alunos. Os dados foram coletados com três docentes de diferentes escolas públicas de educação básica em um município do interior do estado de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturadas e observação de aulas dos professores. Os resultados evidenciam que as práticas pedagógicas estão atreladas ao currículo oficial, limitando o estabelecimento de relações com a localidade. As análises revelam, também, as dificuldades enfrentadas pelos professores, tanto para que se cumpra o currículo prescrito, como para encontrar dados locais.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

29/01/2017

How to Cite

MENEGHESSO, V. A.; LASTÓRIA, A. C.; FERNANDES, S. A. de S. HIDROGRAFIA LOCAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL PAULISTA. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 386–405, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/981. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Artigos