Pedagogia da Internacionalização na docência universitária: um desafio para a Educação Superior

Internationalization Pedagogy in university teaching: a challenge for Higher Education

Authors

Abstract

Este estudo de abordagem qualitativa, bibliográfica e de metodologia analítica-hermenêutica, é derivado do estudo de pós-doutorado, junto ao PPGEd-UNOESC-SC. O problema de investigação emerge da pergunta: quais os desafios apresentados para as universidades a partir da articulação entre docência na Educação Superior e a internacionalização? Teve como objetivo central apresentar a evolução do conceito de internacionalização na Educação Superior, ressaltando suas funções, suas características e seus desafios atuais e futuros, como parte consistente para a Educação enquanto política pública e que, seguramente, precisa estar alinhada de maneira ética e equitativa, visando ao bem comum. A partir da articulação entre a docência na Educação Superior e, com base nos autores vinculados ao estudo, sugere-se o desenvolvimento de uma Pedagogia para a internacionalização.

Palavras-chave:  Pedagogia; Internacionalização; Educação Superior.

Abstract

This qualitative, bibliographical study, using an analytical-hermeneutic methodology, is derived from a post-doctoral study at the PPGEd-UNOESC-SC. The research problem emerges from the question: what are the challenges for universities in linking teaching in higher education and internationalization? Its central objective was to present the evolution of the concept of internationalization in higher education, highlighting its functions, characteristics and current and future challenges, as a consistent part of education as a public policy that certainly needs to be aligned in an ethical and equitable manner, with a view to the common good. Based on the articulation between teaching in higher education and the authors linked to the study, we suggest the development of a pedagogy for internationalization.

Keywords: Pedagogy; Internationalization; Higher Education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Patricia Carlesso Marcelino, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora e  Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF-RS); Especialista em Docência na Saúde (UFRGS); Especialista em Arteterapia e, em Atividade Física e Qualidade de Vida (UPF-RS); Profissional de Educação Física, Arteterapeuta Junguiana e Pedagoga; Pesquisadora e Membro do Grupo de Estudos em Ética, Democracia e Educação (GEEDE-UPF-RS) , do Grupo de Pesquisa Teoria e Práxis Pedagógica  da Universidade de Passo Fundo (UPF-RS) e do Grupo de Estudos sobre Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina -  GEPPPPES-SC. Pós- Doutora pelo  PPGEd- Unoesc-SC e pelo PPGEdu-UPF-RS.

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF-RS), Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-SC); Filósofo. Docente dos cursos de graduação e no PPGEd - UNOESC-SC, linha de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Cidadania; Líder do Grupo de Estudos sobre Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina - GEPPPPES/SC.  Membro da REDE-GIEPES Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior, da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas de Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES - UPF-RS). 

References

BOUFLEUR, José Pedro; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Ética, docência e mundo comum. In: CENCI, Angelo Vitório; LODEA, Andrei Luis; BORTOLINI, Bruna de Oliveira; MARCELINO, Patricia Carlesso (orgs.). Ética e Docência. Passo Fundo: EDIUPF, 2024. p. 154-170.

BRANDALISE, Giselly Cristini Mondardo; HEINZLE, Márcia Regina Selpa. Internacionalização da e na educação superior: conceitos e abordagens. Revista Internacional de Educação Superior. Campinas, v. 9, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8670113. Acesso em: 26 jun. 2024.

BRASIL. Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022. Documento de Referência Inclusão, qualidade e equidade: compromisso com o futuro da Educação Brasileira. Brasília, 2022.

CARVALHO, Renato Pereira de Lima.; MORAES, Mario Cesar Barreto. Internacionalização e Ensino Superior: um estudo comparativo entre as percepções de estudantes brasileiros e norte-americanos sobre a realidade das instituições de Ensino Superior brasileiras. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 10, p. 1-21, 2022. Disponível em: -https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8664364. Acesso em: 27 jun. 2024.

CARVALHO, Sabrina Borges Ramos de.; ARAUJO, Geraldino Carneiro de. Gestão da internacionalização das instituições de ensino superior. In: Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 25, n. 01, p. 113-131, mar. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000100007. Acesso em: 21 jul.2024. p.113-141.

CENCI, Angelo Vitório, et al. Apresentação. In: CENCI, Angelo Vitório; LODEA, Andrei Luiz; BORTOLINI, Bruna de Oliveira; MARCELINO, Patricia Carlesso (orgs.). Ética e Docência. Passo Fundo: EDIUPF, 2024. p. 7-23.

DE MARCO, Jéssica; CANCI, Chanauana de Azevedo.; COSTA, Valesca Brasil. A formação pedagógica na docência universitária e seu consequente impacto na internacionalização da educação superior. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 197–221, maio. 2023. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17865. Acesso em: 9 jul. 2024.

DE WIT, Hans; HUNTER, Fiona. The Future of Internationalization of Higher Education. International Higher Education, Boston, n. 83, p. 23, 2015. Disponível em: https://ejournals.bc.edu/ojs/index.php/ihe/article/view/9073 Acesso em: 10 jun. 2024.

DE WIT, Hans; HUNTER, Fiona. Trends, issues and challenges in internationalisation of higher education: where have we come from and where are we going? Routledge Handbook of International Education and Development. New York, p. 340-358, aug. 2015. Disponível em: https://www.routledgehandbooks.com/doi/10.4324/9781315797007.ch25. Acesso em: 27 jun. 2024.

FÁVERO, Altair Alberto; TREVISOL, Marcio Giusti. Ensino Superior e internacionalização: atores e desafios. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, [S. l.], v. 25, n. 53, p. 35–60, 2020. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1367. Acesso em: 9 jul. 2024.

GOERGEN, Pedro. Prefácio da Obra. In: FLICKINGER, Hans Georg (org.). A caminho de uma Pedagogia Hermenêutica. Campinas: Autores Associados, 2010.

GOROVITZ, Sabine. Apresentação. In: GOROVITZ, Sabine.; UNTERNBÄUMEN, Enrique Huelva (orgs). Políticas e tendências de internacionalização do Ensino Superior. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2021.

KNIGHT, Jane. Updating the definition of internationalization. International Higher Education, Boston, n. 33, p. 2-3, 2003. Disponível em: https://ejournals.bc.edu/ojs/ index.php/ihe/article/view/7391/6588. Acesso em: 10 jun., 2024.

KNIGHT, Jane. Internationalization Remodeled: Definition, Aproaches, and Rationales. Journal of Studies in International Education. Spring, v. 8, n. 1, p.5-31, mar. 2004. Disponível em https://bit.ly/3szWUHK. Acesso em: 20 jul. 2024.

KNIGHT, Jane. Internacionalização da Educação Superior: conceitos, tendências e desafios. 2 ed. São Leopoldo: Oikos, 2020.

MACHADO, Karen Graziela Weber; SANTOS, Pricila Kohls dos; COSTA, Camila. As contribuições das tecnologias digitais para a internacionalização da Educação Superior em casa e a construção da cidadania global. Revista Cocar, Belém, v.14, n. 29, p. 700-722, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3404/1542. Acesso em: 14 jul. 2024.

MARCELINO, Patricia Carlesso.; CENCI, Angelo Vitório. O papel da Educação na era das múltiplas crises: a construção de um novo contrato social com vistas ao Bem Viver. Revista Cocar. Belém, v. 19, n. 37, p. 1-20 , 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7513. Acesso em: 4 abr. 2024.

MOROSINI, Marilia. Internacionalização da Educação Superior no Brasil e desafios no contexto do sul global. Revista Educación Superior y Sociedad (ESS), v. 33, n. 1, p. 361-383, may. 2021. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/issue/view/44 Acesso em: 24 jun.2024.

MOROSINI, Marilia Costa. Internacionalização da Educação Superior no Brasil e desafios no contexto do sul global. Revista Educación Superior y Sociedad (ESS), v. 33, n. 1, p. 361-383, may. 2017. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/issue/view/44. Acesso em: 26 jun. 2024.

MOROSINI, Marilia; WOICOLESCO, Vanessa Gabrielle; NEZ, Egeslaine de. Pedagogia da Internacionalização em casa no contexto da Educação Superior Brasileira. In: MOROSINI, Marilia; CASSOL, Carla; ELSNER, Cristina; WHITSED, Craig (orgs.). Internacionalização da Educação Superior: reflexões e práticas do Brasil e da Austrália. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021. p. 119-148.

MOROSINI, Marilia; MENTGES, Manuir José. Organismos Internacionais e Educação Superior: Proposições da Agenda E2030. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. v. 22, n.3, p. 632-650, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659308. Acesso em: 3 abr. 2024.

MOROSINI, Marilia; USTÁRROZ, Elisa. Impactos da internacionalização da educação superior na docência universitária: construindo a cidadania global por meio do currículo globalizado e das competências interculturais. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, p. 35- 46, set./dez. 2016.

NEZ, Egeslaine de; MOROSINI, Marilia. Internacionalização em casa na região centro-oeste brasileira: a atuação dos grupos e redes de pesquisa. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 403-420, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66078. Acesso em: 3 jul. 2024.

NUSSBAUM, Martha. Crear Capacidades: propuestas para el desarrollo humano. Tradução Santos Mosquera Albino. Madrid: Paidós, 2012.

ROCHA, Rafael Assumpção. A diplomacia acadêmica e o processo de Internacionalização. Revista Arte 21, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 47-65, jul./dez. 2023. Disponível em: https://revistas.belasartes.br/arte21/article/view/458. Acesso em: 26 jul. 2024.

SANTOS, Fernando Seabra; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A quarta missão da universidade: Internacionalização Universitária na sociedade do conhecimento. Brasília: Editora Universidade de Brasília; Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.

SANTOS FILHO, José Camilo dos. Internacionalização da Educação Superior: redefinições, justificativas e estratégias. Série-Estudos. Campo Grande, v. 25, n. 53, p. 1-34, jan./abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20435/serieem:udos.v0i0.1383. Acesso em: 26 jun., 2024.

SOUZA, Heitor Gurgulino de. A Internalização das universidades brasileiras. In: GOROVITZ, Sabine; UNTERNBÄUMEN, Enrique Huelva (orgs.). Políticas e Tendências de Internacionalização do Ensino Superior. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2021.

TREVISOL, Marcio Giusti; FÁVERO, Altair Alberto As diversas faces da internacionalização: análise comparativa entre duas instituições comunitárias do sul do Brasil. Revista Internacional de Educação Superior. Campinas, v. 5, p. 1-22, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653894. Acesso em: 24 jul. 2024.

TREVISOL, Marcio Giusti.; FÁVERO Altair Alberto; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Pesquisa e avaliação no PNPG (2011-2020): fragilidades e potencialidades. Revista Eletrônica ESQUISEDUCA, v.11, n. 25, p. 303–324, 2020. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/901. Acesso em: 20 jun. 2024.

TREVISOL, Marcio Giusti; FÁVERO, Altair Alberto; TEDESCO, Anderson Luiz.; SCHOENARDIE, Davi Alexandre. Políticas de internacionalización de la educación superior: el caso de dos Universidades Comunitarias del sur de Brasil. Revista Latino-Americana de Políticas y Administración de la Educación, v. 21, n. 19, p. 45-59, 2023. Disponível em: https://revistas.untref.edu.ar/index.php/relapae/article/view/1788. Acesso em: 25 jul. 2024.

UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a Educação. Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, UNESCO; Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022.

Published

12/08/2025

How to Cite

MARCELINO, P. C.; GIUSTI TREVISOL, M. Pedagogia da Internacionalização na docência universitária: um desafio para a Educação Superior: Internationalization Pedagogy in university teaching: a challenge for Higher Education. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9311. Acesso em: 15 dec. 2025.