O papel da Educação na era das múltiplas crises: a construção de um novo contrato social com vistas ao Bem Viver
El papel de la Educación en la era de las crisis múltiples: la construcción de un nuevo contrato social con vistas al Buen Vivir
Palavras-chave:
Educação, Capacidades, |Bem ViverResumo
Este ensaio visa estabelecer uma articulação conceitual entre o “enfoque das capacidades” de Nussbaum, a defesa de um “novo contrato social” de Shafik e o “princípio do Bem Viver” de Acosta. Tais enfoques auxiliam a apontar desafios e possibilidades à Educação na direção de um outro modo de vida, capaz de ajudar a fazer frente às graves crises vividas hoje pela humanidade e pelo planeta. A aposta política na Educação para a cidadania e para o Bem Viver coloca as práticas educativas e pedagógicas, perante a obrigação de renovarem-se para corresponderem às exigências que doravante se apresentam à formação de cidadãos e de sujeitos políticos em um mundo atravessado por graves crises, como a ambiental, a social, a sanitária e a bélica. Pensar alternativas a essa situação implica articular e sistematizar um novo contrato social e perspectivar a capacidade de imaginar um outro mundo possível, mais justo, ético, humano e sensível, para todos.
Palavras-chave: Educação; Capacidades; Bem Viver.
Resumen
Este ensayo pretende establecer un vínculo conceptual entre el "enfoque de las capacidades" de Nussbaum, la defensa de un "nuevo contrato social" de Shafik y el "principio del Buen Vivir" de Acosta. Estos enfoques contribuyen a señalar retos y posibilidades para la educación en la dirección de otra forma de vida, capaz de ayudar a afrontar las graves crisis que viven hoy la humanidad y el planeta. El compromiso político con la Educación para la Ciudadanía y el Buen Vivir impone a las prácticas educativas y pedagógicas la obligación de renovarse para responder a las exigencias que hoy se plantean a la formación de ciudadanos y sujetos políticos en un mundo acosado por graves crisis como la ambiental, la social, la sanitaria y la bélica. Pensar alternativas a esta situación implica articular y sistematizar un nuevo contrato social y poner en perspectiva la capacidad de imaginar otro mundo posible, más justo, ético, humano y sensible para todos.
Palabras clave: Educación; Capacidades; Buen Vivir.
Downloads
Referências
ACOSTA Alberto. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. Tradução de Tadeu Breda. 2ª reimpressão. São Paulo: Elefante, 2017.
BOUFLEUER, José Pedro. Conceito de Filosofia da Educação. In: GONZÁLEZ, Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. (orgs.). Dicionário Crítico de Educação Física. 3ed. Rev. e Ampl. Ijuí: Unijuí, 2014, p. 309-312.
CARVALHO, Laura. Curto Circuito: O vírus e a volta do Estado. São Paulo: Todavia, 2020.
COMTE-SPONVILLE, André. Pequeno tratado das grandes virtudes. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DEUTSCHE WELLE. ONU: 61 milhões vivem insegurança alimentar no Brasil. Disponível em:https://www.dw.com/pt-br/mais-de-61-milh%C3%B5es-vivem-inseguran%C3%A7a-alimentar-no-brasil-aponta-onu/a-62388788. 06.07.2022. Acesso em: 23 mar. 2023.
DUARTE JÚNIOR, João Fransisco. O sentido dos sentidos a Educação (do) Sensível. 4ed. Curitiba: Criar Edições, 2006.
FREUDENBERG, Nicholas. A Que custo? O capitalismo (moderno) e o futuro da Saúde. Tradução Juliana Leite Arantes, São Paulo: Elefante, 2022.
MARCELINO, Patricia Carlesso. Humanização e Sensibilidade: Educação e Uso do Corpo em Giorgio Agamben. 2019, 203f. (Tese de Doutorado em Educação), Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2019.
MAZZUCATO, Mariana. O Valor de Tudo: Produção e apropriação na Economia global. Tradução Camila Adorno e Odorico Leal. São Paulo: Portfólio-Penguin, 2020.
NUSSBAUM, Martha. Crear Capacidades: propuestas para el desarrollo humano. Tradução Santos Mosquera Albino. Madrid: Paidós, 2012.
NUSSBAUM, Martha. Educação e Justiça Social. Tradução de Graça Lami. Portugal: Edições Pedagogo, 2014.
NUSSBAUM, Martha. Sem Fins Lucrativos: porque a Democracia precisa das Humanidades. Tradução Fernando Santos. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
SACHS, Jeffrey. Desenvolvimento e Saúde Global: Agenda 2030 e HLPF 2022 (Palestra). In: Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde "José Roberto Ferreira", Cris/Fiocruz, 27 jul. 2022.Disponível em: https://youtube.com/live/u92Kjx0pOu4? feature=shares. Acesso em: 17 ago. 2023.
SEN, Amartya; KLIKSBERG, Bernardo. As pessoas em primeiro lugar: A ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. Tradução Bernardo Ajzemberg e Carlos Eduardo Lins da Silva. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SEN, Amartya Desenvolvimento como Liberdade. Tradução Laura Teixeira Motta. 5ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SHAFIK, Minouche. Cuidar Uns dos Outros: Um Novo Contrato Social. Tradução Paula Santos Diniz. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021.
STRIEDER, Roque. Educar para a iniciativa e a solidariedade. 2ªed. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.
UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a Educação. Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, UNESCO; Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 93
- pdf downloads: 45