O papel da Educação na era das múltiplas crises: a construção de um novo contrato social com vistas ao Bem Viver

El papel de la Educación en la era de las crisis múltiples: la construcción de un nuevo contrato social con vistas al Buen Vivir

Autores

Palavras-chave:

Educação, Capacidades, |Bem Viver

Resumo

Este ensaio visa estabelecer uma articulação conceitual entre o “enfoque das capacidades” de Nussbaum, a defesa de um “novo contrato social” de Shafik e o “princípio do Bem Viver” de Acosta. Tais enfoques auxiliam a apontar desafios e possibilidades à Educação na direção de um outro modo de vida, capaz de ajudar a fazer frente às graves crises vividas hoje pela humanidade e pelo planeta. A aposta política na Educação para a cidadania e para o Bem Viver coloca as práticas educativas e pedagógicas, perante a obrigação de renovarem-se para corresponderem às exigências que doravante se apresentam à formação de cidadãos e de sujeitos políticos em um mundo atravessado por graves crises, como a ambiental, a social, a sanitária e a bélica. Pensar alternativas a essa situação implica articular e sistematizar um novo contrato social e perspectivar a capacidade de imaginar um outro mundo possível, mais justo, ético, humano e sensível, para todos. 

Palavras-chave:  Educação; Capacidades; Bem Viver.

 

Resumen

Este ensayo pretende establecer un vínculo conceptual entre el "enfoque de las capacidades" de Nussbaum, la defensa de un "nuevo contrato social" de Shafik y el "principio del Buen Vivir" de Acosta. Estos enfoques contribuyen a señalar retos y posibilidades para la educación en la dirección de otra forma de vida, capaz de ayudar a afrontar las graves crisis que viven hoy la humanidad y el planeta. El compromiso político con la Educación para la Ciudadanía y el Buen Vivir impone a las prácticas educativas y pedagógicas la obligación de renovarse para responder a las exigencias que hoy se plantean a la formación de ciudadanos y sujetos políticos en un mundo acosado por graves crisis como la ambiental, la social, la sanitaria y la bélica. Pensar alternativas a esta situación implica articular y sistematizar un nuevo contrato social y poner en perspectiva la capacidad de imaginar otro mundo posible, más justo, ético, humano y sensible para todos.

Palabras clave: Educación; Capacidades; Buen Vivir.

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Biografia do Autor

Patricia Carlesso Marcelino, Universidade de Passo Fundo -RS

Doutora e Pós-Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF-RS); Especialista em Docência na Saúde (UFRGS), Especialista em Arteterapia e, em Atividade Física e Qualidade de Vida (UPF-RS); Profissional de Educação Física, Arteterapeuta e Pedagoga; Membro dos Grupos de Pesquisa NUPEFE, GEEDE, Pesquisa, Teoria e Práxis Pedagógica (UPF-RS), Brasil.                 E-mail: patriciacarlessowellness@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9084-118

Angelo Vitório Cenci, Universidade de Passo Fundo-RS

Doutor e Pós-Doutor em Filosofia pela UNICAMP-SP. Professor do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF-RS). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação (NUPEFE) e do Grupo de Estudos em Ética, Democracia e Educação (GEEDE) da Universidade de Passo Fundo (UPF-RS), Brasil. É coordenador, pela Universidade de Passo Fundo (UPF-RS) do Convênio Internacional Trilateral UPF-UNCPBA-UNICAMP. Email: angelo@upf.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0541-2197

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Publicado

22/12/2023
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Como Citar

CARLESSO MARCELINO, P.; CENCI, A. V. O papel da Educação na era das múltiplas crises: a construção de um novo contrato social com vistas ao Bem Viver: El papel de la Educación en la era de las crisis múltiples: la construcción de un nuevo contrato social con vistas al Buen Vivir. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7513. Acesso em: 12 nov. 2024.