A dialética do lugar social da educação de jovens e adultos nas políticas curriculares atuais

La dialéctica del lugar social de la educación de jóvenes y adultos en las políticas curriculares actuales

Authors

Abstract

Neste artigo, de caráter bibliográfico e com alguns aportes de empiria, tem-se por objetivo analisar (im)possibilidades de alinhar a EJA às diretrizes da BNCC. Ancorado em autores do campo do materialismo histórico-dialético, argumenta-se que o apregoado “alinhamento” da EJA ao currículo em curso oculta a dialética do lugar socialmente construído para a educação de jovens e adultos trabalhadores. Discute-se que na vulgata da EJA como modalidade marginal subjaz uma concepção do currículo à conformação de jovens e adultos para novas sociabilidades do capital, o que lhe afirma um “lugar” na ordem econômica e social vigente. Considera-se, contudo, que este “lugar”  não é êxito antecipado para o capitalismo,  pois forças sociais organizadas, cotidianamente, a ele se contrapõem.

Palavras-chave: Dialética do lugar social; Educação de Jovens e Adultos; Políticas Curriculares

 

Resumen

En este artículo, de carácter bibliográfico y con algunas aportaciones empíricas, se pretende analizar las (im) posibilidades de alinear EJA con los lineamientos del BNCC. Anclado en autores del campo del materialismo histórico-dialéctico, se argumenta que la anunciada “alineación” de EJA al currículo actual esconde la dialéctica del lugar socialmente construido para la educación de jóvenes y adultos trabajadores. Se argumenta que la vulgaridad de EJA como modalidad marginal subyace en una concepción del currículo a la conformación de jóvenes y adultos a la nueva sociabilidad del capital, que lo afirma como un “lugar” en el orden económico y social actual. Se considera, sin embargo, que este “lugar” no es un éxito anticipado del capitalismo, ya que las fuerzas sociales organizadas, a diario, se oponen a él. 

Palabras clave: Dialéctica del lugar social; Educación de jóvenes y adultos; Políticas curriculares

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcia Soares de Alvarenga, UERJ

Doutorado em Educação pela UFRJ. Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É docente da graduação a do Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP/UERJ). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos da Classe Trabalhadora (PPEJAT/CNPq). Atualmente é vice-coordenadora do GT 18 da ANPED, gestão 2019-2021. E-mail: msalvarenga@uol.com.br      Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8686-9844

Nadia Batista Corrêa, Instituto Federal Fluminense- Campus Maricá

Graduada em História pelo Centro Universitário Fluminense (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2014). Doutoranda em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Participa do grupo de estudos, pesquisa e extensão Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos da Classe Trabalhadora (PPEJAT) da FFP-UERJ. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense. E-mail: ncorrea@iff.edu.br.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0367-3473

 

Glasiele Lopes de Carvalho Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - em Processos Formativos e Desigualdades Sociais. É doutoranda deste mesmo Programa com bolsa CNPq. Graduada em Letras pelo Centro Universitário Plínio Leite (2007) e em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2018). Participa do grupo de estudos, pesquisa e extensão Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos da Classe Trabalhadora (PPEJAT) da FFP-UERJ. E-mail: ribeiroglopes@gmail.com      Orcid iD https://orcid.org/0000-0001-8387-8430

Published

21/02/2022

How to Cite

ALVARENGA, M. S. de; NADIA BATISTA CORRÊA; RIBEIRO, G. L. de C. . A dialética do lugar social da educação de jovens e adultos nas políticas curriculares atuais: La dialéctica del lugar social de la educación de jóvenes y adultos en las políticas curriculares actuales . Revista Cocar, [S. l.], v. 11, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4747. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

A educação de jovens e adultos no tempo presente