A construção do processo identitário: o conhecimento de si, do outro e dos espaços formativos para a compreensão da complexidade do processo formativo

Authors

  • Veruschka Silva Santos Melo
  • Ariadne da Costa Peres Contente
  • Luan Sidônio Gomes

Abstract

Constructing the identity process: the social knowledge and formative spaces for the awareness of formation process

Resumo

O papel da educação na contemporaneidade ergue-se por meio de diversos pressupostos, entre eles a mudança paradigmática e sua maneira de compreender as tramas educativas a partir da complexidade. Neste sentido, o papel do professor é de suma importância, uma vez que ele necessita compreender a totalidade na qual o conhecimento é tecido. Baseando-se nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo compreender quais identidades profissionais unem e movem nove professores/alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGCEM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), haja vista que esses sujeitos integram cursos formativos distintos, em que cada um deles possui suas especificidades de saberes e também características as quais os aproximam do saber “ser e fazer docente”, que trazem sustentação para compreender o processo educativo e lhes fazem comungar identidades docentes singulares.

Palavras-chave: Identidade docente. Formação. Contextos de atuação.

Abstract

The role of education currently have been raised through various assumptions in which the paradigmatic change and its way of understanding paves the educational complexity. In this sense, the teacher needs to understand the context wherein he constructs knowledge. This article aims to comprehend which professional identities unite nine teachers/students of the Postgrad Program in Education of Science and Mathematics (PPGCEM) of the Federal University of Pará (UFPA). Those individuals take part in separate training courses, and each one of them has their specific knowledge as well as features that bring them closer to the ultimate comprehension of “how to be a teacher and how to teach”, which bring them support to realize the educational process and make them share unique teaching identities.

Keywords: Teaching identity. Formation. Contexts of practice.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Veruschka Silva Santos Melo

Doutoranda do curso de Pós graduação do Instituto de Educação Matemática e Ciências da Universidade Federal do Pará. E-mail: veruschkamelo@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4488-682X

Ariadne da Costa Peres Contente

 Doutora em Ciências Sociais/ Antropologia / Mestre em Zoologia/Ecologia/Bióloga/Docente Instituto de Educação Matemática e Científica-IEMCI-UFPA. E-mail: ariadne@ufpa.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9228-3690

Luan Sidônio Gomes

Doutorando do curso de Pós graduação do Instituto de Educação Matemática e Ciências da Universidade Federal do Pará. E-mail: luansidonio@yahoo.com.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8034-7965

Published

28/12/2019

How to Cite

MELO, V. S. S.; CONTENTE, A. da C. P.; GOMES, L. S. A construção do processo identitário: o conhecimento de si, do outro e dos espaços formativos para a compreensão da complexidade do processo formativo. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 537–553, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2855. Acesso em: 7 dec. 2025.

Most read articles by the same author(s)