O espaço dedicado à integração e a interdisciplinaridade nos currículos do Ensino Médio da Região Centro-Oeste do Brasil

The dedicated space tointegration and interdisciplinarity in the High School curricula of Brazil’s Central-West Region

Authors

Keywords:

Integração e Interdisciplinaridade; Ensino Médio; Região Centro-Oeste.

Abstract

O texto tem como objetivo averiguar o espaço dedicado à integração e a interdisciplinaridade nos currículos do Ensino Médio da Região Centro-Oeste do Brasil, por meio da análise documental dos currículos prescritos da Região Centro-Oeste: Distrito Federal (DF), Goiás (GO), Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS) ante a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM) e a Resolução CNE/CEB Nº 2 nº 2, de 13 de novembro de 2024, sob a ótica dos teóricos de currículo para os eixos: tendências pedagógicas, concepção de currículo, integração e interdisciplinaridade. A investigação se deteve nas categorias da “integração” e da “interdisciplinaridade’’. O artigo está assim organizado: uma discussão teórica sobre as relações entre  currículo, integração e interdisciplinaridade, em seguida um histórico legal das políticas para o Ensino Médio no país,  encerrando-se com a análise documental. Os achados revelam que há uma convergência nos documentos curriculares em relação ao princípio de integração e interdisciplinaridade como primordiais para uma educação inclusiva, abrangente e de qualidade no Ensino Médio, pois articula um currículo mais dinâmico e de construção coletiva, no nível prescrito.

Palavras-chave: Integração e Interdisciplinaridade; Ensino Médio; Região Centro-Oeste.

 

Abstract

This text aims to examine the space dedicated to integration and interdisciplinarity in the High School curricula of Brazil’s Central-West Region, through a documentary analysis of the most recent prescribed curricula from the Central-West Region: Federal District (DF), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), and Mato Grosso do Sul (MS) in the light of the National Commom Curricular Base for High School (BNCCEM) and Resolution CNE/CEB Nº.2of November 13, 2024, from the perspective of curriculum theorists regarding the following axes: pedagogical trends, curriculum conception, integration, and interdisciplinarity. The investigation focused on the categories of “integration” and “interdisciplinarity”. The article is organized as follows: a theoretical discussion on the relationships between curriculum, integration, and interdisciplinarity; followed by a legal history of policies for High School education in the country; concluding with the documentary analysis. The findings reveal a convergence in thecurricular documents regarding the principle of integration and interdisciplinarity as fundamental for an inclusive, comprehensive, and high-quality High School education, as they articulate a more dynamic and collectively constructed curriculum at the prescribed level.

Keywords:Integration and Interdisciplinarity; High School Education; Central-West Region.

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Author Biographies

Francisco Thiago Silva, UNB

Professor  adjunto  do  Departamento  de  Métodos  e  Técnicas  da  Faculdade  de  Educação –Universidade   de   Brasília   (UnB),   na   área   de   Currículo,   Didática   e   Avaliação;   Professor credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Educação –Modalidades: Acadêmica (PPGE) e Profissional  (PPGEMP)  na  UnB;  Doutor  e  Mestre  em  Educação  e  Currículo  pela  UnB; Licenciado em História e em Pedagogia; Líder do Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) “Currículo e Processo Formativo: inovação e    interdisciplinaridade”. Contato: francisco.thiago@unb.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1498719376426045. Link ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-6998-2757 .

Alessandra Valéria de Paula, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora de Português/Inglês na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, com atuação em Centro Interescolar de Línguas (CIL) e em Sala de Recursos Generalista. Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília - UnB, Mestra em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Revisão de Texto e Membra do grupo de pesquisa: Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade. (CNPq). Contato: depaula.alessandrav@gmail.com. Lattes:http://lattes.cnpq.br/1837697538698057. Link ORCID:http://0000-0003-0061-4355

Mara Rúbia Rodrigues da Cruz, UNB

Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal desde 1996. Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Mestra em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Psicóloga, Pedagoga e membra do grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) “Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade”. Contato: marabsbrubia@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2551408228435797. Link ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4308-8861

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Published

10/10/2025

How to Cite

SILVA, F. T.; PAULA, A. V. de; CRUZ, M. R. R. da. O espaço dedicado à integração e a interdisciplinaridade nos currículos do Ensino Médio da Região Centro-Oeste do Brasil: The dedicated space tointegration and interdisciplinarity in the High School curricula of Brazil’s Central-West Region. Revista Cocar, [S. l.], n. 40, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10873. Acesso em: 7 dec. 2025.