Atacado para o governo e varejo para a educação: impactos das reformas curriculares para o Ensino Médio noturno em Santa Catarina
Wholesale for the government and retail for education: impacts of curriculum reforms on Night High School in Santa Catarina
Keywords:
reforma curricular; Ensino Médio noturno; políticas educacionais.Abstract
O presente estudo resulta de uma pesquisa que teve como objetivo compreender os desafios e impactos das reformas curriculares na oferta do Ensino Médio noturno em Santa Catarina. De abordagem qualitativa, a investigação utilizou o método documental, analisando as matrizes curriculares adotadas pelo Estado. Para a interpretação dos dados recorreu-se à técnica de análise do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, que permite compreender os processos de formulação e recontextualização das políticas educacionais. Os resultados mostram que as alterações significativas nas matrizes curriculares comprometem a oferta de uma educação pública de qualidade e afetam diretamente a permanência dos jovens estudantes na escola.
Palavras-chave: reforma curricular; Ensino Médio noturno; políticas educacionais.
Abstract
This study results from research aimed at understanding the challenges and impacts of curriculum reforms on the provision of evening high school education in the state of Santa Catarina, Brazil. Based on a qualitative approach, the investigation employed the documentary method, analyzing the curriculum matrices adopted by the state. For data interpretation, the study used Stephen Ball’s Policy Cycle framework, which enables the understanding of the processes of policy formulation and recontextualization. The findings indicate that significant changes in the curriculum matrices compromise the provision of quality public education and directly affect the retention of young students in school.
Keywords: curriculum reform; evening High School; educational policies.
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