As práticas de resistências dos egressos da LEDOC-UFPA, campus Cametá: um protagonismo outro decolonial

The practices of resistance of graduates of LEDOC-UFPA, Cametá campus: another decolonial protagonism

Autores

Palavras-chave:

Licenciatura em Educação do Campo, Prática de Resistência, Egressos

Resumo

Este estudo trata de uma pesquisa realizada no território da Amazônia paraense cujo objetivo foi analisar as práticas de resistências dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus do Tocantins/Cametá, a partir do protagonismo que estes egressos exercem em seus espaços de atuação. Nos procedimentos metodológicos realizamos análise documental e pesquisa de campo com auxílio da observação participante. Como técnica de coleta de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas e produção de memorial descritivo com os egressos da LEDOC das turmas de 2014 e 2015. Os resultados expressaram, que os sujeitos têm protagonizado práticas de resistências em seus espaços de atuação, os quais vem denunciando as amarras coloniais da modernidade que insistem em os calar e os silenciar para mantê-los presos a um sistema socioeducacional opressor, patriarcal, elitista e conservador.

Palavras-chave: Licenciatura em Educação do Campo; Prática de Resistência; Egressos.

 

Abstract

The aim of this study was to analyze the resistance practices of graduates of the Degree in Rural Education (LEDOC) at the Federal University of Pará (UFPA), Tocantins/Cametá campus, based on the leading role they play in their workplaces. In the methodological procedures, we carried out documentary analysis and field research using participant observation. As a data collection technique, we conducted semi-structured interviews and produced a descriptive memoir with LEDOC graduates from the 2014 and 2015 classes. The results showed that the subjects have been leading practices of resistance in their work spaces, which have been denouncing the colonial bonds of modernity that insist on silencing them to keep them trapped in an oppressive, patriarchal, elitist and conservative socio-educational system.

Keywords: Field Education Degree; Resistance Practice; Graduates.

 

 

 

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Biografia do Autor

Joana Laura Cota Corrêa, UFPA

Educadora do campo. Possui Mestrado em Educação e Cultura pela Universidade Federal do Pará (PPGEDUC/UFPA/2023), especialização pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/2021), graduação na Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2019). Sua produção do conhecimento tem se organizado a partir das áreas: Educação, Licenciatura em Educação do Campo, formação de educadores, movimentos sociais, pedagogia decolonial, história de vida, identidades e culturas nas Amazônias. E-mail: joanaacorreaa@gmail.com

Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-8379-7614

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Hellen do Socorro de Araújo Silva, UFPA-PPGEDUC

Doutora em Educação do docente do Instituto de Ciências da Educação, da Faculdade de Educação. Integra o quadro de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, do Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo, Agroecologia e Economia Sólida (GESOL) e Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ). E-mail: hellen.ufpa@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5443-2373

 

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Publicado

22/12/2024
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Como Citar

COTA CORRÊA, J. L.; DO SOCORRO DE ARAÚJO SILVA, H. As práticas de resistências dos egressos da LEDOC-UFPA, campus Cametá: um protagonismo outro decolonial: The practices of resistance of graduates of LEDOC-UFPA, Cametá campus: another decolonial protagonism . Revista Cocar, [S. l.], n. 33, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9808. Acesso em: 25 dez. 2024.