O percurso formativo de docentes de Enfermagem na educação superior: de enfermeira a professora
El itinerario formativo de los profesores de enfermería en la enseñanza superior: de enfermero a profesor
Resumo
Este texto reflete sobre como enfermeiros/as com formação em bacharelado tornaram-se professores/as de referência na compreensão de seus acadêmicos. Trata-se de pesquisa qualitativa de campo, que utilizou questionário misto com doze acadêmicos e entrevistas narrativas com quatro docentes, eleitas por seus acadêmicos como as melhores professoras. A partir da análise de conteúdo apoiada em Bardin (2016), os resultados revelaram que seus percursos docentes foram permeados pela continuidade da formação, com a realização de mestrado, doutorado e residência multiprofissional. Outros fatores relevantes foram a contínua formação pedagógica em cursos nas instituição de educação superior em que atuam e a autoformação. Conclui-se que, para a valorização do enfermeiro/a que se torna professor/a da educação superior, é vital a elaboração de políticas públicas para esse segmento educacional, visto que constatamos situações pontuais e, em sua maioria, individuais.
Palavras-chave: Formação de Professores; Educação Superior; Enfermagem.
Resumen
Este texto reflexiona sobre cómo enfermeros con licenciatura se convirtieron en profesores de referencia en la comprensión de sus alumnos. Se trata de un estudio de campo cualitativo, que utilizó un cuestionario mixto con doce estudiantes y entrevistas narrativas con cuatro profesores, elegidos por sus alumnos como los mejores docentes. Mediante un análisis de contenido basado en Bardin (2016), los resultados revelaron que sus trayectorias docentes estaban permeadas por la continuidad de su formación, con másteres, doctorados y residencias multiprofesionales. Otros factores relevantes fueron la formación pedagógica continua en cursos de las instituciones de enseñanza superior donde trabajan y la autoformación. Concluimos que es fundamental el desarrollo de políticas públicas para ese segmento educacional, a fin de valorizar a los enfermeros que se tornan docentes en la enseñanza superior, dado que encontramos situaciones específicas y, en su mayoría, individuales.
Palabras clave: Formación de profesores; Educación Superior; Enfermería.
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