Formas de discurso sobre a área educativa: a filosofia da educação e o ofício docente na construção de significados

Forms of discourse on the educational field: Philosophy of Education and the Teaching Profession in the Construction of Meanings

Autores

Palavras-chave:

Filosofia da educação; Práticas discursivas; Representação da área educativa

Resumo

 O objetivo deste artigo é refletir acerca das formas de discurso sobre a área educativa, observando trabalhos de Luís Bernardo, Amarildo Trevisan, Catia Viero, Elaine Conte e Caroline Fanizzi. Apresentam-se impasses à produção de uma filosofia da educação, no âmbito do pensamento pós-iluminista. Busca-se compreender em que os argumentos das autoras e dos autores citados favorecem a repercussão da representação da área educativa. Neste contexto, a categoria “representação” relaciona-se com a construção de significados que emergem de práticas discursivas. A análise é realizada a partir da abordagem qualitativa, de caráter interpretativo e método exploratório. Esta investigação ocorre a partir de conexões entre as ponderações das autoras e dos autores inicialmente indicados, com base na análise do discurso dos textos do pensamento de Michel Foucault e considerações de Rosa Fischer.

Palavras-chave: Filosofia da educação; Práticas discursivas; Representação da área educativa.

 

Abstract

The aim of this article is to reflect on the forms of discourse regarding the educational field, observing the works of Luís Bernardo, Amarildo Trevisan, Catia Viero, Elaine Conte and Caroline Fanizzi. It presents obstacles to producing a philosophy of education within the scope of post-Enlightenment thought. The goal is to understand how the arguments of the cited authors contribute to the impact of the representation of the educational field. In this context, the category "representation" relates to the construction of meanings emerging from discursive practices. The analysis is conducted from a qualitative approach, with an interpretative character and exploratory method. This investigation occurs through connections between the reflections of the initially indicated authors, based on the discourse analysis of the texts of Michel Foucault's thought and considerations of Rosa Fischer.

Keywords: Philosophy of education; Discursive practices; Representation of the educational field.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Dias Carvalho do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação e mestra em Computação, Comunicação e Artes pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É especialista em Filosofia da Educação e graduada em Comunicação Social, com habilitações em Jornalismo e Relações Públicas, além de ser licenciada em Pedagogia. Pesquisadora do ÁGORA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Psicologia da Educação.

E-mail: rosedcn10@gmail.com. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-5576-8891.



Tânia Rodrigues Palhano, Universidade Federal da Paraíba/Pós-graduação em Educação

Graduação em Filosofia, mestrado e doutorado em Educação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pós-doutorado na UNICAMP - Campinas, SP. Líder do ÁGORA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Psicologia da Educação. Professora titular da Universidade Federal da Paraíba, no Departamento de Fundamentação da Educação, na área de Filosofia da Educação, e na pós-graduação em Educação, na linha de processos de ensino e aprendizagem.

E-mail: taniarpalhano@gmail.com. Orcid iD: http://orcid.org/0000-0003-3573-6889.

 

 

Referências

BERNARDO, Luís Manuel Almeida de Vasconcelos. O Regresso da Filosofia da Educação: Novos Desafios para uma Velha Disciplina. Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.Lisboa, nº 14, 2001, p. 203-210. Disponível em:

http://run.unl.pt/bitstream/10362/7936/1/RFCSH14_203_210_RUN.pdf. Acesso em 07 out. 2024.

FANIZZI, Caroline. A precariedade simbólica do ofício docente: do empobrecimento narrativo à fabricação de sentenças. SciELO Preprints, 2024. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.9480. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/9480. Acesso em: 16 ago. 2024.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault revoluciona a pesquisa em educação?. In: Perspectiva, v. 21, n. 02, jul./dez. Florianópolis, Editora, 2003. p. 371-389. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9717/8984. Acesso em: 13 out. 2024.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1999a. (Originalmente publicado em Paris: Éditions Gallimard, 1971).

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução Salma Tannus Muchail. — 8ª ed. — São Paulo: Martins Fontes, 1999b.

VIERO, Catia Piccolo; TREVISAN, Amarildo Luiz; CONTE, Elaine. Filosofia da educação a partir do diálogo contemporâneo entre analíticos e continentais. Abstracta: linguagem, mente e ação. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 92-107, 2004. Disponível em: https://scholar.google.es/citations?view_op=view_citation&hl=pt-PT&user=tG-kHLoAAAAJ&citation_for_view=tG-kHLoAAAAJ:rO6llkc54NcC. Acesso em: 13 out. 2024.

Downloads

Publicado

27/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 21
  • pdf downloads: 5

Como Citar

DIAS CARVALHO DO NASCIMENTO, R.; RODRIGUES PALHANO, T. Formas de discurso sobre a área educativa: a filosofia da educação e o ofício docente na construção de significados: Forms of discourse on the educational field: Philosophy of Education and the Teaching Profession in the Construction of Meanings. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9749. Acesso em: 5 jan. 2025.