Formas de discurso sobre a área educativa: a filosofia da educação e o ofício docente na construção de significados
Forms of discourse on the educational field: Philosophy of Education and the Teaching Profession in the Construction of Meanings
Palavras-chave:
Filosofia da educação; Práticas discursivas; Representação da área educativaResumo
O objetivo deste artigo é refletir acerca das formas de discurso sobre a área educativa, observando trabalhos de Luís Bernardo, Amarildo Trevisan, Catia Viero, Elaine Conte e Caroline Fanizzi. Apresentam-se impasses à produção de uma filosofia da educação, no âmbito do pensamento pós-iluminista. Busca-se compreender em que os argumentos das autoras e dos autores citados favorecem a repercussão da representação da área educativa. Neste contexto, a categoria “representação” relaciona-se com a construção de significados que emergem de práticas discursivas. A análise é realizada a partir da abordagem qualitativa, de caráter interpretativo e método exploratório. Esta investigação ocorre a partir de conexões entre as ponderações das autoras e dos autores inicialmente indicados, com base na análise do discurso dos textos do pensamento de Michel Foucault e considerações de Rosa Fischer.
Palavras-chave: Filosofia da educação; Práticas discursivas; Representação da área educativa.
Abstract
The aim of this article is to reflect on the forms of discourse regarding the educational field, observing the works of Luís Bernardo, Amarildo Trevisan, Catia Viero, Elaine Conte and Caroline Fanizzi. It presents obstacles to producing a philosophy of education within the scope of post-Enlightenment thought. The goal is to understand how the arguments of the cited authors contribute to the impact of the representation of the educational field. In this context, the category "representation" relates to the construction of meanings emerging from discursive practices. The analysis is conducted from a qualitative approach, with an interpretative character and exploratory method. This investigation occurs through connections between the reflections of the initially indicated authors, based on the discourse analysis of the texts of Michel Foucault's thought and considerations of Rosa Fischer.
Keywords: Philosophy of education; Discursive practices; Representation of the educational field.
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Referências
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