À MARGEM DA FÉ: EDUCAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS CULTURAIS DOS REZADORES DE ALMAS

Autores

  • Raimundo Nonato de Pádua Câncio nonatocancio@hotmail.com
    UFPA
  • Sônia Maria da Silva Araújo ecosufpa@hotmail.com
    UFPA

Resumo

Ao partir do pressuposto de que a escola tem produzido a exclusão daqueles grupos cujos universos culturais não correspondem aos dominantes, este estudo do Tipo Etnográfico - "realizado junto aos Rezadores de Almas do município de Oriximiná-PA, grupo que desenvolve o ritual secular de "Encomendação das Almas", na Semana Santa - objetiva verificar como esses sujeitos expressam sua preocupação com a manutenção dos saberes e de suas práticas culturais naquele contexto, e qual a importância atribuída por eles à escola para a preservação desse ritual. Entre outros, Hall, Imbernón e Sacristán contribuem para a interlocução entre educação e cultura. Os resultados mostram a indiferença e revelam que os muros das escolas ainda limitam os demais saberes ditos não escolares, quando deveriam fomentar o diálogo e a educação para tolerância religiosa e diversidade cultural.

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Publicado

29/01/2017
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Como Citar

CÂNCIO, R. N. de P.; ARAÚJO, S. M. da S. À MARGEM DA FÉ: EDUCAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS CULTURAIS DOS REZADORES DE ALMAS. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 185–211, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/971. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos