O direito ao acesso e à permanência escolar na sua relação com o currículo da Educação de Jovens e Adultos: a ótica dos gestores
The right to access and school permanence in the scope of Youth and Adult Education curriculum: the perspective of the managers
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Acesso e permanênciaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as relações entre o direito ao acesso e à permanência no contexto da EJA, na ótica de gestores de duas escolas pertencentes à Rede Estadual de Educação do Acre, na zona urbana do município de Cruzeiro do Sul, situando as causas e os conflitos existentes nessas relações. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativa de caráter exploratório e as análises dos dados ocorreram mediante a análise de conteúdo de forma categorial. Ressalta-se que, apesar de algumas contradições, as escolas dentro das suas possibilidades têm feito esforços para atender esses sujeitos, proporcionando condições mínimas para a não exclusão deles, que mesmo querendo estudar, são obrigados a deixar a escola, por falta de políticas públicas que possibilitem a apropriação do direito subjetivo à educação.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Currículo; Acesso e permanência.
Abstract
The aim of this article is to analyze the relationships between the right to access and permanence in the scope of EJA from the perspective of the managers of two public schools of the State of Acre, in the urban area of the municipality of Cruzeiro do Sul, situating the causes and conflicts existing in these relationships. The methodological approach was qualitative and exploratory nature and the data analyses occurred through the content analysis in a categorical manner. It is emphasized that despite some contradictions, the schools, within their possibilities, have made efforts to serve these subjects, providing minimum conditions so as not to exclude them, who, even wanting to study, are forced to leave school, due to the lack of public policies that allow the appropriation of the subjective right to education.
Keywords: Youth and Adult Education; Curriculum; Access and permanence.
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