O direito ao acesso e à permanência escolar na sua relação com o currículo da Educação de Jovens e Adultos: a ótica dos gestores

The right to access and school permanence in the scope of Youth and Adult Education curriculum: the perspective of the managers

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Acesso e permanência

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as relações entre o direito ao acesso e à permanência no contexto da EJA, na ótica de gestores de duas escolas pertencentes à Rede Estadual de Educação do Acre, na zona urbana do município de Cruzeiro do Sul, situando as causas e os conflitos existentes nessas relações. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativa de caráter exploratório e as análises dos dados ocorreram mediante a análise de conteúdo de forma categorial. Ressalta-se que, apesar de algumas contradições, as escolas dentro das suas possibilidades têm feito esforços para atender esses sujeitos, proporcionando condições mínimas para a não exclusão deles, que mesmo querendo estudar, são obrigados a deixar a escola, por falta de políticas públicas que possibilitem a apropriação do direito subjetivo à educação.

Palavras-chave:  Educação de Jovens e Adultos; Currículo; Acesso e permanência.

 

Abstract

The aim of this article is to analyze the relationships between the right to access and permanence in the scope of EJA from the perspective of the managers of two public schools of the State of Acre, in the urban area of the municipality of Cruzeiro do Sul, situating the causes and conflicts existing in these relationships. The methodological approach was qualitative and exploratory nature and the data analyses occurred through the content analysis in a categorical manner. It is emphasized that despite some contradictions, the schools, within their possibilities, have made efforts to serve these subjects, providing minimum conditions so as not to exclude them, who, even wanting to study, are forced to leave school, due to the lack of public policies that allow the appropriation of the subjective right to education.

Keywords: Youth and Adult Education; Curriculum; Access and permanence.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Lopes da Silva, Universidade Federal do Acre

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre - Ufac (1999). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2015), na Linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Educadores (EFE). Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2022), na Linha de Pesquisa: Sujeitos, Processos Educativos e Docência (Suped). Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica de São Paulo (2008). Especialista em Saúde Pública (Unaerp). Psicopedagogia pelo Instituto Várzea-grandense de Educação - (IVE). Formação de Professor para Educação on-line pela Universidade de Brasília - UNB. Professor ajunto II do quadro efetivo do Magistério Superior, em regime de Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Acre - Ufac, lotado no Centro de Educação e Letras (CEL)/Campus Floresta. E-mail: pedrolopes.ac@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3878-3712

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutoramento pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.  Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Graduada em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino -ACE. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisadora Visitante CNPq na UFBA de  dezembro de 2022 a novembro de 2023. Coordenadora do Eixo 13- Educação de Pessoas Jovens e Adultos na Anped/Sul e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos – Epeja /UFSC/CNPq. E-mail: herminialaffin@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4562-308X

Referências

ACRE. Lei nº 2.965, de 2 de julho de 2015. Plano Estadual de Educação para o decênio 2015-2024 e dá outras providências. Legislação Estadual. Rio Branco, AC, 2 jul. 2015. p. 1-148. Disponível em: http://www.al.ac.leg.br/leis/wp-content/uploads/2015/07/Lei2965.pdf . Acesso em: 22 mar. 2024.

ACRE. Resolução CEE n° 201, de 13 de setembro de 2013. Fixa normas para a Educação de Jovens e Adultos – EJA nos Sistema de Ensino Estadual e Municipais do Estado do Acre, de conformidade com a legislação educacional vigente. Legislação Estadual. Rio Branco, AC, 18 de fevereiro de 2013. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1nhPXdvKDLKc57pjmuEBYcUzNZ0nW2j40/view . Acesso em: 14 fev. 2019.

ACRE. Resolução CEE/AC Nº 26, de 20 de abril de 2007. Fixa normas para a Educação de Jovens e Adultos – EJA nos sistemas de ensino estadual e municipais do estado do Acre, de conformidade com a legislação educacional vigente. Legislação Estadual. Rio Branco, AC, 20 de abril de 2007. Disponível em: http://forumeja.org.br/ac/sites/forumeja.org.br.ac/files/RESOLU%C3%87%C3%83O%20N%C2%BA%2026-2007%20-%20EJA.pdf . Acesso em: 12 jul. 2019.

ANDRADE, Márcia Regina; DI PIERRO, Maria Clara. A construção de uma política de educação na reforma agrária. In: ANDRADE, Marcia Regina; PIERRÔ, Maria Clara Di; MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de et al. (org.). A educação na Reforma Agrária em perspectiva. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: PRONERA, 2004a. p. 19-54.

ARROYO, Miguel González. Educação de jovens – adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino; SOARES, Lêoncio (org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2011.

ARROYO, Miguel González. Passageiros da noite do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 8ª Impressão. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2004.

CARMO, Jerson Tavares do; CARMO, Cintia Tavares. A permanência escolar na Educação

de Jovens e Adultos: proposta de categorização discursiva a partir das pesquisas de 1998 a 2012 no Brasil. Education Policy Analysis Archives, [s.l.], p.1-15, 30 jun. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v22n63.2014. Acesso em: 04 set. 2024.

FREIRE, Paulo; SCHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. [Recurso digital]. 1ª ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2013a.

FURTADO, Quézia Vila Flor. Jovens na educação de jovens e adultos: produção do fracasso e táticas de resistência no cotidiano escolar/ Quézia Vila Flor Furtado. João Pessoa: Editora do CCTA/UFPB, 2015. 262p.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino; SOARES, Leôncio (org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2011.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. Tradução de Marcel Aristides Ferrada. Silva. São Paulo: Cengage Learning, 2005.

HADDAD, Sérgio. Por uma nova cultura na educação de jovens e adultos: um balanço de experiências de poder local. In: Reunião Anual da Anped, 30, 2007, Caxambu. Anais [...]. Caxambu, n.18, 2007.

HADDAD, Sérgio. Sistematização de práticas não escolares e ações coletivas: o sentido da educação popular hoje. In: Reunião Anual da Anped, 37, 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, Anped, 2015. p. 1-23.

LAFFIN, Maria Hermínia L. Fernandes. Formação inicial de educadores no campo da Educação de Jovens e Adultos: espaço de direito e de disputas. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, v. 01, n. 01, p. 53-71, jan./jun. 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/5228 . Acesso em: 24 set. 2024.

LAKATOS Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 9. ed. São Paulo (SP): Atlas, 2021.

LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

MEYER, Andrezza. O cabo de uma enxada ou cabo de uma foice: idas e vindas nas vivências de evasão de estudantes da Educação de Jovens e Adultos de São José. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Programa De Pós-Graduação Em Educação/. Orientadora: Maria Hermínia Lage Fernandes. Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina, 2018.

NÓVOA, Antônio. Para uma análise das instituições escolares. In. NÓVOA, Antônio. (org.). As organizações escolares em análise. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

PARO, Vítor Henrique. Gestão Democrática da Escola Pública. [livro eletrônico]. São Paulo, Cortez Editora, 2017.

SANCEVERINO, Adriana Regina; LÓDI, Emeline Dias; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. As pesquisas de Pessoas Jovens e Adultas: o fenômeno juvenilização. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, Bahia – Brasil, v. 16, n. 42, p. 21-47, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7334 . Acesso em: 24 set. 2024.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. [Livro eletrônico] . São Paulo: Cortez, 2017.

VERNON, Magdalen Dorothea Motivação humana. Tradução de Luiz Carlos Lucchetti. Petrópolis: Vozes, 1973.

Downloads

Publicado

12/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 65
  • pdf downloads: 18

Como Citar

SILVA, P. L. da; LAFFIN, M. H. L. F. O direito ao acesso e à permanência escolar na sua relação com o currículo da Educação de Jovens e Adultos: a ótica dos gestores: The right to access and school permanence in the scope of Youth and Adult Education curriculum: the perspective of the managers. Revista Cocar, [S. l.], n. 31, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9662. Acesso em: 18 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)