Composições no entre da filosofia da diferença e do currículo menor e das subjetividades no contexto amazônico

Compositions between the philosophy of difference and the minor curriculum and subjectivities in the Amazonian context

Autores

Palavras-chave:

Educação, Filosofia da diferença, currículo-menor, Subjetividade

Resumo

Este ensaio explora as composições entre a filosofia da diferença e o currículo-menor, investigando como essas ideias podem ser articuladas para criar novas subjetividades no contexto amazônico. A metodologia utilizada foi a cartografia, cuja abordagem requer um olhar qualitativo dos processos para descrever o movimento e as transformações contínuas que ocorrem no campo de estudo. Desse modo, o ensaio mapeou a intersecção entre a filosofia da diferença, o currículo-menor e as subjetividades emergentes na criação do currículo menor no contexto amazônico. Constatamos que o currículo-menor não apenas possibilita, mas também intensifica a multiplicidade das subjetividades em jogo, apostando na potência do devir como força capaz de subverter as estruturas históricas e sociais que tradicionalmente moldaram a educação na região. Assim, apostar em um currículo-menor no contexto amazônico torna-se um ato de resistência criativa, uma aposta na proliferação de linhas de fuga que fazem vibrar a educação como um acontecimento emergente.

Palavras-chave: Educação; Filosofia da diferença; currículo-menor; subjetividade.

 

Resumo

This essay explores the compositions between the philosophy of difference and the curriculum-minor, investigating how these ideas can be articulated to create new subjectivities in the Amazonian context. The methodology used comprises a post-structuralist/post-critical positioning. The essay mapped between the philosophy of difference, the curriculum-minor and the emerging subjectivities in the creation of the curriculum-minor in the Amazonian context. We found that the curriculum-minor not only enables, but also intensifies the multiplicity of subjectivities at play, betting on the power of becoming as a force capable of subverting the historical and social structures that have traditionally shaped education in the region. Thus, betting on a curriculum-minor in the Amazonian context becomes an act of creative resistance, a bet on the proliferation of lines of flight that make education vibrate as an event.

Keywords: Education; Philosophy of difference; curriculum-minor; subjectivity.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Araújo Soares, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Licenciatura em Matemática. Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas. Como pesquisador, integro o Grupo de Pesquisa Conexões - Epistemologia, Tecnologia, Formação e Ensino no Contexto Amazônico (UFAM/CNPq).  E-mail:  guilherme.soares@ufam.edu.br / ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3146-8303.

Maria Ione Feitosa Dolzane, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas -UFAM - atuando no Centro de Educação a Distância na área de Gestão de Projetos e Sistemas para a Educação a Distância. Professora orientadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPG-ECIM). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Conexões: Epistemologia, Tecnologia, Formação e Ensino no contexto amazônico (UFAM/CNPq). E-mail: ionedolzane@ufam.edu.br / ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0428-5774.

 

Eduardo de Castro Gomes, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Professor Associado 2 na Universidade Federal do Amazonas. Líder do Grupo de Pesquisa Conexões: Epistemologia, Tecnologia, Formação e Ensino no contexto amazônico (UFAM/CNPq). E-mail: edu@ufam.edu.br/ ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4342-6250

Referências

BARROS, Laura Pozzana de; KASTRUP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. In PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCÓSSIA, Liliana (Orgs.). Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 32-52.

BERNARDO, Marcio Jesus Vieira; SALES, Clotilde Tinoco; THOMÉ, Zeina Rebouças Corrêa. Arte e produção de subjetividades: a experimentação como signo para a Educação Contemporânea. Revista Educação e Cultura Contemporânea, [S. l.], v. 18, n. 54, p. 494–510, 2021. DOI: 10.5935/2238-1279.20210079. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/9265. Acesso em: 25 mai. 2024.

BRITO, Maria dos Remédios. Entre as linhas da educação e da diferença. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

CHAR, Carla; PARAÍSO, Marlucy Alves. Passos para acionar e efetivar um currículo-dançante. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, [S. l.], v. 26, n. 58, p. 33–54, 2022. DOI: 10.20435/serie-estudos.v26i58.1596. Disponível em: https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1596. Acesso em: 19 jun. 2024.

CORAZZA, Sandra. O que quer um currículo: Pesquisas pós-críticas em educação. Petrópolis: Vozes, 2001.

CORAZZA, Sandra Mara. Artistagens: filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

CORAZZA, Sandra Mara. Os sentidos do currículo. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 1-16, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24120. Acesso em: 5 jul. 2024.

CORAZZA, Sandra Mara. Deleuze pensa a educação: o que Deleuze quer da educação? In: AQUINO, Julio Groppa; REGO, Teresa Cristina (Org.). Deleuze pensa a educação: a docência e a filosofia da diferença. São Paulo: Segmento, 2014. p. 22-31.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles. A imanência: uma vida… Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 10-18, jul./dez. 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/31079. Acesso em: 11 jul. 2024.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2003.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2013.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, vol. 1. São Paulo: Ed. 34, 1995.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?. São Paulo: Editora 34, 2010.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2014.

FORNAZARI, Sandro Kobol. Deleuze: as diferenças intensivas e a potência do pensamento. São Paulo: Editora Unifesp; N-1 edições, 2023.

GALLO, Sílvio. Deleuze & a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

GAUTHIER, Clermont. Esquizoanálise do Currículo. Educação & Realidade, [S. l.], v. 27, n. 2, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25924. Acesso em: 13 jul. 2024.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986.

HUR, Domenico Uhng. Poder e potência em Deleuze: forças e resistência. Mnemosine, [S. l.], v. 12, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41669. Acesso em: 9 jun. 2024.

MACEDO, Mônica Ramos da Costa. Processos de subjetivação docente: sentidos de ser professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/18501. Acesso em: 24 jun. 2024.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Diferença no currículo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 140, p. 587-604, mai./ago. 2010.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Um currículo entre formas e forças. Educação, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 49-58, jan./abr. 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/18443. Acesso em: 26 abr. 2024.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículos: teorias e políticas. São Paulo: Contexto, 2023.

RIBETTO, Anelice; DIAS, Rosimeri. Micropolí¬tica e uma aposta ética, estética e polí¬tica de formar professores pela invenção. Revista Educação e Cultura Contemporânea, [S. l.], v. 17, n. 47, p. 209–229, 2019. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4700. Acesso em: 21 jun. 2024.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, 2016.

ROSA, Francis Mary Soares Correia da. A literatura menor em Deleuze e Guattari: por uma educação menor. Educação, [S. l.], v. 41, n. 3, p. 685–696, 2016. DOI: 10.5902/1984644423022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/23022. Acesso em: 5 abr. 2024.

SANTOS, Igor Alexandre de Carvalho. Curriculo rizomático e formação: “um pouco de possível, senão eu sufoco”. 101 f. 2014 Dissertação (Mestrado em Educação) ― Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1742499. Acesso em: 19 mai. 2024.

SAVAGE, Glenn C. O que é agenciamento de políticas?. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.20018.022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/20018. Acesso em: 13 mai. 2024.

SOARES, Guilherme Araújo; TRINDADE, Luana Dias; DOLZANE, Maria Ione Feitosa. Reflexões sobre a educação brasileira: a implementação do Novo Ensino Médio e seus impactos na juventude amazonense. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202441, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68598. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/68598. Acesso em: 10 jun. 2024.

VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães. O conceito de experimentação na filosofia de Gilles Deleuze. Sofia , Espírito Santo, Brasil, v. 7, n. 2, p. 322–342, 2019. DOI: 10.47456/sofia.v7i2.20467. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/sofia/article/view/20467. Acesso em: 19 mai. 2024.

ZOURABICHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Editora 34, 2016.

Downloads

Publicado

25/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 73
  • pdf downloads: 30

Como Citar

SOARES, G. A.; DOLZANE, M. I. F.; GOMES, E. de C. Composições no entre da filosofia da diferença e do currículo menor e das subjetividades no contexto amazônico : Compositions between the philosophy of difference and the minor curriculum and subjectivities in the Amazonian context . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9639. Acesso em: 21 jan. 2025.