Composições no entre da filosofia da diferença e do currículo menor e das subjetividades no contexto amazônico
Compositions between the philosophy of difference and the minor curriculum and subjectivities in the Amazonian context
Palavras-chave:
Educação, Filosofia da diferença, currículo-menor, SubjetividadeResumo
Este ensaio explora as composições entre a filosofia da diferença e o currículo-menor, investigando como essas ideias podem ser articuladas para criar novas subjetividades no contexto amazônico. A metodologia utilizada foi a cartografia, cuja abordagem requer um olhar qualitativo dos processos para descrever o movimento e as transformações contínuas que ocorrem no campo de estudo. Desse modo, o ensaio mapeou a intersecção entre a filosofia da diferença, o currículo-menor e as subjetividades emergentes na criação do currículo menor no contexto amazônico. Constatamos que o currículo-menor não apenas possibilita, mas também intensifica a multiplicidade das subjetividades em jogo, apostando na potência do devir como força capaz de subverter as estruturas históricas e sociais que tradicionalmente moldaram a educação na região. Assim, apostar em um currículo-menor no contexto amazônico torna-se um ato de resistência criativa, uma aposta na proliferação de linhas de fuga que fazem vibrar a educação como um acontecimento emergente.
Palavras-chave: Educação; Filosofia da diferença; currículo-menor; subjetividade.
Resumo
This essay explores the compositions between the philosophy of difference and the curriculum-minor, investigating how these ideas can be articulated to create new subjectivities in the Amazonian context. The methodology used comprises a post-structuralist/post-critical positioning. The essay mapped between the philosophy of difference, the curriculum-minor and the emerging subjectivities in the creation of the curriculum-minor in the Amazonian context. We found that the curriculum-minor not only enables, but also intensifies the multiplicity of subjectivities at play, betting on the power of becoming as a force capable of subverting the historical and social structures that have traditionally shaped education in the region. Thus, betting on a curriculum-minor in the Amazonian context becomes an act of creative resistance, a bet on the proliferation of lines of flight that make education vibrate as an event.
Keywords: Education; Philosophy of difference; curriculum-minor; subjectivity.
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