Unesco e a Jornada Escolar: Uma análise a partir do Projeto Principal de Educação para a América Latina e o Caribe (PPE)
Resumo
O objetivo deste artigoé apresentar e analisar as orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a ampliação da jornada escolar na América Latina e Caribe. Alicerçado em referenciais teóricos que discutem a temática e tendo por base a análise documental, o artigo examina os documentos resultantes das reuniões do Comitê Intergovernamental do Projeto Principal de Educação para a América Latina e Caribe (Promedlac) no período de 1984 a 2001. Entre seus resultados, revela que as referidas orientações foram abarcando, gradativamente, maiores justificativas e objetivos para a ampliação da jornada escolar, quais sejam: a qualidade de educação, a proteção social, e a educação integral. Destaca-se ainda que tais documentos podem ser entendidos como importantes para o aprofundamento das políticas educacionais implementadas na década de 1990.
Abstract
The purpose of this article is to present and analyze the guidelines of the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) for expanding the school day in Latin America and the Caribbean. Based on theoretical references that discuss the theme and based on documentary analysis, the article examines the documents resulting from the meetings of the Intergovernmental Committee of the Major Project of Education in Latin America and the Caribbean (PROMEDLAC) from 1984 to 2001. Among its results, it reveals that the aforementioned guidelines gradually encompassed greater justifications and objectives for expanding the school day, namely: the quality of education, social protection, and integral education. It is also noteworthy that such documents can be understood as important for the deepening of educational policies implemented in the 1990s.
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