Potências de um número inteiro: uma propriedade curiosa
Powers of an integer: a curious property
Palavras-chave:
Teoria dos Números, Demonstrações, Indução MatemáticaResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar demonstrações alternativas para proposições específicas envolvendo números inteiros e propriedades da potenciação. Utiliza-se o método da indução matemática, apresentando suas dificuldades e possibilidades dentro da matemática e suas tecnologias. O interesse por este tema surgiu por meio da necessidade em se aprofundar o estudo de Teoria dos Números, com ênfase nas demonstrações, visto que vivemos num contexto educacional onde é preciso atender e usufruir de novas propostas. Logo, a utilização das demonstrações assim como o estudo delas, surgem como um desafio que precisa ser superado no setor educacional. Deste modo, utilizamos a pesquisa bibliográfica para dar ênfase em nossas análises e conseguinte apresentamos alternativas para algumas demonstrações de inteiros. Portanto, acreditamos que este estudo proporciona grandes potencialidades sobre a importância das demonstrações matemáticas, além da sua compreensão de modo que alunos e professores desta área de conhecimento sejam beneficiados.
Palavras-chave: Teoria dos Números; Demonstrações; Indução Matemática.
Abstract
This article aims to present alternative demonstrations for specific propositions involving integers and potentiation properties, using the method of mathematical induction, presenting their difficulties and possibilities within mathematics and its technologies. The interest in this topic arose through the need to deepen the study of Number Theory, with an emphasis on demonstrations, since we live in an educational context where it is necessary to attend to and take advantage of new proposals, therefore the use of demonstrations as well as the study of them, emerges as a challenge that needs to be overcome in the educational sector. In this way, we use bibliographical research to emphasize our analyzes and therefore present alternatives for some demonstrations of integers. Therefore, we believe that this study provides great potential on the importance of mathematical demonstrations beyond their understanding so that students and teachers in this area of knowledge benefit.
Keywords: Number Theory; Demonstrations; Mathematical Induction.
Downloads
Referências
AIRES, F. C. Introdução à teoria dos números. 2. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015.
ALMOULOUD, S. A.; FIGUEROA, T. P.; FONSECA, R. V. Análise epistemológica de teoria dos números e criptografia: importância dessas áreas nos currículos de licenciatura em matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, PR, Brasil, v.10, n.21, p.22-43, jan.-abr. 2021. Disponível em:<https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6284> Acesso em: 22/05/2024.
AMORIM, F. L.; SANTOS, J. C.; SANTOS, N. C. Aplicação do método de indução matemática em progressões aritméticas e geométricas. Caderno de Graduação - Ciências Exatas e Tecnológicas - UNIT - SERGIPE, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 39, 2020. Disponível em:<https://periodicos.set.edu.br/cadernoexatas/article/view/8415> Acesso em: 22/05/2024.
ANDRINI, Álvaro; VASCONCELLOS, Maria José. Praticando matemática 6. 4. ed. renovada. São Paulo: Editora do Brasil, 2015.
BATISTA, J. de M.; SANTIAGO, R. V. A utilização de uma sequência didática para o ensino de Potências e Raízes. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/41012. Acesso em: 7 jun. 2024.
BATISTELA, R. F.; BICUDO, M. A. V.; LAZARI, H. Demonstrações Alternativas e Re-Demonstrações na Produção e no Ensino de Matemática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 13(2), 203–210, 2020. Disponível em:<https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/8015> Acesso em: 23/05/2024.
BEZERRA, M. N. C. Teoria dos Números: um curso introdutório. Belém: AEDI/UFPA, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. 148 p.
CALDATO, J.; UTSUMI, M. C.; NASSER, L. Argumentação e demonstração em matemática: a visão de alunos e professores. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 10, n. 2, p. 74–93, 2018. Disponível em:<https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2583> Acesso em: 22/05/2024.
COUTINHO, Lázaro. Matemática e mistério em Baker Street. 1 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2003.
FILHO, E. A. Teoria elementar dos números. São Paulo: Nobel, 1981.
FOSSA, J. A. Maurolico e Pascal: Indução Matemática e Demonstração por Exemplificação. Revista Brasileira de História da Matemática, [s. l.], v. 21, n. 41, p. 11–24, 2021. Disponível em:<https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/338>. Acesso em: 05/06/2024.
FREITAS, N. C. B. Princípio Da Indução Matemática: Fundamento Teórico E Aplicações Na Educação Básica. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Profissional em Matemática em rede nacional (PROFMAT) do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza. 2013.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIOVANNI, J. R.; CASTRUCCI, B.; GIOVANI JR., J. R. A conquista da matemática. São Paulo: FTD, 1998.
MARCONI, M. A., LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MOTA, M. C.; CARVALHO, M. P. Os diferentes tipos de demonstrações: uma reflexão para os cursos de licenciatura em matemática. Revista da Educação Matemática da UFOP, Vol I, 2011 - XI Semana da Matemática e III Semana da Estatística, 2011. Disponível em:<https://periodicos.ufop.br/redumat/article/view/2012> Acesso em: 23/05/2024.
NÓBRIGA, J. C. C. Demonstrações Matemáticas Dinâmicas. REVEMAT, Florianópolis (SC), v.15, n.1, p.1-21, 2019. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e61725> Acesso em: 23/05/2024.
OLIVEIRA, G. P.; FONSECA, R. V. A teoria dos números na formação de professores de matemática: (in)compreensões acerca da primalidade e do teorema fundamental da Aritmética. Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 4, p. 881-898, 2017. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/ciedu/a/fzRbfdqzZPq5cQzKpDHVZtK/> Acesso em: 22/05/2024.
RAMOS, L. S.; OLIVEIRA, R. G.; BARBOSA, M. G.; GONÇALVES, T. O. Práticas de ensino sobre potenciação e resolução de problemas nos enem. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 2, p. e22043, 2022. Disponível em:<https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13848> Acesso em: 23/05/2024.
SILVA, J. L.; COSTA, L. C. C.; OLIVEIRA, M. L. D.; DANTAS, O. B.; SANTOS, J. J. Aplicação do método de indução matemática no Ensino Médio com o estudo das sequências de números poligonais. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 21, 7 de junho de 2022. Disponível em:<https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/21/aplicacao-do-metodo-de-inducao-matematica-no-ensino-medio-com-o-estudo-das-sequencias-de-numeros-poligonais> Acesso em: 22/05/2024.
SILVA, P. F.; GONÇALVES, A. D. S.; MEDEIROS, J. E. Jogo da velha da potenciação: vivências no laboratório de ensino de matemática. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em:<https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37271> Acesso em: 23/05/2024.
SILVA, R. L.; ALMEIDA, R. L. S. O poderoso princípio da indução matemática. C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 22, n. 1, 2022. Disponível em:<https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/274> Acesso em: 23/05/2024.
SOUSA, D. A.; BRITO, J. A. C.; SCHEIDEGGER, J.; ALVES, A. A. Análise de erros em questões de potenciação: uma experiência de estágio supervisionado em matemática. XII Encontro Nacional de Educação Matemática ANAIS... São Paulo – SP, 13 a 16 de julho de 2016. Disponível em:<http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6800_4017_ID.pdf> Acesso em: 22/05/2024.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 20
- pdf downloads: 10