Etnomatemática: saberes matemáticos na cubação de terra em Magalhães Barata – PA

Ethnomathematics: mathematical knowledge in the cubing of land in Magalhães Barata – PA

Autores

DOI:

10.31792/rc.v20i38.7882

Resumo

O presente artigo é parte de um trabalho de conclusão de curso (TCC) que teve como objetivo investigar as práticas etnomatemáticas de agricultores residentes no município de Magalhães Barata, Pará. Para tanto, definimos a seguinte pergunta de pesquisa: que elementos matemáticos significativos podem ser encontrados nas técnicas de plantio utilizadas por agricultores do município de Magalhães Barata – PA? A metodologia tem abordagem qualitativa, baseada em Gil (2008). Os participantes da pesquisa foram 3 agricultores e o método utilizado foi o estudo de caso por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos resultados revelou a presença de múltiplos elementos matemáticos nas atividades realizadas pelos agricultores, dentre eles, encontra-se a cubagem de terra, que se tornou o tema central do trabalho. 

Palavras-chave: Etnomatemática; Ensino; Cubagem.

 

Abstract

This article is part of a course completion work (TCC) that aimed to investigate the ethnomathematical practices of farmers living in the municipality of Magalhães Barata, Pará. To this end, we defined the following research question: what significant mathematical elements can be found in the planting techniques used by farmers in the municipality of Magalhães Barata – PA? The methodology has a qualitative approach, based on Gil (2008). The research participants were 3 farmers and the method used was the case study using semi-structured interviews. Analysis of the results revealed the presence of multiple mathematical elements in the activities carried out by farmers, among them, land cubing, which became the central theme of the work.

Keywords: Ethnomathematics; Teaching; Cubage.

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Biografia do Autor

Gilberto Gonçalves de Sousa, Universidade do Estado do Pará

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Desenvolve seus estudos em questões referentes ao ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Admilson Alcantara da Silva, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutor pela Universidade Federal de São Carlos. É membro dos grupos de pesquisa: Turismo em tempos de pandemia - uma abordagem geográfica multi e trans-escalar; Grupo de Pesquisa Operacional do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos – GPO; Grupo de Pesquisa em Estatística Aplicada e Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará.

Roberto Paulo Bibas Fialho, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela União das Escolas Superiores do Pará (1989), graduação em Educação Artística do 1º Grau pela Universidade Federal do Pará (1993), graduação em Educação Artística Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Pará (1994) e mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1998). É artista plástico e especialista em educação pela UNAMA (1994) e em design de móveis pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2006). Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM).

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Publicado

03/06/2024
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Como Citar

GONÇALVES DE SOUSA, G.; ALCANTARA DA SILVA, A.; PAULO BIBAS FIALHO, R. Etnomatemática: saberes matemáticos na cubação de terra em Magalhães Barata – PA: Ethnomathematics: mathematical knowledge in the cubing of land in Magalhães Barata – PA. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. DOI: 10.31792/rc.v20i38.7882. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7882. Acesso em: 8 dez. 2024.