Etnomatemática: saberes matemáticos na cubação de terra em Magalhães Barata – PA

Ethnomathematics: mathematical knowledge in the cubing of land in Magalhães Barata – PA

Autores

DOI:

10.31792/rc.v20i38.7882

Resumo

O presente artigo é parte de um trabalho de conclusão de curso (TCC) que teve como objetivo investigar as práticas etnomatemáticas de agricultores residentes no município de Magalhães Barata, Pará. Para tanto, definimos a seguinte pergunta de pesquisa: que elementos matemáticos significativos podem ser encontrados nas técnicas de plantio utilizadas por agricultores do município de Magalhães Barata – PA? A metodologia tem abordagem qualitativa, baseada em Gil (2008). Os participantes da pesquisa foram 3 agricultores e o método utilizado foi o estudo de caso por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos resultados revelou a presença de múltiplos elementos matemáticos nas atividades realizadas pelos agricultores, dentre eles, encontra-se a cubagem de terra, que se tornou o tema central do trabalho. 

Palavras-chave: Etnomatemática; Ensino; Cubagem.

 

Abstract

This article is part of a course completion work (TCC) that aimed to investigate the ethnomathematical practices of farmers living in the municipality of Magalhães Barata, Pará. To this end, we defined the following research question: what significant mathematical elements can be found in the planting techniques used by farmers in the municipality of Magalhães Barata – PA? The methodology has a qualitative approach, based on Gil (2008). The research participants were 3 farmers and the method used was the case study using semi-structured interviews. Analysis of the results revealed the presence of multiple mathematical elements in the activities carried out by farmers, among them, land cubing, which became the central theme of the work.

Keywords: Ethnomathematics; Teaching; Cubage.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Gonçalves de Sousa, Universidade do Estado do Pará

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Desenvolve seus estudos em questões referentes ao ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Admilson Alcantara da Silva, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutor pela Universidade Federal de São Carlos. É membro dos grupos de pesquisa: Turismo em tempos de pandemia - uma abordagem geográfica multi e trans-escalar; Grupo de Pesquisa Operacional do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos – GPO; Grupo de Pesquisa em Estatística Aplicada e Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará.

Roberto Paulo Bibas Fialho, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela União das Escolas Superiores do Pará (1989), graduação em Educação Artística do 1º Grau pela Universidade Federal do Pará (1993), graduação em Educação Artística Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Pará (1994) e mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1998). É artista plástico e especialista em educação pela UNAMA (1994) e em design de móveis pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2006). Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM).

Referências

ANTUNES, J. E. B.; SALEH, A. M. A matemática em medidas agrárias de propriedades rurais. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, Volume 1, p. 01-28, 2010. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_uepg_mat_artigo_jose_erasto_bueno_antunes.pdf. Acesso em: 23 nov. 2023.

ARAUJO, D. A.; GIONGO, I. M. Saberes de cubadores de terra e a matemática escolar: um estudo na perspectiva da etnomatemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.

BARROS, W. S.; CONCEIÇÃO, E. M.; SILVEIRA, H. B.; OLIVEIRA, C. J. Etnomatemática e suas implicações no processo de aprendizagem da matemática no Brasil. The Journal of Engineering and Exact Sciences, Viçosa/MG, BR, v. 8, n. 5, p. 14314–01e, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/14314. Acesso em: 05 fev. 2024.

BARROS, W. S.; CONCEIÇÃO, E. M.; SILVEIRA, H. B.; OLIVEIRA, C. J. Etnomatemática e suas implicações para o processo de aprendizagem da matemática no Brasil. A Revista de Engenharias e Ciências Exatas, Viçosa/MG, BR, v. 5, pág. 14314–01e, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/14314. Acesso em: 31 maio. 2024.

BELLO, S. E. L.; LONGO, F. Etnomatemática: uma analítica discursiva dos seus enunciados. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Salvador (BA), 2010. Disponível em: https://atelierdigitas.net/CDS/ENEM10/artigos/CC/T22_CC1019.pdf. Acesso em: 31 maio. 2024.

BÍBLIA. A Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Corrigida no Brasil. 4ª ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2012.

BOYER, C. B. História da matemática. Tradução: Elza F. Gomide. São Paulo, Edgard Blucher: Ed. da universidade de São Paulo, 1974.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. 148 p.

BRITO, M. L. B. Etnomatemática: a matemática escolar e o saber popular em ação no campo. In: MATTOS, J. R. L. (org.). Etnomatemática: saberes do campo. Curitiba: CRV, 2016. p. 61-85.

CUBAGEM. In: DICIO. Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2023. Disponível em: https://www.dicio.com.br/cubagem/. Acesso em: 03 jun. 2023.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática, justiça social e sustentabilidade. Estudos Avançados, 2018, p. 189-204.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6ª ed., 2ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.

D’AMBROSIO, U. O programa etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 7-16, 2008.

D’AMBROSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005.

FARIA, J. E. S. Etnomatemática e educação do campo: e agora, josé? EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 4 - número 3 – 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/download/2222/1794. Acesso em: 29 abr. 2023.

FERREIRA, E. S. “Desencantamento do mundo” – estaria a etnomatemática contribuindo para ele? In: Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. FANTINATO, M. C. C. B. (org.). Niterói, RJ: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2009. p. 53-58.

FERREIRA, E. S. Programa de Pesquisa Científica Etnomatemática. Revista Brasileira de História da Matemática (RBHM). Especial nº 1 – Festschrift Ubiratan D’Ambrosio, 2007, p. 273-280.

FREITAS, A. H. F.; GOMES, E. S. V.; BARBOSA, G. S. Etnomatemática e pedagogia decolonial na formação de professores de matemática. In: Etnomatemática, etnociência e etnocultura. Pedro Carlos Pereira; Saddo Ag Almouloud; Gabriela dos Santos Barbosa (org.). 1ª ed. Curitiba: Appris, 2023. p. 133-155.

FREITAS, J. R. C. Um modo de mensurar na zona da mata sul de Pernambuco. In: MATTOS, J. R. L. (org.). Etnomatemática: saberes do campo. Curitiba: CRV, 2016. p. 111-136.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KNIJNIK, G. Currículo, etnomatemática e educação popular: um estudo em um assentamento do movimento sem terra. currículo sem fronteiras, v.3, n.1, pp.96-110, jan/jun 2003. disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/CurriculosemFronteiras/2003/vol3/no1/7.pdf. Acesso em: 05 fev. 2024.

KNIJNIK, G. Exclusão e resistência: educação matemática e legitimidade cultural. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

LUCENA, I. C. R. Etnomatemática e trandisciplinaridade: a propósito do gemaz. In: MENDES, I. A.; LUCENA, I. C. R. (org.). Educação Matemática e Cultura Amazônica: fragmentos possíveis. Belém: Açaí, 2012. p. 13-27.

MARCONI, M. A., LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MATTOS, J. R. L. (org.) Etnomatemática: saberes do campo. Curitiba: CRV, 2016. 168 p.

MATTOS, J. R. L.; BRITO, M. L. B. Agentes rurais e suas práticas profissionais: elo entre matemática e etnomatemática. Ciência & Educação, v. 18, n. 4, p. 965-980, 2012.

MORAES, M. B.; SANTOS, E. M. Aplicando o sistema conta, tarefa e quadro: uma proposta pedagógica etnomatemática como elo entre o saber, o fazer e o ensinar matemática. 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT), Fortaleza/CE, 2012.

OLIVEIRA, B. L.; ALMEIDA, F. E. L. Medidas agrárias utilizadas pelo povo Xucuru do Ororubá na cubagem de terras. 21 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.

PORTUGAL, C. A.; BARRETO, W. D. L.; SILVA JÚNIOR, W. L. P.; PINHEIRO, N. T. G.; BARRO, A. G. O cálculo de área utilizado pelos agricultores de Pacajá – PA e sua relação com a geometria plana ensinada na escola. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 6, pág. e46011629039, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29039. Acesso em: 31 maio. 2024.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, E. H.; NASCIMENTO, E. F. Análise sistemática do método empírico de medição de terras. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 12 - número 1 – 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/download/248369/pdf_1. Acesso em: 21 mai. 2023.

SILVA, J. E.; GONÇALVES, P. G. F. Práticas etnomatemáticas na medição de terras: um estudo sobre o cálculo de áreas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 391–402, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9692. Acesso em: 23 nov. 2023.

SILVA, K. F.; MELO, E. A. P. Os processos etnomatemáticos da cubação de terra no Assentamento Rio Preto. REMATEC, [S. l.], v. 18, n. 43, p. e2023014, 2023. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/478. Acesso em: 23 nov. 2023.

SOUSA, F. B. R.; DINIZ, M. S. B.; SILVA, R. P. Conhecimentos matemáticos presentes na construção civil: UM ESTUDO COM INSPIRAÇÃO NA ETNOMATEMÁTICA. Anais I JEM... Jornada de Estudos em Matemática, Marabá, Brasil, 2015. Disponível em: https://jem.unifesspa.edu.br/images/Anais/v1_2015/CC_20151039002_CONHECIMENTOS_MATEMTICOS_PRESENTES_NA_CONSTRUO_CIVIL.pdf. Acesso em: 23 nov. 2023.

VIZOLLI, I.; MENDES, A. N. Braça, quadro e tarefa: um modo de efetuar medida de terras. VIDYA, v. 36, n. 1, p. 69-78, jan./jun., 2016 - Santa Maria, 2016.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

03/06/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 126
  • pdf downloads: 35

Como Citar

GONÇALVES DE SOUSA, G.; ALCANTARA DA SILVA, A.; PAULO BIBAS FIALHO, R. Etnomatemática: saberes matemáticos na cubação de terra em Magalhães Barata – PA: Ethnomathematics: mathematical knowledge in the cubing of land in Magalhães Barata – PA. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. DOI: 10.31792/rc.v20i38.7882. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7882. Acesso em: 3 jul. 2024.