Educação financeira e seus desafios diante da pressão social
Financial education and its challenges in the face of social pressure
Palavras-chave:
Educação Financeira;, Pressão Social;, Consumo consciente.Resumo
O objetivo deste artigo consiste em discutir a relação entre a pressão social e seu impacto para a Educação Financeira. A metodologia de pesquisa segue uma abordagem qualitativa e os dados apresentados são oriundos de um questionário e uma entrevista, respondido por cinquenta pessoas. A análise dos dados foi orientada pela análise de conteúdo. Os resultados indicam que parte dos depoentes declararam sofrer aspectos emocionais e/ou comportamentais negativos, associados a pressão que a sociedade exerce sobre as finanças, embora destacaram utilizar estratégias para lidar com a pressão social, devido a globalização e o desenvolvimento tecnológico, tal feito torna-se cada vez mais difícil. Diante esse cenário, a Educação Financeira se configura uma excelente estratégia para superar a pressão exercida pela sociedade.
Palavras-chave: Educação Financeira; Pressão Social; Consumo Consciente.
Abstract
The purpose of this article is to explore the relationship between social pressure and its impact on Financial Education. The research methodology adopts a qualitative approach, with data collected through a questionnaire answered by fifty respondents. Data analysis was conducted using content analysis. The results indicate that a portion of the participants reported experiencing negative emotional and/or behavioral effects linked to societal pressure on their finances. Although many highlighted strategies they employ to cope with this pressure, the increasing influence of globalization and technological development makes this challenge progressively harder. In this context, Financial Education emerges as an effective strategy to counteract the pressures imposed by society.
Keywords: Financial Education. Social Pressure. Conscious Consumption.
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