Educação financeira e seus desafios diante da pressão social

Financial education and its challenges in the face of social pressure

Autores

Palavras-chave:

Educação Financeira;, Pressão Social;, Consumo consciente.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em discutir a relação entre a pressão social e seu impacto para a Educação Financeira. A metodologia de pesquisa segue uma abordagem qualitativa e os dados apresentados são oriundos de um questionário e uma entrevista, respondido por cinquenta pessoas. A análise dos dados foi orientada pela análise de conteúdo. Os resultados indicam que parte dos depoentes declararam sofrer aspectos emocionais e/ou comportamentais negativos, associados a pressão que a sociedade exerce sobre as finanças, embora destacaram utilizar estratégias para lidar com a pressão social, devido a globalização e o desenvolvimento tecnológico, tal feito torna-se cada vez mais difícil. Diante esse cenário, a Educação Financeira se configura uma excelente estratégia para superar a pressão exercida pela sociedade.

Palavras-chave: Educação Financeira; Pressão Social; Consumo Consciente.

 

Abstract

The purpose of this article is to explore the relationship between social pressure and its impact on Financial Education. The research methodology adopts a qualitative approach, with data collected through a questionnaire answered by fifty respondents. Data analysis was conducted using content analysis. The results indicate that a portion of the participants reported experiencing negative emotional and/or behavioral effects linked to societal pressure on their finances. Although many highlighted strategies they employ to cope with this pressure, the increasing influence of globalization and technological development makes this challenge progressively harder. In this context, Financial Education emerges as an effective strategy to counteract the pressures imposed by society.

Keywords: Financial Education. Social Pressure. Conscious Consumption.

             

 

 

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Biografia do Autor

Talita Dutra da Hora, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduada em licenciatura em Matemática e Pedagogia (2020-2021). Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática e Física (2020). Especialista em Gestão Escolar (2021). Especialista em Educação Especial e Altas Habilidades (2021). Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) (2024). Atualmente atua como professora da Educação Básica. Email: talitadutra96@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1433-2095.

Dieicon Cristhian da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-CP), possui graduação em Licenciatura Matemática na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-CJ). Atualmente é Professor do 3 Colégio da Polícia Militar (3 CPM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Ensino de Ciência e Educação Matemática (GPECEM) - desde 2020, e do Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores (GPEFOP), ambos da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Possui experiência nas áreas de Matemática, com ênfase em Pesquisa em Matemática e Ensino de Ciências. Email: dieicon24@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-5410-2234.

 

Carlos Cesar Garcia Freitas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professor associado do curso de administração da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP (Campus Cornélio Procópio). Orientador do Programa de Pós-Graduação mestrado profissional em Ensino da UENP. Possui graduação e mestrado em administração pela Universidade Estadual de Londrina (1996 e 2007) e doutorado em administração pela Universidade Federal do Paraná (2012). Possui experiência na área de ensino em Materiais, Logística, Finanças Corporativas e Pessoais; na área da Pesquisa em Educação Financeira e Tecnologia Social, e na área de Extensão. Email: cesarfreitas@uenp.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8220-3519.

Daniel Trevisan Sanzovo, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui bacharelado e Metrado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), além de doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática também pela Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Colegiado de Matemática do Campus Jacarezinho (UENP/CJ) e Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) do Campus de Cornélio Procópio (UENP/CCP). É pesquisador do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional (UENP). Desenvolve pesquisas investigando a influência e o papel dos Referenciais Semióticos e da Diversidade Representacional (Multimodos e Múltiplas Representações) nos processos de Ensino e de Aprendizagem de Ciências e Matemática. Email: dsanzovo@uenp.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5177-1564.

 

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Publicado

27/12/2024
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Como Citar

DA HORA, T. D.; CRISTHIAN DA SILVA, D.; FREITAS, C. C. G.; SANZOVO, D. T. Educação financeira e seus desafios diante da pressão social: Financial education and its challenges in the face of social pressure. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9524. Acesso em: 21 jan. 2025.

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