Educação financeira: desafios e oportunidades para uma vida familiar sustentável

Financial education: challenges and opportunities for a sustainable family life

Autores

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a educação financeira e sua importância para uma vida familiar sustentável. A classificação da pesquisa consistiu em uma abordagem qualitativa e quantitativa. Com relação aos objetivos caracterizou-se como uma pesquisa descritiva e exploratória. Como procedimento, foi realizada uma pesquisa de campo com aplicação virtual de questionários. Os dados obtidos foram tabulados no programa Microsoft Excel. Análises estatísticas foram feitas com uso do software R. Entre as análises realizadas e pertinentes aos objetivos deste estudo utilizou-se: estatísticas descritivas; coeficiente de Alfa de Cronbach; coeficiente de Pearson; regressão linear simples. Portanto, concluiu-se que a educação financeira se apresenta como um processo capaz de atuar e exercer importância na formação da cidadania e na qualidade de vida familiar do educando. Sendo assim, deve-se considerar a necessidade da introdução da educação financeira no âmbito escolar como conteúdo integrante do currículo educacional, fundamentada em fornecer aos alunos conceitos financeiros e prepará-los para o uso racional do dinheiro, e como consequência, apoiar o desenvolvimento de uma vida financeira sustentável, consciente e crítica, tanto para o aluno como para sua família.
Palavras-chave: Educação financeira; Família; Qualidade de vida.

Abstract
The objective of this research was to analyze financial education and its importance for a sustainable family life. The classification of the research consisted in a qualitative and quantitative approach. Regarding the objectives, it was characterized as: descriptive and exploratory research. As a procedure, a virtual application of field research was carried out. The data obtained were tabulated in Microsoft Excel. Analyzes of these statistics were performed using the R software. Among the analyzes carried out and relevant to the objectives of this study, Descriptive statistics; Cronbach's Alpha Coefficient; Pearson's coefficient; Simple linear regression were used. Therefore, it was concluded that Financial Education presents itself as a process capable of acting and exercising importance in the formation of the quality of the student's family life and his citizenship. Therefore, it must be considered the need to introduce financial education into the school environment, as an integral content of the educational schedule, based on offering students into financial concepts and preparing them for the rational use of money and, by consequence, to support the developing of a sustainable financial life, critical and aware, for both student and his family.
Keywords: Financial education; Family; Quality of life.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Crisoleide Silva de Melo, INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ

Mestre em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora EBTT em Administração do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Membro da Comissão de Pesquisa IFPI/SRN – Eixo Gestão e Negócios. Endereço eletrônico: crisoleide.melo@ifpi.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5310-5824

Daniela dos Santos Rego, Instituto Federal do Piauí

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora EBTT em Administração do Instituto Federal do Piauí (IFPI). – Eixo Gestão e Negócios. Endereço eletrônico: daniela.rego@ifpi.edu.br Orcid: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0002-0882-1300

 

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 476
  • pdf downloads: 410

Como Citar

MELO, C. S. de; REGO, D. dos S. Educação financeira: desafios e oportunidades para uma vida familiar sustentável: Financial education: challenges and opportunities for a sustainable family life. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5390. Acesso em: 21 dez. 2024.