Manejos dos referenciais bakhtinianos nas produções acadêmico-científicas da Educação Física brasileira
Management of bakhtinian references in academic-scientific productions in brazilian physical education
Resumo
Objetiva compreender como pesquisadores da Educação Física brasileira têm manejado os pressupostos bakhtinianos em suas produções. Trata-se de um estudo bibliográfico, do tipo estado do conhecimento. As fontes consultadas foram o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto. Foram identificadas três teses e oito dissertações. Os textos selecionados analisam os sentidos atribuídos aos seus temas de pesquisa por meio de redes dialógicas, que articulam enunciados verbais e intertextuais, considerando o contexto em que foram produzidos. Esses trabalhos abordam temáticas correlatas à Educação Física no campo da cultura, extrapolando a visão médico-biológica que historicamente tem demarcado práticas e representações na produção de saberes nessa área do conhecimento.
Palavras-chave: Bakhtin; Educação física; Produção científica.
Abstract
The objective of this study is to comprehend how researchers in Brazilian Physical Education have managed the Bakhtian presuppositions in their productions. This is a State of Knowledge bibliographic analysis that draws on sources such as the Capes Catalog of Theses and Dissertations, the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, and the Brazilian Portal of Publications and Scientific Data in Open Access. Eleven papers, three theses, and eight dissertations were identified and analyzed to comprehend the meanings ascribed to their research subjects through dialogical communication networks. These networks advocate verbal and intertextual statements while considering the socio-interactional context within which they were generated. These studies address topics in Physical Education related to culture, surpassing the medical-biological perspective that has traditionally delimited knowledge production and practices in this field.
keywords: Bakhtin; Physical education; Scientific production.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail Mijkhailovitch. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, Mikhail Mijkhailovitch. Estética da criação verbal. 4. ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail Mijkhailovitch. Problemas da poética de Dostoiévski. 2. ed. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
BAKHTIN, Mikhail Mijkhailovitch. Para uma filosofia do ato responsável. 3. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
BAKHTIN, Mikhail Mijkhailovitch; VOLOCHINOV, Valentin Nicolaevitch. Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.
BETTI, Mauro. Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 19, n. 3, p. 183-197, jul./set. 2005.
BEZERRA, Paulo. Polifonia. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2021.
BRAIT, Beth. Introdução: alguns pilares da arquitetura bakhtiniana. In: BRAIT, Beth. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2021. p. 7-10.
BRAIT, Beth; MELO, Rosineide de. Enunciado/enunciado concreto/enunciação. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2021. p. 61-78.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas psicológicos. Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, dez. 2013.
CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.
CÔCO, Valdete. A dimensão formadora das práticas de escrita de professores. Curitiba: CRV, 2014.
CÔCO, Valdete; MELLO, André da Silva. Desenvolvimento profissional na Educação Infantil: formação, reconhecimento e valorização docente. Jornal de Políticas Educacionais. Curitiba, v. 17, p. e91492, jun. 2023.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Epistemologia da Educação Física: inter-relações necessárias. Maceió: EDUFAL, 2007.
GERALDI, João Wanderley. Leitura: uma oferta de contrapalavras. Educar, Curitiba, v. 18, n. 20, p. 77-85, 2002.
GOMES, Sandra Lúcia Rebel; MENDONÇA, Marília Alvarenga Rocha; SOUZA, Clarice Muhlethaler de. Literatura cinzenta. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007. p. 97-103.
KUNZ, Elenor. Cultura de movimento. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo (org.). Dicionário crítico da Educação Física. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014. p. 170-171.
MAINGUENEAU, Dominique. Termos-chave da análise do discurso. Tradução de Márcio Venício Barbosa e Maria Emília Amarante Torres Barbosa. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
MELLO, André da Silva; FERREIRA NETO, Amarílio Ferreira; VOTRE, Sebastião Josué. Intervenção da educação física em projetos sociais: uma experiência de cidadania e esporte em Vila Velha/ES. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 31, n. 1, p. 75-91, set. 2009.
PROUT, Alan. Reconsiderando a nova Sociologia da Infância. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 141, p. 729-750, set./dez. 2010.
SILVA, Ana Márcia; LAZZAROTTI FILHO, Ari; ANTUNES, Priscilla de Cesaro. Práticas corporais. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo (orgs.). Dicionário crítico da Educação Física. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014. p. 522-527.
SOBRAL, Adail. Ato/atividade e evento. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2021. p. 11-36.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista diálogo educacional. Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-190, jan./abr. 2014.




















