"Os meus olhos coloridos me fazem refletir": Vivências acadêmicas de mulheres negras em uma universidade pública do Estado do Ceará
“My colored eyes make me reflect”: Academic experiences of black women at the public university in the State of Ceará
Palavras-chave:
Vivências acadêmicas, Mulheres negras, Universidade públicaResumo
Este artigo investiga as vivências de mulheres negras cotistas na Universidade Federal do Ceará (UFC), refletindo sobre o desenvolvimento de ações afirmativas para esse grupo no contexto acadêmico. Foram entrevistadas 30 mulheres autodeclaradas negras e cotistas. Trata-se de uma pesquisa exploratória cujos dados foram analisados com a técnica de análise de conteúdo e o uso do software Atlas.ti. Verificou-se que essas mulheres enfrentam discriminações relacionadas a raça, gênero e classe desde a infância e que os estereótipos negativos associados a essas características continuam acompanhando suas trajetórias após o ingresso na universidade. Concluiu-se que, para contribuir para a permanência dessas mulheres no ambiente acadêmico, é necessário desenvolver ações de assistência estudantil tais como apoio financeiro e emocional, além de práticas pedagógicas que promovam o letramento racial.
Palavras-chave: Vivências acadêmicas; Mulheres negras; Universidade pública.
Abstract
This article investigates the experiences of black women who are quota students at the Federal University of Ceará (UFC), reflecting on the development of affirmative actions for that group in the academic environment. Thirty self-proclaimed black and quota student women were interviewed. This is an exploratory research and data was analyzed using content analysis technique and the software Atlas.ti. These women were found to face race, gender and class discrimination since childhood. Additionally, the negative stereotypes associated with those characteristics persist in following their life course after entering a university. It was concluded that contributing to the permanence of these women in the academic environment requires the development of student assistance actions, for instance, financial and emotional support, along with pedagogical practices for racial literacy.
Keywords: Academic experiences; Black women; Public university.
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