Infâncias na Amazônia Legal: o retrato da vulnerabilidade social e da violação de direitos

Infancias en la Amazonia Legal: el retrato de la vulnerabilidad social y de la violación de derechos

Autores

Palavras-chave:

Infâncias amazônicas, Indicadores sociais, Vulnerabilidade social

Resumo

O estudo tem por objetivo mapear as condições de vulnerabilidade social de sujeitos-crianças da Amazônia Legal. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho documental, tendo como instrumentos de análise a Agenda pela Infância e Adolescência na Amazônia (UNICEF, 2018a); Pobreza na Infância e na Adolescência (UNICEF, 2018b); Índice de Progresso Social na Amazônia Brasileira (Santos et al., 2023); Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2020 (Fundação Abrinq, 2020); e, Um Retrato da Infância e Adolescência no Brasil (Fundação Abrinq, 2023). O referencial baseia-se em Andrade (2019), a respeito das Infâncias na Amazônia; Almeida, França e Silva (2021), sobre crianças e adolescentes em risco vulnerabilidade social; e, Arroyo (2012a), em relação aos corpos-infâncias precarizados. O retrato da vulnerabilidade social e da violação de direitos das infâncias e das crianças na Amazônia é demarcado por infâncias precarizadas e vulneráveis, corpos infantis violados e estigmatizados, mas que resistem à lógica da exploração do capital predatório.

Palavras-chave: Infâncias amazônicas; Indicadores sociais; Vulnerabilidade social.

 

Resumen

Este estudio tiene como objetivo mapear las condiciones de vulnerabilidad social de los sujetos-niños de la Amazonía Legal. La investigación tiene un abordaje cualitativo, de carácter documental, teniendo como instrumentos de análisis la Agenda pela Infância e Adolescência na Amazônia (UNICEF, 2018a); Pobreza na Infância e na Adolescência (UNICEF, 2018b); Índice de Progresso Social na Amazônia Brasileira (Santos et al., 2023); Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2020 (Fundação Abrinq, 2020); y, Um Retrato da Infância e Adolescência no Brasil (Fundação Abrinq, 2023). El referencial se basa en Andrade (2019), con respecto a las Infancias en Amazonía; Almeida, França e Silva (2021), sobre niños y adolescentes en riesgo de vulnerabilidad social; y, Arroyo (2012a), en relación a los cuerpos-niños precarizados. El retrato de la vulnerabilidad social y de la violación de derechos de los niños y de los niños en Amazonía es demarcado por infancias precarizadas y vulnerables, cuerpos infantiles violados y estigmatizados, sin embargo, que resisten a la lógica de la explotación del capital predatorio.

Palabras clave: Infancias amazónicas; Indicadores sociales; Vulnerabilidad social.

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Biografia do Autor

Simei de Amorim Santos Andrade, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Pós-Doutora em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (2020). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018). Mestra em Educação pela Universidade Adventista de São Paulo (2005). É professora adjunta da Universidade Federal do Pará/Instituto de Ciências da Arte, atuando no curso de Licenciatura em Dança, da Faculdade de Dança – FADAN e no Programa de Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Infâncias Amazônicas: Arte, Cultura e Educação de crianças em diferentes contextos – NUPEIA (UFPA/CNPq), associado à Rede Emíli@ de Pesquisa e Rede de Estudos e Pesquisas com e sobre Infâncias e Crianças da Amazônia - Samaúma. É membro da Asociación Latinoamericana de Sociología – ALAS. E-mail: simeiandrade@ufpa.br.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7281-3946

Raquel Amorim dos Santos, Universidade Federal do Pará

Pós-Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal, Faculdade de Pedagogia. Membro do Comitê Científico do GT21 - Educação e relações Étnico-Raciais da ANPEd, Biênio (2021-2023). Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia - PPLSA (2019-2021). Professora Permanente do PPLSA, Linha de Pesquisa: Educação, Linguagens e Interculturalidades na Amazônia. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros (NEAB/UFPA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/IFCH/UFPA) e Núcleo de Pesquisa Infâncias Amazônicas: Arte, Cultura e Educação de crianças em diferentes contextos (NUPEIA/UFPA). Pesquisadora do PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA NA AMAZÔNIA (Edital nº 21/2018/CNPq), em perspectiva interdisciplinar e em parceria Acadêmica entre os Programas de Pós-Graduações da UFPA, UFOPA e UNIOESTE. E-mail: rakelamorim@yahoo.com.br.

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4817-0036.  

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Publicado

04/08/2024
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Como Citar

DE AMORIM SANTOS ANDRADE, S.; AMORIM DOS SANTOS, R. Infâncias na Amazônia Legal: o retrato da vulnerabilidade social e da violação de direitos: Infancias en la Amazonia Legal: el retrato de la vulnerabilidad social y de la violación de derechos. Revista Cocar, [S. l.], n. 25, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9058. Acesso em: 26 dez. 2024.

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