Infâncias na Amazônia Legal: o retrato da vulnerabilidade social e da violação de direitos
Infancias en la Amazonia Legal: el retrato de la vulnerabilidad social y de la violación de derechos
Palavras-chave:
Infâncias amazônicas, Indicadores sociais, Vulnerabilidade socialResumo
O estudo tem por objetivo mapear as condições de vulnerabilidade social de sujeitos-crianças da Amazônia Legal. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho documental, tendo como instrumentos de análise a Agenda pela Infância e Adolescência na Amazônia (UNICEF, 2018a); Pobreza na Infância e na Adolescência (UNICEF, 2018b); Índice de Progresso Social na Amazônia Brasileira (Santos et al., 2023); Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2020 (Fundação Abrinq, 2020); e, Um Retrato da Infância e Adolescência no Brasil (Fundação Abrinq, 2023). O referencial baseia-se em Andrade (2019), a respeito das Infâncias na Amazônia; Almeida, França e Silva (2021), sobre crianças e adolescentes em risco vulnerabilidade social; e, Arroyo (2012a), em relação aos corpos-infâncias precarizados. O retrato da vulnerabilidade social e da violação de direitos das infâncias e das crianças na Amazônia é demarcado por infâncias precarizadas e vulneráveis, corpos infantis violados e estigmatizados, mas que resistem à lógica da exploração do capital predatório.
Palavras-chave: Infâncias amazônicas; Indicadores sociais; Vulnerabilidade social.
Resumen
Este estudio tiene como objetivo mapear las condiciones de vulnerabilidad social de los sujetos-niños de la Amazonía Legal. La investigación tiene un abordaje cualitativo, de carácter documental, teniendo como instrumentos de análisis la Agenda pela Infância e Adolescência na Amazônia (UNICEF, 2018a); Pobreza na Infância e na Adolescência (UNICEF, 2018b); Índice de Progresso Social na Amazônia Brasileira (Santos et al., 2023); Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2020 (Fundação Abrinq, 2020); y, Um Retrato da Infância e Adolescência no Brasil (Fundação Abrinq, 2023). El referencial se basa en Andrade (2019), con respecto a las Infancias en Amazonía; Almeida, França e Silva (2021), sobre niños y adolescentes en riesgo de vulnerabilidad social; y, Arroyo (2012a), en relación a los cuerpos-niños precarizados. El retrato de la vulnerabilidad social y de la violación de derechos de los niños y de los niños en Amazonía es demarcado por infancias precarizadas y vulnerables, cuerpos infantiles violados y estigmatizados, sin embargo, que resisten a la lógica de la explotación del capital predatorio.
Palabras clave: Infancias amazónicas; Indicadores sociales; Vulnerabilidad social.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ilayne Viana de; FRANÇA, Tássila Lauanda Silva; SILVA, Augusto Vinícius Oliveira da. Crianças e adolescentes em risco de vulnerabilidade social: um estudo das práticas sociais e educativas do Cepa sob a ótica da educação popular. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO, 8. Anais [...]. Campina Grande: Editora Realize, 2021. p. 3284-3302. Disponível em:
https://editorarealize.com.br/editora/anais/epepe/2021/TRABALHO_EV167_MD1_SA109_ID13_10102021222316.pdf. Acesso em: 04 jan. 2024.
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
ANDRADE, Simei Santos. A infância da Amazônia Marajoara: práticas culturais no cotidiano das crianças ribeirinhas. Curitiba: CRV, 2019.
ARROYO, Miguel G. Corpos precarizados que interrogam nossa ética profissional. In: ARROYO, Miguel G.; SILVA, Maurício Roberto da (org.). Corpo-infância: exercícios tensos de ser criança; por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis: Vozes, 2012a.
ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2012b.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema de Avaliação da Educação Básica e Índice de Desenvolvimento da Educação. Brasília: INEP, 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 7 jan. 2024.
FUNDAÇÃO ABRINQ. Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2020. São Paulo: Fundação Abrinq, 2020. Disponível em: https://www.fadc.org.br/sites/default/files/2020-03/cenario-brasil-2020-1aedicao.pdf. Acesso em: 6 jan. 2024.
FUNDAÇÃO ABRINQ. Um Retrato da Infância e Adolescência no Brasil – 2023. São Paulo: Fundação Abrinq, 2023. Disponível em: https://fadc.org.br/sites/default/files/2023-10/um-retrato-infancia-adolescencia-2023.pdf. Acesso em: 3 jan. 2024.
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA – UNICEF. Agenda pela infância e adolescência na Amazônia. [S. l.]: UNICEF, 2018a. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/1131/file/Agenda_pela_infancia_e_adolescencia_na_Amazonia.pdf. Acesso em: 3 jan. 2024.
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA – UNICEF. Dia da Amazônia – Conheça a situação da infância na Amazônia Legal: análise do UNICEF mostra os principais desafios para as crianças e os adolescentes que vivem na região. UNICEF Brasil, 5 set. 2019. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/dia-da-amazonia-conheca-situacao-da-infancia-na-amazonia-legal. Acesso em: 2 jan. 2024.
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA – UNICEF. Pobreza na infância e na adolescência. [S. l.]: UNICEF, 2018b. Disponível em:
https://www.unicef.org/brazil/relatorios/pobreza-na-infancia-e-na-adolescencia. Acesso em: 3 jan. 2024.
GOMES, Cláudia Aparecida Valderramas et al. Políticas públicas e vulnerabilidade social: uma reflexão teórica a partir de experiência de estágio. Revista Ciência em Extensão, v. 11, n. 1, p. 116-130, 2015.
HANDEM, Priscila de Castro et al. Metodologia: interpretando autores. In: FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida de. Método e metodologia na pesquisa científica. 3. ed. São Caetano do Sul: Yendis Editora, 2008. p. 91-118.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Amazônia Legal. IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/mapas-regionais/15819-amazonia-legal.html?=&t=downloads. Acesso em: 12 dez. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. IBGE, 2015. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9127-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios.html. Acesso em: 10 dez. 2023.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. MEC e Inep divulgam resultados da 1ª etapa do Censo Escolar 2022. INEP, 8 fev. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/mec-e-inep-divulgam-resultados-da-1a-etapa-do-censo-escolar-2022. Acesso em: 5 jan. 2024.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 9-27.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
SANTOS, Daniel et al. IPS AMAZÔNIA 2023 – Índice de Progresso Social na Amazônia Brasileira: resumo executivo. Disponível em: https://imazon.org.br/wp-content/uploads/2023/07/Resumo-Executivo-IPS-Amazonia-2023.pdf. Belém: Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, 2023. Acesso em: 3 jan. 2024.
SOUZA, Larissa Barros de; PANÚNCIO-PINTO, Maria Paula; FIORATI, Regina Célia. Crianças e adolescentes em vulnerabilidade social: bem-estar, saúde mental e participação em educação. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, v. 27, n. 2, p. 251-269, 2019.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 129
- pdf downloads: 73