Trabalho Semiótico na Produção de Vídeos: Análise Multimodal da Comunicação de um Futuro Professor de Ciências

Semiotic Work in Video Production: Multimodal Analysis of a Future Science Teacher's Communication

Autores

Resumo

O artigo objetiva identificar os modos e recursos multimodais utilizados por uma licencianda na comunicação sobre o fenômeno da homeostase e os significados expressos no trabalho semiótico. O foco da análise está nos registros em vídeo produzidos em uma atividade de um curso de Licenciatura em Ciências, que coloca os estudantes na posição de docentes da Educação Básica, incumbidos de comunicar à sua turma hipotética a explicação sobre esse fenômeno. A análise multimodal revela que, diante da necessidade de representar e comunicar, a estudante assume uma postura ativa frente às escolhas disponíveis no contexto social e é também influenciada pelo que deseja comunicar. Neste estudo, o trabalho semiótico se apresenta como fundamental para a construção de significados, ao envolver o futuro professor na comunicação do fenômeno com voz, escritas e imagens de forma explicativa em um vídeo.

Palavras-chave: Trabalho semiótico; Multimodalidade; Formação de professores.

 

Abstract

The article aims to identify the modes and multimodal resources used by a pre-service teacher in communicating about the phenomenon of homeostasis, as well as the meanings expressed through semiotic work. The analysis focuses on video recordings produced in an activity within a Science Teacher Education program, in which students take on the role of Basic Education teachers responsible for explaining this phenomenon to a hypothetical class. The multimodal analysis reveals that, when faced with the need to represent and communicate, the student adopts an active stance toward the choices available within the social context and is also influenced by what she intends to convey. In this study, semiotic work emerges as fundamental to the construction of meaning, as it engages the future teacher in communicating the phenomenon through voice, writing, and images in an explanatory video.

Keywords: Semiotic Work; Multimodality; Teacher Formation.

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Biografia do Autor

Franciele Pires Ruas, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Física- Licenciatura, é mestre e doutora em Educação em Ciências (PPGEC), pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Física, com ênfase em ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: multimodalidade, semiótica social e formação online de professores. Integra os grupos de pesquisa Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar (CIEFI) e Rede de estudos e pesquisas sobre INTERdisciplinaridade na educAÇÃO (INTERAÇÃO).

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação em Ciências, Mestre em Ensino de Física e Licenciado em Ciências (Física e Matemática). Possui experiência profissional no Ensino de Ciências no Ensino de Ciências na Educação Básica e Superior, em modalidades presenciais e online. É professor/pesquisador do PPGEC/FURG, líder do grupo CIEFI e vice-líder do CEAMECIM. Pesquisa TIC na Educação em Ciências, Educação Online, Pesquisa-formação Online COM professores, ATD, Experimentação em Ciências, Indagação Dialógica Online, Comunidades de Indagação e Investigação no contexto educativo.

Rafaele Rodrigues de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Adjunta do IMEF/FURG desde 2014. Doutora e mestre em Educação em Ciências e licenciada em Física/FURG. Atuou como coordenadora adjunta do PPGEC (2019–2020) e como coordenadora da Licenciatura em Física EaD (2020–2021). Coordenou a Avaliação e Acompanhamento de Projetos Pedagógicos dos Cursos na DIADG/PROGRAD (2021–2023). Coordena o projeto “Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo”. Atualmente é Diretora de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação. Líder do grupo INTERAÇÃO. Pesquisa ensino de Física, interdisciplinaridade, formação docente e Feiras de Ciências.

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Publicado

11/12/2025

Como Citar

RUAS, F. P.; HECKLER, V.; ARAÚJO, R. R. de. Trabalho Semiótico na Produção de Vídeos: Análise Multimodal da Comunicação de um Futuro Professor de Ciências: Semiotic Work in Video Production: Multimodal Analysis of a Future Science Teacher’s Communication . Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8969. Acesso em: 16 dez. 2025.