Trabalho Semiótico na Produção de Vídeos: Análise Multimodal da Comunicação de um Futuro Professor de Ciências
Semiotic Work in Video Production: Multimodal Analysis of a Future Science Teacher's Communication
Resumo
O artigo objetiva identificar os modos e recursos multimodais utilizados por uma licencianda na comunicação sobre o fenômeno da homeostase e os significados expressos no trabalho semiótico. O foco da análise está nos registros em vídeo produzidos em uma atividade de um curso de Licenciatura em Ciências, que coloca os estudantes na posição de docentes da Educação Básica, incumbidos de comunicar à sua turma hipotética a explicação sobre esse fenômeno. A análise multimodal revela que, diante da necessidade de representar e comunicar, a estudante assume uma postura ativa frente às escolhas disponíveis no contexto social e é também influenciada pelo que deseja comunicar. Neste estudo, o trabalho semiótico se apresenta como fundamental para a construção de significados, ao envolver o futuro professor na comunicação do fenômeno com voz, escritas e imagens de forma explicativa em um vídeo.
Palavras-chave: Trabalho semiótico; Multimodalidade; Formação de professores.
Abstract
The article aims to identify the modes and multimodal resources used by a pre-service teacher in communicating about the phenomenon of homeostasis, as well as the meanings expressed through semiotic work. The analysis focuses on video recordings produced in an activity within a Science Teacher Education program, in which students take on the role of Basic Education teachers responsible for explaining this phenomenon to a hypothetical class. The multimodal analysis reveals that, when faced with the need to represent and communicate, the student adopts an active stance toward the choices available within the social context and is also influenced by what she intends to convey. In this study, semiotic work emerges as fundamental to the construction of meaning, as it engages the future teacher in communicating the phenomenon through voice, writing, and images in an explanatory video.
Keywords: Semiotic Work; Multimodality; Teacher Formation.
Downloads
Referências
BUTY, Christian; MORTIMER, Eduardo Fleury. Dialogic/Authoritative Discourse and Modelling in a High School Teaching Sequence on Optics. International Journal of Science Education, [S. I.], v. 30, n. 12, p. 1635-1660, 2008. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09500690701466280. Acesso em: 10 maio 2023.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Aurélio Neto; Célia Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
GASPAROTTO, Cezar Odival; SIEBERT, Marília; HENNEMANN, Mariana Coutinho; COELHO, Carolina Marin Rocha; GRANUCCI, Ninna; SILVA, Bruna Luiza da; SILVA, Fabiana Coelho Mariano da. Fisiologia animal comparada. Florianópolis: Biologia/EaD/UFSC, 2011.
JEWITT, Carey. Learning and communication in digital multimodal landscapes. London: British Library, 2013a.
JEWITT, Carey. Multimodal methods for researching digital technologies. In: PRICE, Sara; JEWITT, Carey; BROWN, Barry (org.). Sage handbook of digital technology research. London: Sage, 2013b. p. 1-37.
JEWITT, Carey; BEZEMER, Jeff; O’HALLORAN, Kay. Introducing multimodality. London; New York: Routledge, 2016.
KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012. p. 32-51.
KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York; London: Routledge, 2010.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 2006.
KRESS, Gunther; JEWITT, Carey; OGBORN, John; TSATSARELIS, Christos. Multimodal teaching and learning: the rhetorics of the science classroom. London; New Delhi; New York; Sydney: Bloomsbury Academic, 2014.
MAIA, Poliana Flávia; JUSTI, Rosária. Conhecimentos de professores sobre natureza da ciência em contextos de modelagem: contribuições de atividades formativas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [S. I.], v. 19, n. 3, p. 520-545, 2020. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen19/REEC_19_3_2_ex1621_213.pdf. Acesso em: 03 ago. 2022.
MORO, Luciana; MORTIMER, Eduardo Fleury; QUADROS, Ana Luiza de; SÁ, Eliane Ferreira de; MARTINS, Reane Fonseca; PEREIRA, Renata Reis; SILVA, Penha Souza; COUTINHO, Francisco Ângelo. O uso de gestos na construção de significado em aulas do ensino superior. In: MORTIMER, Eduardo Fleury; QUADROS, Ana Luiza de (org.). Multimodalidade no ensino superior. Ijuí: Editora Unijuí, 2018. p. 235-268.
MORTIMER, Eduardo Fleury; MORO, Luciana; SÁ, Eliane Ferreira. Referenciais teóricos utilizados na pesquisa: discurso, semiótica social e multimodalidade. In: MORTIMER, Eduardo Fleury; QUADROS, Ana Luiza de (org.). Multimodalidade no ensino superior. Ijuí: Editora Unijuí, 2018. p. 17-53.
MORTIMER, Eduardo Fleury; QUADROS, Ana Luiza de. Apresentação. In: MORTIMER, Eduardo Fleury; QUADROS, Ana Luiza de (org.). Multimodalidade no ensino superior. Ijuí: Editora Unijuí, 2018. v. 1, p. 9-16.
NORRIS, Sigrid. Analyzing multimodal interaction: a methodological framework. New York: Routledge, 2004.
PACHECO, Vera. Percepção dos sinais de pontuação enquanto marcadores prosódicos. Estudos da Língua(gem), Vitória da Conquista, n. 3, p. 205-232, jun. 2006.
PEREIRA, Renata Reis; MORTIMER, Eduardo Fleury; MORO, Luciana. Gestos recorrentes usados por professores de ensino superior. In: MORTIMER, Eduardo Fleury; QUADROS, Ana Luiza de (org.). Multimodalidade no ensino superior. Ijuí: Editora Unijuí, 2018. v. 1, p. 199-234.
QUADROS, Ana Luiza de; PEREIRA, Renata Reis; MORTIMER, Eduardo Fleury. Os referenciais metodológicos de pesquisa e os recortes necessários. In: MORTIMER, Eduardo Fleury; QUADROS, Ana Luiza de (org.). Multimodalidade no ensino superior. Ijuí: Editora Unijuí, 2018. p. 55-74.
QUADROS, Ana Luiza de; GIORDAN, Marcelo. Rotas de transição modal e o ensino de representações envolvidas no modelo cinético molecular. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, p. 74-100, 2019. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1296. Acesso em: 18 out. 2022.
VAN LEEUWEN, Theo. Towards a semiotics of typography. Information Design Journal, v. 14, n. 2, p. 139-155, 2006.




















