A importância da pesquisa participante para a divulgação e a comunicação científica direcionada aos estudantes-sujeitos da Educação de Jovens e Adultos
The importance of participant research for dissemination and scientific communication tailored to the subjects of Youth and Adult Education
Palavras-chave:
EJA, Extensão universitária, Educação não formalResumo
Este artigo apresenta a pesquisa participante como metodologia qualitativa em um Projeto de Extensão Universitária na Universidade Federal do ABC, em parceria com a Secretaria de Educação Municipal de Santo André/SP, visando à Divulgação e à Comunicação Científica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto envolveu pesquisadores, professores, gestores e estudantes da EJA, buscando refletir sobre práticas pedagógicas e formação continuada. Visitas a espaços de educação não formal foram realizadas para promover a Ciência no cotidiano, visando à emancipação social e individual. Conclui-se que a mobilização de instituições educacionais e atores da EJA é crucial para o sucesso das práticas pedagógicas e a transformação social na região do ABCDMRR paulista.
Palavras-chave: EJA; Extensão universitária; Educação não formal.
Abstract
This article presents participatory research as a qualitative methodology within a University Extension Project at the Federal University of ABC, in partnership with the Municipal Department of Education of Santo André/SP, aiming at the Dissemination and Scientific Communication in Youth and Adult Education (EJA). The project involved researchers, teachers, managers, and EJA students, seeking to reflect on pedagogical practices and continuing education. Visits to non-formal education spaces were conducted to promote Science in everyday life, aiming at social and individual emancipation. It is concluded that the mobilization of educational institutions and EJA stakeholders is crucial for the success of pedagogical practices and social transformation in the ABCDMRR region of São Paulo state.
Keywords: EJA; University Extension; Non-formal Education.
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