Um lugar para os Afetos na Arteterapêutica: relatos de experiência de uma Professora do Ensino Primário em Portugal

A place for Affections in Art Therapy: experience reports from a Primary School Teacher in Portugal

Autores

Palavras-chave:

Afetos, Arteterapêutica, Educação das Emoções

Resumo

O objetivo deste estudo foi aprofundar o entendimento sobre o papel da arteterapia no contexto educacional, explorando o potencial terapêutico das atividades artísticas como ferramenta para o desenvolvimento emocional e psicológico das crianças. A metodologia incluiu a análise visual dos desenhos produzidos pelas crianças, juntamente com uma entrevista realizada com uma professora de Arte utilizando a técnica de História Oral. Na análise do corpus coletado mediante conversas gravadas, constatamos que, em certas ocasiões, o desenho tem a capacidade de revelar a intimidade do ser, deixando transparecer aquilo que habita o mundo interior da criança. Como resultado, concluímos que há uma necessidade de incluir a arte na infância como uma forma de mediação psicoterapêutica para o desenvolvimento da educação emocional e expressão dos afetos.

Palavras-chave: Afetos; Arteterapêutica; Educação das Emoções.

 

Abstract

The aim of this study was to deepen the understanding of the role of art therapy in the educational context, exploring the therapeutic potential of artistic activities as a tool for the emotional and psychological development of children. The methodology included a visual analysis of the children's drawings, together with an interview conducted by an art teacher using the oral history technique. In the analysis of the corpus collected through recorded conversations, we found that, on certain occasions, the drawing has the capacity to reveal the intimacy of the being, revealing what inhabits the child's inner world. As a result, we concluded that there is a need to include art in childhood as a form of psychotherapeutic mediation for the development of emotional education and the expression of affections.

Keywords: Affects; Art therapy; Emotional education.

 

 

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Biografia do Autor

Regiane Rodrigues Araújo, Universidade Federal do Ceará- UFC

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.  Especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior e Educação Continuada. Graduada em Filosofia e Pedagogia. Integrante da Linha de Pesquisa História e Educação Comparada -LHEC/UFC.  

E-mail:regiane.faced@gmail.com  Orcid id: https://orcid.org/0000-0002-2445-6972

Patrícia Helena Carvalho Holanda, Universidade Federal do Ceará

É psicóloga, mestra, doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNB. Cursou o estágio sênior, bolsista-CAPES, na Universidade de Lisboa. Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, vinculada a linha de pesquisas História e Educação Comparada, sob sua coordenação. É cadastrada no grupo de pesquisa do CNPq, Avaliação Curricular certificado pela UFC. E-mail: patricia.holanda2003@yahoo.com.br  Orcid id: https://orcid.org/0000-0002-8233-1190

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Publicado

30/11/2024
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Como Citar

RODRIGUES ARAÚJO, R.; CARVALHO HOLANDA, P. H. Um lugar para os Afetos na Arteterapêutica: relatos de experiência de uma Professora do Ensino Primário em Portugal: A place for Affections in Art Therapy: experience reports from a Primary School Teacher in Portugal. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8437. Acesso em: 26 dez. 2024.