Narrativas Estético-biográficas sobre Cecília Menano: pioneira na criação das Escolinhas de Arte (Portugal)

Aesthetic-biographical narratives about Cecília Menano: pioneer in the creation of Escolinhas de Arte (Portugal)

Autores

  • Regiane Rodrigues Araújo regianearaujjo@hotmail.com
    Universidade Federal do Ceará- UFC
  • Patrícia Helena Carvalho Holanda patricia.holanda2003@yahoo.com.br
    UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC

Resumo

A presente pesquisa objetiva compreender a importância da educação pela arte na vida, formação e trabalho dos ex-alunos da Escolinha de Arte de Lisboa a partir das contribuições estético- biográficas sobre Cecília Menano, pioneira na criação das escolinhas de arte em Portugal. A metodologia contou com a História Oral e a Narrativa. Os dados foram coletados mediante conversas gravadas e entrevistas abertas. O estudo revelou que a pedagoga em destaque, deu notoriedade à figura feminina no século XX mediante o seu pioneirismo na educação por intermédio da arte, além disso, exerceu uma docência-artística imersa em processos criativos, na qual a expressão da subjetividade da criança era um leitmotiv para a aprendizagem. A experiência com a arte – essencialmente na infância – nos torna pessoas autônomas, sensíveis e capazes de nos encantarmos com o ato criativo.

Palavras-chave: Cecília Menano; Escolinha de Arte; Experiências Estéticas.

 

Abstract

This research aims to understand the importance of education through art in the life, training and work of former students of the Lisbon Art School from the aesthetic-biographical contributions of Cecília Menano, a pioneer in the creation of art schools in Portugal. The methodology included Oral History and Narrative. Data were collected through recorded conversations and open interviews. The study revealed that the highlighted pedagogue gave notoriety to the female figure in the 20th century through her pioneering in education through art, in addition, she exercised an artistic-teaching immersed in creative processes, in which the expression of the child's subjectivity was a leitmotiv for learning. The experience with art – essentially in childhood – makes us autonomous people, sensitive and capable of being enchanted with the creative act.

Keywords: Cecília Menano; Art School; Aesthetic Experiences.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regiane Rodrigues Araújo, Universidade Federal do Ceará- UFC

Graduada em Filosofia e Pedagogia. Especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior e Educação Continuada. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Docente no Curso de Pedagogia do Centro Universitário Christus – Unichristus. Integrante da Linha de Pesquisa História e Educação Comparada -LHEC/UFC.  E-mail:regiane.faced@gmail.com

Orcid id: 0000-0002-2445-6972.

Orcid id: 0000-0002-2445-6972.

Patrícia Helena Carvalho Holanda, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC

É psicóloga, mestra, doutora em Educação pela UFC. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNB. Cursou o estágio sênior, bolsista-CAPES, na Universidade de Lisboa. Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, vinculada a linha de pesquisas História e Educação Comparada, sob sua coordenação. É cadastrada no grupo de pesquisa do CNPq, Avaliação Curricular certificado pela UFC.

E-mail: patricia.holanda2003@yahoo.com.br   Orcid id: 0000-0002-8233-1190.

 

Downloads

Publicado

01/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 175
  • pdf downloads: 96

Como Citar

RODRIGUES ARAÚJO, R.; CARVALHO HOLANDA, P. H. . Narrativas Estético-biográficas sobre Cecília Menano: pioneira na criação das Escolinhas de Arte (Portugal): Aesthetic-biographical narratives about Cecília Menano: pioneer in the creation of Escolinhas de Arte (Portugal). Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4802. Acesso em: 26 dez. 2024.