Didática da Física presente em escritos científicos: uma análise dos elementos de natureza epistemológica, cognitiva e metodológica

Physics teaching present in scientific writings: an analysis of elements of an epistemological, cognitive and methodological nature

Autores

Palavras-chave:

Didática da Física, Ensino, Saberes docentes

Resumo

Este escrito investiga artigos científicos que discorrem sobre a Didática da Física, com o desígnio de analisar os elementos epistemológicos, cognitivos e metodológicos relacionados a esse campo de estudo. Assim, o objetivo dessa pesquisa é compreender os contributos que esses artigos científicos trazem para a construção e atuação do professor de Física, na proporção em que baliza e propõe novas possibilidades para a área. Destarte, é um trabalho de natureza básica, exploratória, análise dos dados qualitativa através do procedimento técnico de pesquisa bibliográfica. Feita a análise, é possível constatar algumas fragilidades dos artigos científicos no que concerne aos elementos da Didática da Física, pois traz nenhuma aplicação prática para o docente da área. Assim, este trabalho é importante, por sugerir aplicações reais dos elementos da Didática da Física no cotidiano do professor.

Palavras-chave: Didática da Física; Ensino; Saberes docentes.

 

Abstract

This writing investigates scientific articles that discuss Physics Didactics, with the aim of analyzing the epistemological, cognitive and methodological elements related to this field of study. Thus, the objective of this research is to understand the contributions that these scientific articles bring to the construction and performance of the Physics teacher, as they guide and propose new possibilities for the area. Therefore, it is a work of a basic, exploratory nature, qualitative data analysis through the technical procedure of bibliographical research. After the analysis, it is possible to observe some weaknesses of the scientific articles regarding the elements of Physics Didactics, as they have no practical application for teachers in the area. Therefore, this work is important, as it suggests real applications of the elements of Physics Didactics in the teacher's daily life.

Keywords: Physics Didactics; Teaching; Teaching knowledge.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Souza Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino – RENOEN polo IFCE. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática – PGECM pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2023). Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2022). Licenciada em Física pelo IFCE (2021). E-mail: ana.clara.souza06@aluno.ifce.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8851-6356.

Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Fortaleza

Doutor em Engenharia de Teleinformática e em Física na Universidade Federal do Ceará –UFC.   Professor   efetivo   do   Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus   Fortaleza. E-mail: mairtoncavalcante@ifce.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5204-9031.

 

 

Referências

ARAÚJO, A. C. S.; PAULA, B. J. de; ROMEU, M. C. Baseada em Equipes para o ensino do Efeito Doppler: uma análise através da Taxonomia de Bloom. Revista Cocar, v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6609. Acesso em: 27 fev. 2024.

ARCANJO FILHO, M. Demanda epistemológica no ensino de física. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2011.

ASTOLFI, J.P.; DAVELAY, M. A Didática das Ciências. Trad. Magda S. de Sé Fonseca. Campinas: Papirus, 1989.

AZEVEDO, V. O.; MELO, D. P. D. As metodologias ativas e suas aproximações à abordagem pedagógica sociocultural. Revista Cocar, v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4905. Acesso em: 27 fev. 2024.

BARBOSA, R. G. O Ensino da Física na Educação do Campo: descolonizadora, instrumentalizadora e participativa. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 3, n. 1, p. 177-203, 2018.

BRANDÃO, R. V.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. A estratégia da modelagem didático-científica para a conceitualização do real no ensino de física: um estudo de caso com professores de ensino médio. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, p. 85-110, 2019.

BROCKINGTON, G. Neurociência e Ensino de Física: limites e possibilidades em um campo inexplorado. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, 2021.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PEREZ, D. Formação de professores de Ciências. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1993.

CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Ciências, educação em ciências e ensino das ciências. Lisboa: Ministério da educação, 2002.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005.

FEITOSA, S. S. et al. Uma sequência didática utilizando a literatura de cordel e a arte das histórias em quadrinhos para inserção de tópicos de Física Quântica no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 662-694, 2020.

FERRARINI, R.; SAHEB, D.; TORRES, P. L. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, v. 57, n. 52, 2019.

FRAGA, V. M.; MOREIRA, M. C. A.; PEREIRA, Marcus Vinicius. Uma proposta de gamificação do processo avaliativo no ensino de física em um curso de licenciatura. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 1, p. 174-192, 2021.

FRANCO, D. L. A importância da sequência didática como metodologia no ensino da disciplina de Física Moderna. Revista Triângulo, v. 11, n. 1 p. 151-162, 2018.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

IZQUIERDO AYMERICH, Mercè; ADÚRIZ-BRAVO, Agustín. Contribuciones de Giere a la reflexión sobre la educación científica Revista de estudios de la ciencia y la tecnología, v.10, n.1, p. 75-87, 2021.

LA TAILLE, Y. O erro na perspectiva piagetiana. In: AQUINO, JULIO GROPPA (Org.). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, p. 25- 44, 1997.

LIMA, J. R.; FERREIRA, H. Contribuições da Engenharia Didática como elemento norteador no Ensino de Física: estudando o fenômeno de Encontro de Corpos com atividades da Robótica Educacional. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, 2019.

MASSONI, N. T; MOREIRA. M. A. Um estudo exploratório sobre a contribuição de visões epistemológicas contemporâneas na transformação das concepções de professores de Física atuantes. Tecné, Episteme y Didaxis-TEA, v. 22, n. 1, p. 5-31, 2007.

MASSONI, N. T; MOREIRA, M. A. Un enfoque epistemológico de la enseñanza de la Física: una contribución para el aprendizaje significativo de la Física, con muchas cuestiones sin respuesta. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 9, n. 2, p. 283-308, 2010.

MOURÃO, M. F.; SALES, G. L. O uso do ensino por investigação como ferramenta didático-pedagógica no ensino de Física. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 5, p. 428-440, 2018.

MOREIRA, M. P. C. et al. Contribuições do Arduino para o ensino de física: uma revisão sistemática de publicações na área de ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 721-745, 2018.

MOREIRA, M. A. Pesquisa em ensino: aspectos metodológicos. Actas del PIDEC: Programa internacional de Doctorado en Enseñanza de las Ciencias, v. 5, p. 101-136, 2003.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora da UnB, 2006.

MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T.; OSTERMANN, F. " História e epistemologia da física" na licenciatura em física: uma disciplina que busca mudar concepções dos alunos sobre a natureza da ciência. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, p. 127-134, 2007.

MOREIRA, M. A. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos avançados, v. 32, p. 73-80, 2018.

NARDI, R.; CASTIBLANCO, O. L. Didática da física. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio.” Investigações em ensino de ciências, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2000.

PIAGET, J. Epistemologia Genética. São Paulo: Abril Cultural, 1970.

PIAGET, J. Topics in Cognitive Development. New York: Springer, 1977.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Tradução: Maria Alice Magalhães D’ Amorim e Paulo Sergio Lima Silva – 24. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.

POZO, J. I. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

ROSA, C.T.; GHIGGI, C. M. Resolução de problemas em Física envolvendo estratégias metacognitivas: análise de propostas didáticas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 3, 2018.

ROSA C. W.; ROSA Á. B. Ensino de Física: tendências e desafios na prática docente. Revista Iberoamericana de Educación, n. 42, p. 7-25, 2007.

ROSA, C. T. W.; VILLAGRÁ, J. Á. M. Metacognição e ensino de Física: revisão de pesquisas associadas a intervenções didáticas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 581-608, 2018.

SALES, G. L. QUANTUM: Um Software para Aprendizagem dos Conceitos da Física Moderna e Contemporânea. 2005. Dissertação (Mestrado Integrado Profissional em Computação Aplicada) – Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE.

STUDART, N. Inovando a ensinagem de física com metodologias ativas. Revista do Professor de Física, v. 3, n. 3, p. 1-24, 2019.

SALOMÃO, F. C. C. et al. Metodologias ativas para ensino de óptica geométrica. Experiências em Ensino de Ciências, v. 18, n. 4, p. 853-865, 2023.

SANMARTÍ, N. Didáctica de las ciencias en la educación secundaria obligatoria. Madrid: Sintesis Educación, 2002.

SILVA, J. B.; SALES, G. L.; ALVES, F. R. V. Didática da Física: uma análise de seus elementos de natureza epistemológica, cognitiva e metodológica. Caderno Brasileiro de ensino de Física, v. 35, n. 1, p. 20-41, 2018.

SILVA, J. B. da; SALES, G. L.; CASTRO, J. B. de. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, 2019.

VIENNOT, L. Reasoning in Physics: the Part of Common Sense. New York: Kluwer Academic Publisher, 2004.

Downloads

Publicado

02/07/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 0
  • pdf downloads: 0

Como Citar

ARAÚJO, A. C. S.; ROMEU, M. C. Didática da Física presente em escritos científicos: uma análise dos elementos de natureza epistemológica, cognitiva e metodológica : Physics teaching present in scientific writings: an analysis of elements of an epistemological, cognitive and methodological nature . Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8342. Acesso em: 3 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)