Formação continuada para professores/as: análise da temática sobre diversidade fundamentada no ensino religioso

Continuing education for teachers: analysis of the theme of diversity grounded in religious education

Autores

Palavras-chave:

Formação de professore/as

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma análise, por meio de abordagens bibliográfica e documental, do contexto entre formação continuada sobre diversidade religiosa e o suporte que o Ensino Religioso pode proporcionar a esta temática. Portanto, esta análise está cunhada em reflexões que perpassam pelo entrelaçamento entre os temas abordados nas formações ofertadas por políticas educacionais, a presença do conteúdo sobre diversidade religiosa na educação e como o ER pode alicerçar essa demanda. Estes fatores salientam uma fundamentação teórica que propõe vislumbrar um cenário benéfico para a reflexão docente, como o desenvolvimento integral discente. Dessa forma, a temática sobre diversidade religiosa fundamentada pelo ER trata de questões que sustentam carências implícitas no âmbito escolar que poderão enaltecer avanços significativos em demandas contemporâneas na área da educação.

Palavras-chave: Formação continuada; Diversidade religiosa; Ensino Religioso.

 

Abstract

The objective of this article is to conduct an analysis, through bibliographical and documentary approaches, of the context between continuing education on religious diversity and the support that Religious Education can provide for this theme. Therefore, this analysis is grounded in reflections that encompass the intertwining between the topics addressed in the training offered by educational policies, the presence of content on religious diversity in education, and how Religious Education can support this demand. These factors emphasize a theoretical foundation that proposes envisioning a beneficial scenario for teacher reflection, as well as the integral development of students. Thus, the theme of religious diversity grounded by Religious Education deals with issues that sustain implicit deficiencies in the school environment, which could enhance significant advances in contemporary demands in the field of education.

Keywords: Continuing education; Religious diversity; Religious Education

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Amélia Menassa da Silva, Faculdade Unida de Vitória

Doutoranda em Ciências das Religiões e Mestra em Ciências das Religiões (PPGCR- FUV). Graduada em Matemática (Centro Universitário São Camilo) e em Pedagogia (Faculdade de Uberaba -UNIUBE). Pós-graduada em Matemática (UNIGRANRIO); em Gestão Integradora (Faculdade Castelo Branco); e em Oratória, Transversalidade e Didática da fala (UFES). Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa e Enovação – ES (FAPES). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Religião, Gênero, Violência: Direitos Humanos e Educação (REGEVIDHE). E-mail: pedagoga.seme@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6592-7227.       

Claudete Beise Ulrich , Faculdade Unida de Vitória -ES

Pós-doutora em Educação (UFES) e em História (UFSC). Doutora e Mestra em Teologia (FACULDADES EST). Graduada em Teologia (FACULDADES EST), Pedagogia (UDESC), História (CLARETIANO), especialização em Ensino Religioso (FACULDADES EST). Professora na Faculdade Unida de Vitória, graduação e no PPGCR- Mestrado e Doutorado Profissional em Ciências das Religiões. Coordenadora da Licenciatura em Ciências das Religiões. Coordenadora do grupo de Pesquisa Religião, Gênero, Violências: Direitos Humanos e Educação (REGEVIDHE-CNPq). E-mail: claudete@fuv.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9830-3768.

Referências

BRASIL. Senado Federal. LDB Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, Brasília: Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC; SEB; CNE, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.

CARNEIRO, Moaci A. LDB fácil: leitura crítico-compreensivo artigo a artigo. Petrópolis: Vozes, 2018.

CECCHETTI. Elcio. Diversidade religiosa e currículo escolar: presenças, ausências e desafios. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DA REGIÃO SUL (ANPED SUL), IX, 2012, Santa Catarina. Anais... Santa Catarina: ANPED SUL, 2012. p. 1-15. [pdf].

CARON, Lurdes; MARTINS FILHO, Lourival J. Ensino religioso: uma história em construção. In: SILVEIRA, Emerson S.; JUNQUEIRA, Sérgio (orgs.). O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020.

ESPÍRITO SANTO: Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional. Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (CONCITEC). Vitória: Governo do Estado do Espírito Santo. Disponível em: https://fapes.es.gov.br/ . Acesso em: 14 fev. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LOPES, Kátia C.; TORMAN, Ronalisa. O educador frente às diversidades da contemporaneidade. In: KRONBAUER, Selenir C. G.; SIMIONATO, Margareth F. (orgs.). Formação de professores: abordagens contemporâneas. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2011. p. 49-69.

MIRANDA, Antônio M. J. O.; CUNHA, Renata C.; SOUSA FILHO, Vicente G.; FERREIRA, Anderson C. N. Formação docente em ensino religioso: um diálogo com a política nacional. Revista Caminhos, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 10-27, 2020.

OLIVEIRA, Lilian B.; KOCH, Simone R. Diversidade cultural religiosa e formação de docentes de ensino religioso na FUEB/ SC: tecendo cartografia. Revista estudos e pesquisas da religião, Juiz de Fora, v. 15, n. 2, p. 457-481, 2012.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PIMENTA, Selma G. José C. Professor reflexivo: historicidade do conceito. In: PIMENTA, Selma G.; GHADIN, Evandro. (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 53-79.

PINHO, Maria J.; SANTOS, Jocyléia S.; BRASILEIRO, Tania S. A. O impacto das políticas públicas na formação de professores. In: VEIGA, Ilma P. A.; SANTOS, Jocyléia S. (orgs). Formação de professores para a educação básica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022. p. 41-71.

ROZA, Jacira P. Desafios da docência: algumas reflexões sobre a possibilidade de uma gestão pedagógica da pesquisa. In: KRONBAUER, Selenir C. G.; SIMIONATO, Margareth F. (orgs.). Formação de professores: abordagens contemporâneas. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2011. p. 23-34.

RUEDELL, Pedro. Educação religiosa: fundamentação antropológica-cultural da religião segundo Paul Tillich. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2010.

SANTOS, Erisvaldo P. Educação O fenômeno religioso, o Ensino Religioso e as religiões de matrizes africanas no contexto brasileiro: apontamentos epistemológicos. In: PESSANHA, Márcia; OLIVEIRA, Iolanda. (orgs.). Educação pública, religião e laicidade. Niterói: CEAD-UFF, 2017. p. 59-87.

SILVA, Rosa A. M. Formação continuada para professores/as de ensino religioso: questões relacionadas à diversidade cultural religiosa e as ciências das religiões. Revista DAVAR, Vitória, v. 17, n. 1, 2024, p. 153-167.

TARDIF. Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

ULRICH, Claudete Beise; RICHTER REIMER, Ivoni; BARRETO JR., Raimundo César; NOGUEIRA, Sandra Vidal. Ensino religioso: um componente curricular em construção. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 18, n. 5, p. 3–9, 2021. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8674/4956. Acesso em: 13 mar. 2024.

ULRICH, Claudete B.; GONÇALVES, José M. O estranho caso do Ensino Religioso: contradições legais e questões epistemológicas. Revista Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, 2018, p. 14-24.

VERDUGO, Marcos Vinícius S. Diversidade e ensino religioso. In: In: JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; BRANDENBURG; Laude E.; KLEIN, Remí (orgs.). Compêndio do Ensino Religioso. Petrópolis: Vozes, 2017.

Downloads

Publicado

10/06/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 22
  • pdf downloads: 19

Como Citar

DA SILVA, R. A. M.; ULRICH , C. B. Formação continuada para professores/as: análise da temática sobre diversidade fundamentada no ensino religioso : Continuing education for teachers: analysis of the theme of diversity grounded in religious education. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8329. Acesso em: 13 jul. 2024.