A inclusão escolar de crianças com deficiência visual nos anos iniciais do ensino fundamental: inquietações e desejos
Social inclusion for children with visual impairment in the initial grades of primary school: concerns and hopes
Palavras-chave:
Educação Especial, Deficiência Visual, Fluxo de matrículaResumo
Objetivamos problematizar a dinâmica de inclusão escolar de crianças com deficiência visual por meio dos dados estatísticos relativos ao fluxo de matrículas dessa população em escolas estaduais de Educação Básica, localizadas no município de Vila Velha/ES dos anos de 2008 a 2018. O estudo, é de natureza quali-quantitativa delineada enquanto uma pesquisa documental. Para o tratamento e organização dos microdados fornecidos pelo Inep, utilizamo-nos do software SPSS. Nossas reflexões, estão baseadas nos constructos da Sociologia Figuracional de Elias (1994, 2001) em diálogo com a literatura que versa sobre o direito das crianças à educação escolar. Os dados indicam a necessidade de trabalharmos pelo prosseguimento nos estudos, como garantia de direito à Educação implicando necessariamente, uma cuidadosa (re)visão de concepções relativas ao processo de inclusão escolar dessas crianças.
Palavras-chave: Educação Especial; Deficiência Visual; Fluxo de matrículas.
Abstract
Our aim is to problematize the dynamics of school inclusion for children with visual impairments through statistical data on the flow of enrolments of this population in state schools of Basic Education, located in the municipality of Vila Velha/ES from 2008 to 2018. The study is of a qualitative-quantitative nature and is designed as documentary research. We used SPSS software to process and organize the microdata provided by Inep. Our reflections are based on the constructs of Elias's Figurational Sociology (1994, 2001) in dialog with the literature on children's right to school education. The data indicates the need to work towards continuing studies as a guarantee of the right to education, which necessarily implies a careful (re)vision of conceptions relating to the process of school inclusion for these children.
Keywords: Special Education; Visual Impairment; Enrollment flow.
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