A inclusão escolar de crianças com deficiência visual nos anos iniciais do ensino fundamental: inquietações e desejos

Social inclusion for children with visual impairment in the initial grades of primary school: concerns and hopes

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, Deficiência Visual, Fluxo de matrícula

Resumo

Objetivamos problematizar a dinâmica de inclusão escolar de crianças com deficiência visual por meio dos dados estatísticos relativos ao fluxo de matrículas dessa população em escolas estaduais de Educação Básica, localizadas no município de Vila Velha/ES dos anos de 2008 a 2018. O estudo, é de natureza quali-quantitativa delineada enquanto uma pesquisa documental. Para o tratamento e organização dos microdados fornecidos pelo Inep, utilizamo-nos do software SPSS. Nossas reflexões, estão baseadas nos constructos da Sociologia Figuracional de Elias (1994, 2001) em diálogo com a literatura que versa sobre o direito das crianças à educação escolar. Os dados indicam a necessidade de trabalharmos pelo prosseguimento nos estudos, como garantia de direito à Educação implicando necessariamente, uma cuidadosa (re)visão de concepções relativas ao processo de inclusão escolar dessas crianças.

Palavras-chave: Educação Especial; Deficiência Visual; Fluxo de matrículas.

 

Abstract

Our aim is to problematize the dynamics of school inclusion for children with visual impairments through statistical data on the flow of enrolments of this population in state schools of Basic Education, located in the municipality of Vila Velha/ES from 2008 to 2018. The study is of a qualitative-quantitative nature and is designed as documentary research. We used SPSS software to process and organize the microdata provided by Inep. Our reflections are based on the constructs of Elias's Figurational Sociology (1994, 2001) in dialog with the literature on children's right to school education. The data indicates the need to work towards continuing studies as a guarantee of the right to education, which necessarily implies a careful (re)vision of conceptions relating to the process of school inclusion for these children.

Keywords: Special Education; Visual Impairment; Enrollment flow.

 

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Biografia do Autor

Claudiana Raymundo dos Anjos, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020), Doutoranda em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo na linha de pesquisa Educação Especial e Processos Inclusivos. Integrante do Grupo de Pesquisa "Políticas, Gestão e Inclusão Escolar: Contextos e Processos Sociais”.

Email: claudianaanjos.profe@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1885-1738

Reginaldo Célio Sobrinho, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Associado do Departamento de "Educação politica e Sociedade". Diretor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espirito Santo (2020-2024). Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/Ufes, linha de pesquisa "Educação Especial e processos inclusivos". Graduado em Pedagogia com habilitação em Educação Especial (Ufes, 1998), mestre em Educação (2004) e doutor em Educação (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes). Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade Federal da Grande Dourados/MS (UFGD). 

Email:     reginaldo.celio@ufes.br       Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4209-2391

 

Christiano Felix dos Anjos, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Colaborador das Ações Inclusivas no município de Cariacica Espírito Santo. Integrante do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa "Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar".

Email: avitima@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3176-9667

 

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Publicado

22/12/2024
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Como Citar

RAYMUNDO DOS ANJOS, C.; CÉLIO SOBRINHO, R.; FELIX DOS ANJOS, C. A inclusão escolar de crianças com deficiência visual nos anos iniciais do ensino fundamental: inquietações e desejos: Social inclusion for children with visual impairment in the initial grades of primary school: concerns and hopes. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8213. Acesso em: 8 jan. 2025.

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