Recursos didáticos utilizados para o ensino e aprendizagem de seleção natural e deriva genética com estudantes do Ensino Médio

Didactic resources used for the teaching and learning of natural selection and genetic drift with high school students

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem; Educação básica; Ensino de evolução

Resumo

O objetivo deste estudo foi testar e validar recursos didáticos para o ensino de Evolução Biológica (seleção natural e deriva genética) com alunos do Ensino Médio. O estudo qualitativo analisou dois recursos didáticos que partem de duas situações hipotéticas: uma que simula a seleção natural e outra que diz respeito à deriva genética. Os resultados apontam para a eficiência dos recursos didáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem dos temas propostos, havendo motivação e participação dos estudantes, aplicação de conhecimentos prévios e discussão de situações propostas, constatando ter ocorrido a aprendizagem. Com isso, ressalta-se a necessidade de os docentes se manterem atentos à diversificação das metodologias utilizadas em sala de aula e de desafiar seus estudantes, estimulando uma aprendizagem crítica, participativa e aplicável à realidade dos discentes.

Palavras-chaves: Aprendizagem; Educação básica; Ensino de evolução.

 

Abstract

This study aimed to test and validate teaching resources for instructing high school students on biological evolution, focusing on natural selection and genetic drift. The qualitative analysis involved two teaching resources based on hypothetical scenarios: one simulating natural selection and adaptation and the other addressing genetic drift. Results indicate the effectiveness of these resources in enhancing the teaching and learning process. Student motivation and participation, along with applying prior knowledge and discussions about the scenarios, confirmed successful learning. Consequently, the study underscores the importance of diversifying their classroom methodologies and challenging students, fostering critical, participatory learning that connects to their real-world experiences.

Keywords: Learning; Basic education; Teaching evolution.

 

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Biografia do Autor

Maria da Conceição Vieira de Almeida Menezes, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Professora adjunta pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). E-mail: mariaalmeida@uern.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-3099-2776

Kleberson de Oliveira Porpino, UERN

Doutorado em Geologia também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. E-mail: kleberson@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2081-3722

 

Natanael Charles da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Professor EBTT pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). E-mail: natanaelcharles@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5261-3691

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora titular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Professora titular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

E-mail: magffaraujo@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8811-7921

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Publicado

05/07/2024
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Como Citar

MENEZES, M. da C. V. de A.; DE OLIVEIRA PORPINO, K.; SILVA, N. C. da; ARAÚJO, M. F. F. de. Recursos didáticos utilizados para o ensino e aprendizagem de seleção natural e deriva genética com estudantes do Ensino Médio: Didactic resources used for the teaching and learning of natural selection and genetic drift with high school students . Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8022. Acesso em: 13 jul. 2024.