A autoimagem da criança com a literatura para a infância: mediação literária para a valorização da diversidade e práticas antirracistas
The child's self-image with children's literature: literary mediation to value diversity and anti-racist practices
Palavras-chave:
Mediação Literária, Identidade, Práticas antirracistasResumo
A formação da autoimagem das crianças é influenciada pelas representações que elas encontram em diferentes ambientes. Este estudo envolve estratégias de mediações literárias para a valorização da identidade dos estudantes, desenvolve-se no estado de Alagoas, na região Nordeste do Brasil, e é respaldado pela metodologia da investigação-ação. Emerge de uma formação contínua de professores com docentes de 4 regiões do Brasil, a partir de uma pesquisa de doutorado. A professora de Alagoas atuou como investigadora e mediadora literária em seu contexto educativo, refletiu e agiu para a promoção de práticas antirracistas e de valorização da identidade dos estudantes. O estudo revelou a necessidade da promoção de obras e mediações literárias que prestigiam as diversidades étnico-raciais para a aceitação, compreensão e valorização dos estudantes e suas especificidades.
Palavras-chave: Mediação Literária; Identidade; Práticas antirracistas.
Abstract
The formation of children's self-image is influenced by the representations they encounter in different environments. This study involves literary mediation strategies to enhance students' identity, taking place in the state of Alagoas, in the Northeast region of Brazil, and is supported by the methodology of action research. It emerges from continuous teacher training with teachers from 4 regions of Brazil, based on doctoral research. The teacher from Alagoas acted as a researcher and literary mediator in her educational context, reflected and acted to promote anti-racist practices and value the identity of students. The study revealed the need to promote works and literary mediations that honor ethnic-racial diversities for the acceptance, understanding and appreciation of students and their specificities.
Keywords: Literary Mediation; Identity; Anti-racist practices.
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