A autoimagem da criança com a literatura para a infância: mediação literária para a valorização da diversidade e práticas antirracistas

The child's self-image with children's literature: literary mediation to value diversity and anti-racist practices

Autores

Palavras-chave:

Mediação Literária, Identidade, Práticas antirracistas

Resumo

A formação da autoimagem das crianças é influenciada pelas representações que elas encontram em diferentes ambientes. Este estudo envolve estratégias de mediações literárias para a valorização da identidade dos estudantes, desenvolve-se no estado de Alagoas, na região Nordeste do Brasil, e é respaldado pela metodologia da investigação-ação. Emerge de uma formação contínua de professores com docentes de 4 regiões do Brasil, a partir de uma pesquisa de doutorado. A professora de Alagoas atuou como investigadora e mediadora literária em seu contexto educativo, refletiu e agiu para a promoção de práticas antirracistas e de valorização da identidade dos estudantes.  O estudo revelou a necessidade da promoção de obras e mediações literárias que prestigiam as diversidades étnico-raciais para a aceitação, compreensão e valorização dos estudantes e suas especificidades.

Palavras-chave: Mediação Literária; Identidade; Práticas antirracistas.

 

Abstract

The formation of children's self-image is influenced by the representations they encounter in different environments. This study involves literary mediation strategies to enhance students' identity, taking place in the state of Alagoas, in the Northeast region of Brazil, and is supported by the methodology of action research. It emerges from continuous teacher training with teachers from 4 regions of Brazil, based on doctoral research. The teacher from Alagoas acted as a researcher and literary mediator in her educational context, reflected and acted to promote anti-racist practices and value the identity of students. The study revealed the need to promote works and literary mediations that honor ethnic-racial diversities for the acceptance, understanding and appreciation of students and their specificities.

Keywords: Literary Mediation; Identity; Anti-racist practices.

 

 

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Biografia do Autor

Stefania de Brito Matos de Oliveira, Instituto de Educação de Lisboa

Doutoranda em Educação pelo Instituto de Educação de Lisboa, área Formação de Professores e Supervisão (Lisboa/Portugal), mestra em Educação pelo Instituto Piaget, área Supervisão e Avaliação (Almada/Portugal), pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Castelo Branco (RJ/Brasil), licenciada em Letras pela Universidade da Cidade (RJ/Brasil), autora dos livros para a infância ‘A menina dos olhos de alface’ (2014), ‘Uma aventura hospitalar’ (2020) e ‘O coelho colorido’ (2022) e do livro ‘Avaliação do Desempenho Docente: Olhares de avaliados e de avaliadores’ (2023). E-mail: stefania.professora@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8970-6442

Jaklane de Abreu Santos, Prefeitura Municipal de Senador Rui Palmeira

Mestra em Ensino e Formação de Professores pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL,2023), licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL, 2019) com especialização em Educação do Campo e Sustentabilidade pela mesma universidade (UNEAL, 2020). Professora da Educação Básica, atuando na Rede Municipal de Senador Rui Palmeira, Alto Sertão alagoano. E-mail: jaklane.santos@arapiraca.ufal.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6082-7614

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Publicado

24/02/2024
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Como Citar

DE BRITO MATOS DE OLIVEIRA, S.; DE ABREU SANTOS, J. A autoimagem da criança com a literatura para a infância: mediação literária para a valorização da diversidade e práticas antirracistas: The child’s self-image with children’s literature: literary mediation to value diversity and anti-racist practices . Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7907. Acesso em: 27 abr. 2024.

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