Ensino de Ciências no contexto da BNCC: um olhar a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa ausubeliana

Science Education in the context of the BNCC: a look from the ausubelian Theory of Meaningful learning

Autores

Resumo

O estudo objetivou compreender o Ensino de Ciências no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel. É um estudo de base qualitativa, com caráter descritivo e documental, no qual foram analisados os elementos constituintes da BNCC para o Ensino de Ciência com base em Ausubel. Observa-se que a BNCC se aproxima de algumas proposições da teoria em foco. Contudo, em uma leitura aprofundada constata-se que a BNCC, ao negligenciar o acesso a determinados conhecimentos e ao destacar o desenvolvimento de competências e habilidades, distancia-se das propostas que conduzem a uma aprendizagem significativa. Assim, concluímos que o apresentado pela BNCC não é suficiente para garantir as proposições de Ausubel, visto que a ausência de um enfoque maior no conteúdo prejudica as relações entre os subsunçores e conhecimentos a serem construídos.

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa; Ensino de Ciências; BNCC.

 

Abstract

The study aimed to understand the teaching of science in the context of the Brazilian Common National Curricular Base (BNCC) and in the light of David Ausubel's Meaningful Learning Theory. It is a qualitative study, with descriptive and documentary character, in which the constituent elements of the BNCC for Science Education based on Ausubel approach were analyzed. It is observed that the BNCC is close to some principles which the theory is focusing on. However, an in-depth reading shows that the BNCC, by neglecting access to certain knowledge and highlighting the development of skills and abilities, distances itself from the proposals that lead to meaningful learning. We conclude that what is presented by BNCC is not enough to ensure the propositions of Ausubel, since the absence of a greater focus on content undermines the relationships between the subsumers and knowledge to be built.

Keywords: Meaningful Learning; Science Education; BNCC.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaklane de Abreu Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)

Mestranda em Ensino e Formação de Professores pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL, 2019), com especialização em Educação do Campo e Sustentabilidade pela mesma universidade (UNEAL, 2020). Professora da rede municipal de Senador Rui Palmeira, Sertão alagoano. Tem interesse na área de Ensino e Ensino de Ciências, com ênfase em Educação Ambiental.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6082-7614. E-mail: jaklane.santos@arapiraca.ufal.br.

Danielle Oliveira da Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2017), Mestre em Educação pela Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN, 2007), licenciada em Psicologia e bacharel em Psicologia pela mesma universidade (UFRN, 2003 e 2002). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação). Atua na orientação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores da UFAL. Tem interesse na área de Psicologia da Educação, desenvolvendo estudos com temáticas relativas aos processos de ensino-aprendizagem, desenvolvimento humano e medicalização da vida. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0245-6533. E-mail: danielle.nobrega@ufrn.br.

Iara Terra de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Ciência & Tecnologia – Química pela Universidade Federal do ABC (UFABC,2019), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo (USP,2011), licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2005) e em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul, 2019). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Alagoas (UFAL – Campus Arapiraca). Atua na orientação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores da UFAL. Tem interesse na área de Ensino de Ciências desenvolvendo estudos para a: sociologia da ciência, estado da arte, educação ambiental com foco nos resíduos sólidos. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2511-1666. E-mail: iara.terra@arapiraca.ufal.br

Downloads

Publicado

27/11/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 205
  • pdf downloads: 266

Como Citar

DE ABREU SANTOS, J.; OLIVEIRA DA NÓBREGA, D. .; TERRA DE OLIVEIRA, I. . Ensino de Ciências no contexto da BNCC: um olhar a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa ausubeliana: Science Education in the context of the BNCC: a look from the ausubelian Theory of Meaningful learning. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5937. Acesso em: 16 abr. 2024.