O Conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de professores de ciências uma revisão em pesquisas brasileiras
Pedagogical content knowledge in science teacher training: a review of Brazilian research
DOI:
10.31792/rc.v20i38.7875Resumo
Este estudo apresenta um mapeamento e análise das concepções e contribuições de autores de pesquisas, a partir de dissertações e teses brasileiras disponíveis na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia, sobre o conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK) na formação de professores de Ciências. Encontraram-se 19 dissertações e teses entre 2003 e 2019, originadas de Programas de Pós-Graduação. Identificaram-se 45 autores, a maioria estrangeiros. Evidenciou-se, também, que as pesquisas e referenciais utilizados partem das concepções de Lee Shulman. Sendo assim, percebeu-se um aumento no número de pesquisas acerca da temática, porém, avalia-se a necessidade de valorizar autores brasileiros e ampliar os estudos com outros públicos e regiões do país.
Palavras-chave: Formação docente; Mapeamento; Conhecimento dos Professores.
Abstract
This study presents a mapping and analysis of the conceptions and contributions of research authors, based on Brazilian dissertations and theses available in the Brazilian Library of Theses and Dissertations of the Brazilian Institute of Information, Science and Technology, on pedagogical content knowledge (PCK) in the training of Science teachers. 19 dissertations and theses were found between 2003 and 2019, originating from Postgraduate Programs. 45 authors were identified, most of them foreigners. It was also evident that the research and references used depart from Lee Shulman's concepts. Therefore, an increase in the number of research on the topic was noticed, however, the need to value Brazilian authors and expand studies with other audiences and regions of the country is assessed.
Keywords: Teacher training; Mapping; Teacher knowledge.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ALMEIDA, P. C. A. de; BIAJONE, J. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.2, p. 281-295, maio/ago. 2007.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. Edições 70, São Paulo, 2016.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: http://www.capes.gov.br/. Acesso em: 14 nov. 2023.
CUNHA, E. R. Os Saberes Docentes ou Saberes dos Professores. Revista Cocar. Belém, v.1 n. 2, p. 1-15, 2007. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/130. Acesso em: 02 out. 2023.
FERES, G. G. A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de Bourdieu. 2010. 337f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências. Bauru, SP, 2010.
FERNANDES, N. L. R.; PEDROSA, R. S. Ser professor iniciante: um estudo sobre a constituição da docência de professores de matemática. Revista de Educação, Ciências e Matemática. Rio de Janeiro, v. 2, p. 1-13, 2012. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/1450/937. Acesso em: 05 nov. 2023.
FERNANDEZ, C. Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de Ciências. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v.17, n. 2, p. 500-528, maio-ago, 2015.
GAUTHIER, C. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Trad. Francisco Pereira. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
GESS-NEWSOME, J. Pedagogical content knowledge: an introduction and orientation. J. GESS-NEWSOME; N. G. LEDERMAN (Eds.), Examining pedagogical content knowledge: the construct and its implications for science education. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, p. 3-17, 1999.
GIL, A. C. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 5ª ed., 2010.
GOES, L. F. de. FERNANDEZ, C. Reflexões metodológicas sobre pesquisas do tipo estado da arte: investigando o conhecimento pedagógico do conteúdo. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 1, 94-118, 2018.
GROSSMAN, P. L. The making of a teacher: Teacher knowledge and teacher education, New York: Teacher College Press, 1990.
KIND, V. Pedagogical content knowledge in science education: perspectives and potential for progress. Studies in Science Education, v. 45, No. 2, p.169–204, 2009.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se pela mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LOUGHRAN, J.J.; MULHALL, P.; BERRY, A. In Search of Pedagogical Content Knowledge in Science: Developing Ways of Articulating and Documenting Professional Pratice. Journal of Research in Science Teaching, v.41, n. 4, p. 370-391, 2004.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 2018.
MAGNUSSON, S.; KRAJCIK, J.; BORKO, H. Nature, sources and development of pedagogical content knowledge for science teaching. In GESS-NEWSOME, J.; LEDERMAN, N.G. (Eds.), Examining pedagogical content knowledge: The construct and its implications for science education, Boston: Kluwer, p. 95-132, 1999.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PARK, S.; OLIVER, S. Revisiting the conceptualization of pedagogical content knowledge (PCK): PCK as a conceptual tool to understand teachers as professionals. Research in Science Education, New York, v. 38, p. 261-284, 2008.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
RADETZKE, F. S. GÜLLICH, R. I. da C. EMMEL, R. A constituição docente e as espirais autorreflexivas: investigação-formação-ação em ciências. Revista Vitruvian Cogitationes, Maringá, v. 1, n. 1, p. 65-83, 2020. Disponível em: https://rvc.inovando.online/uploads/artigos/65-83-artigo-uffs_arquivo17_1611079720. Acesso em: 22 out. 2023.
ROSA, M. I. F. P. S.; SCHNETZLER, R. P. A investigação-ação na formação continuada de professores. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 1, p. 27-39, 2003.
SOUZA, D. G. de. MIRANDA, J. C. SOUZA, F. dos S. Breve histórico acerca da criação das universidades do Brasil. Revista Educação Pública, v. 19, n. 5, 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/5/breve-historico-acerca-da-criacao-das-universidades-no-brasil. Acesso em: 14 abr. 2023.
SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundations of de new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, p. 1-22, 1987.
SHULMAN, L. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14.1986.
SHULMAN, L. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de curriculum y formación del profesorado, v. 2, n. 9, 2005. Disponível em: http://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf. Acesso em: 07 mar. 2023.
SHULMAN, L. Conhecimento e ensino: fundamentos para uma nova reforma. Tradução de Leda Beck e revisão técnica de Paula Louzano. Cadernos Cenpec, São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, 2014. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. Acesso em: 15 abr. 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 195
- pdf downloads: 148