O Conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de professores de ciências uma revisão em pesquisas brasileiras

Pedagogical content knowledge in science teacher training: a review of Brazilian research

Autores

DOI:

10.31792/rc.v20i38.7875

Resumo

Este estudo apresenta um mapeamento e análise das concepções e contribuições de autores de pesquisas, a partir de dissertações e teses brasileiras disponíveis na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia, sobre o conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK) na formação de professores de Ciências. Encontraram-se 19 dissertações e teses entre 2003 e 2019, originadas de Programas de Pós-Graduação. Identificaram-se 45 autores, a maioria estrangeiros. Evidenciou-se, também, que as pesquisas e referenciais utilizados partem das concepções de Lee Shulman. Sendo assim, percebeu-se um aumento no número de pesquisas acerca da temática, porém, avalia-se a necessidade de valorizar autores brasileiros e ampliar os estudos com outros públicos e regiões do país.

Palavras-chave: Formação docente; Mapeamento; Conhecimento dos Professores.

 

Abstract

This study presents a mapping and analysis of the conceptions and contributions of research authors, based on Brazilian dissertations and theses available in the Brazilian Library of Theses and Dissertations of the Brazilian Institute of Information, Science and Technology, on pedagogical content knowledge (PCK) in the training of Science teachers. 19 dissertations and theses were found between 2003 and 2019, originating from Postgraduate Programs. 45 authors were identified, most of them foreigners. It was also evident that the research and references used depart from Lee Shulman's concepts. Therefore, an increase in the number of research on the topic was noticed, however, the need to value Brazilian authors and expand studies with other audiences and regions of the country is assessed.

Keywords: Teacher training; Mapping; Teacher knowledge.

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Biografia do Autor

Andressa Vargas de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo/RS

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha (Santo Augusto/RS), Especialista em Ensino de Ciências da Natureza pelo Instituto Federal Farroupilha (Santa Rosa/RS) e Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul (Cerro Largo/RS). Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, atuando nas escolas da área indígena do Município de Redentora/RS. E-mail: andressa.vargas98@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6960-2080.

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha - Santa Rosa/RS

Licenciada em Pedagogia pela Sociedade Educacional (Três de Maio/RS), Especialização em Educação Infantil e Alfabetização pela UNIJUÍ (Ijuí/RS), Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ (Ijuí/RS). Docente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha de Santa Rosa/RS e Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul de Cerro Largo/RS. E-mail: rubia.emmel@iffarroupilha.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4701-8959.

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01/06/2024
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Como Citar

VARGAS DE SOUZA, A.; EMMEL, R. O Conhecimento pedagógico de conteúdo na formação de professores de ciências uma revisão em pesquisas brasileiras: Pedagogical content knowledge in science teacher training: a review of Brazilian research. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. DOI: 10.31792/rc.v20i38.7875. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7875. Acesso em: 13 jul. 2024.