Educação Especial em escolas dos campos, das águas e das florestas: contribuições da Universidade Federal da Grande Dourados (2011–2023)
Special Education in schools located in rural, riverside and forests areas: contributions from the Federal University of Grande Dourados (2011–2023)
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, População Rural, Produção CientíficaResumo
Este artigo objetiva analisar as teses e dissertações sobre a Educação Especial em escolas dos campos, das águas e das florestas, defendidas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Para tanto, foi realizado um levantamento de teses e dissertações nos repositórios institucionais dos cursos de mestrado e de doutorado da UFGD, por meio de descritores para filtragem. Foram identificados 15 trabalhos sobre a temática, a partir dos quais se empreendeu uma análise bibliométrica que gerou nove indicadores da produção. Espera-se que, além de elucidar as contribuições da UFGD na produção do conhecimento sobre o tema, o estudo possibilite o desvelamento de aspectos complexos que permeiam a Educação Especial em escolas dos campos, das águas e das florestas, sobretudo na perspectiva da educação inclusiva.
Palavras-chave: Educação Inclusiva; População Rural; Produção Científica.
Abstract
This article aims to analyze the theses and dissertations on Special Education in schools located in rural, riverside and forests areas, defended within the Stricto Sensu Graduate Programs of the Federal University of Grande Dourados (UFGD). For this purpose, a survey of theses and dissertations was carried out in the institutional repositories of master's and doctorate courses at UFGD, using descriptors for filtering. Fifteen papers on the subject were identified, from which a bibliometric analysis was undertaken that generated nine production indicators. It is expected that, in addition to elucidating UFGD's contributions to the production of knowledge on the subject, the study will enable the unveiling of complex aspects that permeate Special Education in schools located in rural, riverside and forests areas, especially from the perspective of inclusive education.
Keywords: Inclusive Education; Rural Population; Scientific Research.
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