Análise das concepções de educação integral no contexto da implementação do Novo Ensino Médio

Analysis of comprehensive education conceptions in the context of the implementation of the New Secundary School

Autores

Palavras-chave:

Reforma do ensino médio, Políticas públicas educacionais, Ultraliberalismo

Resumo

Este artigo buscou analisar as concepções de educação integral no contexto da implantação da reforma do Novo Ensino Médio (NEM,) situando-as no contexto de expansão das políticas ultraneoliberais. Na perspectiva da História Cultural e por meio de pesquisa bibliográfica (ancorada em autores como Peter Burke, Silva, Arroyo, Ciavatta, entre outros) e documental (BNCC, Lei 13.415 de 2017, etc.) verificou-se que as concepções que orientaram a reforma do NEM são notadamente hegemônicas, introduzidas por um governo ultraneoliberal em um contexto de disputa das políticas educativas e do espaço escolar. Conclui-se que a reforma do NEM pode impedir que o direito à educação seja efetivado, sobretudo em função de um modelo que não propicia transformação social.

Palavras-chave: Reforma do ensino médio, Políticas públicas educacionais, Ultraliberalismo.

 

Abstract

This article sought to analyze the concepts of integral education in the context of the implementation of the New Secondary Education (NSE) reform, placing them in the context of the expansion of ultra-neoliberal policies. From the perspective of Cultural History and through bibliographical research (anchored in authors such as Peter Burke, Silva, Arroyo, Ciavatta, among others) and documentary research (BNCC, Law 13,415 of 2017, etc.) it was verified that the conceptions that guided the NEM reforms are notably hegemonic, introduced by an ultra-neoliberal government in a context of dispute over educational policies and school space. It is concluded that the reform of the NSE may prevent the right to education from being realized, especially due to a model that does not provide social transformation.

Key-words: High school renovation, Educational public policies, Ultraneoliberalism.

 

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Biografia do Autor

Jerse Vidal Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFT, Graduado em História pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista no ensino de História pela FADESA., sendo bolsista da Capes/CNPq e membro do grupo de estudos História e Historiografia e Fontes de Pesquisa em Educação (HHFPE). Desenvolve pesquisas na linha História das instituições educativas. Atua como professor da rede estadual do Tocantins.

E-mail: jerse.vidal@mail.uft.edu.br; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0289-5234

Maria de Lourdes Leoncio Macedo, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Educação - Programa Educanorte - Polo da UFT (2021-2024). Possui graduação e pós-graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá-Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (2018). Membro do grupo de estudos História e Historiografia e Fontes de Pesquisa em Educação (HHFPE), Professora de História da rede estadual. Atualmente exerce a função de Técnica do Pronatec-Novos Caminhos da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes.

E:mail: malutocantins@gmail.com ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-2352-0116

Jocyleia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutorado em Educação/UEPA. Doutora em História/UFPE. Mestre em História/UFPE. Coordenadora do Polo Tocantins do Doutorado em Educação na Amazônia - Rede EDUCANORTE/PGDEA. Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação- PPGE/UFT. Coordenadora Local do Procad/Amazônia e Pesquisadora do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia: UEPA, UFRN e UFT (Procad/2018). Professora Associada IV da UFT. Líder de grupo de pesquisa História, Historiografia, Fontes de Pesquisa em Educação (HHFPE) pelo CNPq(2004).

E-mail: jocyleiasantana@gmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2335-121X

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Publicado

22/01/2024
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Como Citar

VIDAL PEREIRA, J.; LEONCIO MACEDO, M. de L.; SANTANA DOS SANTOS, J. Análise das concepções de educação integral no contexto da implementação do Novo Ensino Médio : Analysis of comprehensive education conceptions in the context of the implementation of the New Secundary School. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7815. Acesso em: 27 abr. 2024.