Análise das concepções de educação integral no contexto da implementação do Novo Ensino Médio
Analysis of comprehensive education conceptions in the context of the implementation of the New Secundary School
Palavras-chave:
Reforma do ensino médio, Políticas públicas educacionais, UltraliberalismoResumo
Este artigo buscou analisar as concepções de educação integral no contexto da implantação da reforma do Novo Ensino Médio (NEM,) situando-as no contexto de expansão das políticas ultraneoliberais. Na perspectiva da História Cultural e por meio de pesquisa bibliográfica (ancorada em autores como Peter Burke, Silva, Arroyo, Ciavatta, entre outros) e documental (BNCC, Lei 13.415 de 2017, etc.) verificou-se que as concepções que orientaram a reforma do NEM são notadamente hegemônicas, introduzidas por um governo ultraneoliberal em um contexto de disputa das políticas educativas e do espaço escolar. Conclui-se que a reforma do NEM pode impedir que o direito à educação seja efetivado, sobretudo em função de um modelo que não propicia transformação social.
Palavras-chave: Reforma do ensino médio, Políticas públicas educacionais, Ultraliberalismo.
Abstract
This article sought to analyze the concepts of integral education in the context of the implementation of the New Secondary Education (NSE) reform, placing them in the context of the expansion of ultra-neoliberal policies. From the perspective of Cultural History and through bibliographical research (anchored in authors such as Peter Burke, Silva, Arroyo, Ciavatta, among others) and documentary research (BNCC, Law 13,415 of 2017, etc.) it was verified that the conceptions that guided the NEM reforms are notably hegemonic, introduced by an ultra-neoliberal government in a context of dispute over educational policies and school space. It is concluded that the reform of the NSE may prevent the right to education from being realized, especially due to a model that does not provide social transformation.
Key-words: High school renovation, Educational public policies, Ultraneoliberalism.
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