Proposição de Problemas de Análise Combinatória

Posing of Combinatorial Analysis Problems

Autores

Palavras-chave:

Proposição de Problemas, Resolução de Problemas, Elemento disparador, Prompt

Resumo

A proposição de problemas possibilita aos estudantes relacionar a aprendizagem matemática com suas vivências e interesses. No entanto, vários aspectos dessa atividade precisam ser explorados para entender suas implicações. Neste estudo, de natureza qualitativa, é analisada uma prática educativa de proposição problemas de Análise Combinatória, com estudantes de um curso técnico em Informática, com foco no planejamento da atividade e nos problemas criados. Os resultados revelaram que as características da atividade – que envolveu os estudantes na busca por temas relacionados aos problemas de Análise Combinatória, bem como na socialização e discussão desses problemas em grupos – estimulou a criação de problemas matematicamente interessantes e relevantes para sua área de formação, contribuindo, ainda, no desenvolvimento de aspectos formativos.

Palavras-chave: Proposição de Problemas; Resolução de Problemas; Elemento Disparador; Prompt.

 

 

Abstract

Problem posing enables students to relate mathematical learning to their experiences and interests. However, various aspects of this activity need to be explored in order to understand its implications. This qualitative study analyzes the educational practice of posing Combinatorial Analysis problems with students on a technical course in Computer Science, focusing on the planning of the activity and the problems created. The results revealed that the characteristics of the activity - which involved the students searching for topics related to Combinatorial Analysis problems, as well as socializing and discussing these problems in groups - encouraged the creation of mathematically interesting problems relevant to their area of training, while also contributing to the development of formative aspects.

Keywords: Problem Posing; Problem Solving; Trigger Element; Prompt.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado de Matemática pela Universidade Regional de Blumenau, mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela mesma universidade, doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, com supervisão da profª Drª Norma S. G. Allevato, pela Universidade Cruzeiro do Sul. É professora em tempo integral do Departamento de Matemática e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau.

Email: janainap@furb.br    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3131-9316

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Matemática Pura pela Universidade Estadual de Londrina (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é membro associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professora titular e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, onde é líder do GPEAEM - Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática.

E-mail: normallev@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6892-606X

Vanessa Oechsler, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau, Especialização em Formação de Professores pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Regional de Blumenau e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professora efetiva de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Gaspar, atuando no nível técnico, tecnológico e formação de professores.

E-mail: vanessa.oechsler@ifsc.edu.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1852-4385

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. de la R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (Org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. 2 ed. E-book. Jundiaí: Paco, 2021, p. 40-62.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BONOTTO, C. Artifacts as sources for problem-posing activities. Educational Studies in Mathematics, v. 83, n. 1, p. 37-55, 2013.

CAI, J. What Research Says About Teaching Mathematics Through Problem Posing. Éducation et didactique, v. 16, n. 3, p. 31-50, 2022. DOI: 10.4000/educationdidactique.10642

CAI, J.; KOICHU, B.; ROTT, B.; ZAZKIS, R.; JIANG, C. Mathematical problem posing: Task variables, processes, and products. In: FERNANDEZ, C. et al. (eds.). Proceedings of the 45th of the Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, v. 1, p. 119-145, 2022.

CAI, J.; RAN, H.; HWANG, S.; MA, Y.; HAN, J.; MUIRHEAD, F. Impact of prompts on students’ mathematical problem posing. The Journal of Mathematical Behavior, n. 72, p. 1-15, 2023. DOI: 10.1016/j.jmathb.2023.101087.

CHEN, T.; CAI, J. An elementary mathematics teacher learning to teach using problem posing: A case of the distributive property of multiplication over addition, International Journal of Educational Research, v. 102, p. 1-11, 2020. DOI: 10.1016/j.ijer.2019.03.004

CRESPO, S. A Collection of Problem Posing experiences for prospective mathematics teachers that make a difference. In: SINGER, F. M.; ELLERTON, N. F.; CAI, J. (ed.). Mathematical Problem Posing: From research to effective practice. New York: Springer, 2015. p. 494-511.

ELLERTON, N. F.; SINGER, F. M.; CAI, J. Problem Posing in Mathematics:

Reflecting on the Past, Energizing the Present, and Foreshadowing the Future. In: SINGER, F. M.; ELLERTON, N. F.; CAI, J. (ed.). Mathematical Problem Posing: From research to effective practice. New York: Springer, 2015. p. 547-556.

ENGLISH, L. Teaching and Learning Through Mathematical Problem Posing: Commentary. International Journal of Educational Research. v. 102, p. 1-5, 2020. DOI: 10.1016/j.ijer.2019.06.014.

GIESELER, L. C.; POSSAMAI, J. P.; BENTO, K. L. Proposição e resolução de problemas: análise e validação de indicadores gerais no contexto Laklãnõ/Xokleng: Problem posing and solving: analysis and validation of general indicators in the Laklãnõ/Xokleng context. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4179. Acesso em: 26 ago. 2023.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

NCTM. Curriculum and Evaluation Standards for School Mathematics. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 1989.

NCTM. Principles and Standards for School Mathematics. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 2000.

NCTM. Catalyzing change in early childhood and elementary mathematics: initiating critical conversations. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 2020.

POSSAMAI, J. P.; ALLEVATO, N. S. G. Problem Posing: images as a trigger element of the activity. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 1, p. 1-15, 2023. DOI: 10.37001/ripem.v13i1.3274

POSSAMAI, J. P.; ALLEVATO, N. S. G.; STRELOW, S. B. Proposição de problemas nos Anos Iniciais: reflexões sobre elementos disparadores e prompt. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 139–157, 2023. DOI: 10.33871/22385800.2023.12.27.139-157.

SILBER, S.; CAI, J. Pre-service teachers' free and structured mathematical problem posing, International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, n. 48, v. 2, p. 163-184, 2017. DOI: 10.1080/0020739X.2016.1232843

SILVER, E. A. On mathematical problem posing. For the Learning of Mathematics, v. 14, n. 1, p. 19-28, feb. 1994.

SINGER, F. M.; ELLERTON, N.; CAI, J. Problem-Posing Research in Mathematics Education: New Questions and Directions. Educational Studies in Mathematics, v. 83, p. 1-7, 2013. DOI 10.1007/s10649-013-9478-2

ZHANG, H.; CAI, J. Teaching mathematics through problem posing: insights from an analysis of teaching cases. ZDM Mathematics Education, n. 53, p. 961-973, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-021-01260-3

Downloads

Publicado

24/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 170
  • pdf downloads: 49

Como Citar

POSSAMAI, J. P.; ALLEVATO, N. S. G.; OECHSLER, V. Proposição de Problemas de Análise Combinatória: Posing of Combinatorial Analysis Problems . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7735. Acesso em: 21 dez. 2024.