A melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de alunos surdos: contribuições da pedagogia de Paulo Freire

Improving the quality of teaching and learning for deaf students: contributions from Paulo Freire’s pedagogy

Autores

Palavras-chave:

Educação de surdos, Práxis, Paulo Freire

Resumo

Este artigo, elaborado a partir de uma dissertação de Mestrado, analisa a percepção e a prática de professores de alunos surdos. O referencial teórico foi construído a partir de princípios freireanos[i] e aportes teóricos de pesquisadores que trabalham com o tema surdez. A pesquisa, de abordagem qualitativa, assumiu a forma de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio da análise de documentos e de entrevistas semiestruturadas com professores que apresentaram indícios de conhecimentos do pensamento de Paulo Freire em suas práticas. Quatro categorias, selecionadas na Pedagogia de Freire, foram destacadas para análise dessas evidências: cidadania, formação permanente, diálogo e educação humanizadora. Os resultados demonstram a forte contribuição do pensamento freireano na práxis dos docentes como elementos potencializadores da melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem do aluno surdo.

Palavras-chave:  Educação de surdos; Práxis; Paulo Freire.

 

Abstract

This paper, based on a Master’s thesis, analyzes the perception and practice of teachers of deaf students. The theoretical framework was constructed based on Freirean principles and theoretical contributions from researchers who work with the deafness theme. The research, with a qualitative approach, took the form of a case study. Data were collected through the analysis of documents and semi-structured interviews with teachers who showed evidence of knowledge of Paulo Freire’s thinking in their practices. Four categories, selected in Paulo Freire’s Pedagogy, were highlighted for analysis of this evidence: citizenship, permanent training, dialog and humanizing education. The results demonstrate the strong contribution of the Freirean thinking in the praxis of teachers as elements that enhance the improvement of the quality of teaching and learning for deaf students.

Keywords:  Education for the deaf; Praxis; Paulo Freire.

 

[i] O uso do adjetivo “freireano” e flexões visa conservar a grafia do sobrenome com o intuito de evidenciar a autoria das produções de Paulo Freire.

 

 

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Biografia do Autor

Priscilla Perugini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestra e Doutoranda pelo Programa de Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). E-mail: peruginipriscilla@gmail.com. Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-0282-5404

Ana Maria Saul, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Ana Maria Saul

Professora Doutora do Programa Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenadora da Cátedra Paulo Freire da PUC-SP. E-mail: anasaul@uol.com.br. Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-0114-444X

 

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Publicado

15/09/2023
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Como Citar

PERUGINI, P.; SAUL, A. M. A melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de alunos surdos: contribuições da pedagogia de Paulo Freire: Improving the quality of teaching and learning for deaf students: contributions from Paulo Freire’s pedagogy . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7489. Acesso em: 3 maio. 2024.