Desafios do planejamento didático na formação inicial de professores de Ciências da Natureza

Challenges of teaching planning in the initial training of nature science teachers

Autores

Palavras-chave:

Atividade Didática, Contextualização, ensino de ciências

Resumo

O planejamento é a sustentação da realização de qualquer atividade didática desenvolvida pelo professor, visando melhorias no ensino e aprendizagem. Assim, o estudo objetivou analisar as manifestações de licenciandos da área de Ciências da Natureza acerca dos desafios do planejamento didático. Para tal, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo, codificando as respostas para um melhor entendimento. A pesquisa revelou que os licenciandos possuem dificuldade e limitações em organizar as suas ideias, traçar estratégias, na escrita e na construção de um planejamento. Desta forma, é imprescindível buscar estratégias que auxiliem e facilitem o processo de aprendizagem em torno da elaboração do planejamento na formação inicial docente. Conclui-se que é necessário um olhar atento para a formação inicial de professores da área das Ciências da Natureza, de modo a prepará-los para a realidade da sala de aula.

Palavras-chave: Atividade Didática; Contextualização; Ensino de Ciências.

 

Abstract

Planning is the support for carrying out any didactic activity developed by the teacher, aiming at improvements in teaching and learning. Thus, the study aimed to analyze 29 responses obtained through a question prepared for undergraduates in ​​Natural Sciences and related areas, which consists of: 'What challenges did teachers in initial training face when preparing a didactic planning?'. For this, the technique of content analysis was used, coding the answers for a better understanding. The survey revealed that undergraduates have difficulty and limitations in organizing their ideas, strategizing, writing, and building a plan. In this way, it is essential to seek strategies that help and facilitate the learning process around the elaboration of planning in initial teacher training. It is concluded that it is necessary to pay close attention to the initial training of teachers in the field of Natural Sciences, to prepare them for the reality of the classroom.

Keywords: Didactic Activity; Contextualization; Science teaching.

 

 

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Biografia do Autor

Cíntia Moralles Camillo, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Doutora em Educação em Ciências/UFSM; Mestra em Tecnologias Educacionais em Rede/UFSM; Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa/UFSM; Especialista em Educação a Distância/UNOPAR; Especialista em Metodologias para a Educação Básica/IFFar; Graduada em Matemática/FURG; Graduada em Pedagogia/UNINTER. Professora Tutora da Disciplina de Estatística e Probabilidade UFMS/UAB. E-mail: cintiacamillo@gmail.com; Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0169085366614773; Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2876-9156

 

Karine Gehrke Graffunder, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Doutoranda em Educação em Ciências/UFSM; Mestra em Educação em Ciências/UFSM; Graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha/IFFar. E-mail: ka.graffunder@gmail.com; Lattes: http://lattes.cnpq.br/9555709065462072; Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8860-9889.

Lenira Maria Nunes Sepel, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Doutora em Educação em Ciências/UFSM. E-mail: lenirasepel@gmail.com; Lattes: http://lattes.cnpq.br/9187175270021411; Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8372-057X.

 

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10/12/2024
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Como Citar

MORALLES CAMILLO, C.; GEHRKE GRAFFUNDER, K.; MARIA NUNES SEPEL, L. Desafios do planejamento didático na formação inicial de professores de Ciências da Natureza: Challenges of teaching planning in the initial training of nature science teachers. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7297. Acesso em: 21 jan. 2025.

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