Criações Didáticas: o caso dos jogos educativos

Didactic Creations: the case of the educational games

Autores

  • Wellington Evangelista Duarte UFPA
  • José Messildo Viana Nunes UFPA
  • Saddo Ag Almouloud UFBA

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar relações da Transposição Didática Interna nas criações didáticas envolvendo jogos como recurso de ensino e aprendizagem em matemática. Apoiamo-nos na teoria da transposição didática e em pesquisas em nível de mestrado e doutorado e adotamos uma perspectiva qualitativa de cunho teórico-bibliográfico. De nossas análises, destacamos que mesmo que o professor consiga implementar seu texto de saber nos dois momentos da TDI, ocasionando a criação didática, esse movimento sozinho não garante a institucionalização do saber envolvido na atividade proposta, pois perpassa pela maneira que o jogo é concebido como ferramenta didática pelo professor para ensinar um dado objetos matemático. Portanto, vale ressaltar que a utilização de qualquer jogo requer intencionalidade didática, pois sem objetivos definidos, não há garantia de aprendizagem.

Palavras-chave: Jogo; Transposição didática interna; Criações didáticas.

 

Abstract

The objective of this article is to highlight relationships of the Internal Didactic Transposition in didactic creations involving games as a resource for teaching and learning in mathematics. We rely on the theory of didactic transposition and on research at master's and doctoral level and we adopted a qualitative perspective of theoretical and bibliographical nature. From our analysis, we highlight that even if the teacher manages to implement his text of knowledge in the two moments of TDI, causing the didactic creation, this movement alone does not guarantee the institutionalization of knowledge involved in the proposed activity, because it depends on how the game is conceived as a didactic tool by the teacher to teach a given mathematical object. Therefore, it is worth mentioning that the use of any game requires didactic intentionality, because without defined goals there is no guarantee of learning. Therefore, it is worth mentioning that the use of any game requires didactic intention, because without defined objectives, there is no guarantee of learning.

Keywords: Game; Internal didactic transposition; Didactic creations.

 

 

Biografia do Autor

Wellington Evangelista Duarte , UFPA

É Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Educação em Ciências e Matemáticas com área de atuação em Educação Matemática (IEMCI/UFPA). Atualmente cursa Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA, com enfoque de pesquisa na didática da matemática e materiais alternativos para o ensino de matemática. Email: well-duarte@hotmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6976-1420

José Messildo Viana Nunes, UFPA

Licenciado Pleno Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará; com Aperfeiçoamento em Informática Educativa; Especialização em Educação Matemática (UEPA); Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA) e Doutorado em Educação Matemática pala Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal do Pará, com experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Argumentação em Matemática, História da Matemática, Didática da Matemática, Aprendizagem Significativa e Formação de Professores. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática das Matemáticas (GEDIM/UFPA). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática das Matemáticas (GEDIM/UFPA). Coordena o Laboratório de Ensino Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática (LABEMAT/IEMCI/UFPA). Email: messildo@ufpa.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9492-4914

Saddo Ag Almouloud, UFBA

Doutorado em mathématiques et applications - université de Rennes I em 1992 - França. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e da Fundação Santo André. Atualmente é professor colaborador da UFPA. Consultor ad hoc da fundação de amparo a pesquisa do estado de São Paulo, da Capes, bolsista pesquisador de CNPq, foi coordenador do programa de estudos pós-graduados em educação matemática da PUC-SP de 2007 a 2009 e de 01/08/2013 a 31/07/2017. Foi professor visitante da UFSC (2020-2021) Publicou mais de 50 artigos em periódicos especializados e mais de 83 trabalhos em anais de eventos. Possui mais cinco capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui um software e mais de 62 itens de produção técnica. Participou de vários eventos no exterior e mais de 112 no Brasil. Orientou mais 80 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de educação matemática entre 1996 e 2019. Atualmente coordena dois projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em educação matemática. É avaliador do prêmio Victor Civita desde 2013. Consultor ad hoc da FAPESP, Capes e CNPq, é bolsista de pesquisa e produtividade do CNPq, editor chefe da revista educação matemática pesquisa do PEPG em educação matemática da PUC-SP. Em seu Currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino, aprendizagem, geometria, educação matemática, matemática, demonstração, ensino básico, formação de professores, geometria dinâmica, TIC. E-mail : saddoag@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8391-7054

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Publicado

30/07/2022