O que as infâncias indígenas podem nos ensinar para criarmos uma outra escola?

What can indigenous childhoods teach us to create another school?

Autores

Resumo

Não podemos falar de educação escolarizada para crianças indígenas, sem antes, compreendermos como essas crianças se relacionam em seus territórios de existência. Para construirmos as bases de discussão dessa proposta, realizamos um levantamento bibliográfico, sob o viés do estado da arte como forma de viabilizar algumas “aproximações” com as muitas nuances como as crianças interagem nas diferentes sociedades indígenas. Este estudo se fundamenta nos princípios teóricos da cartografia e, portanto, não tem a pretensão de apresentar considerações conclusivas já que, nessa perspectiva, cartografar é acompanhar processos atravessados por aspectos subjetivos, portanto, nosso objetivo com esse texto consistiu em contribuir para problematizações que derivem em desdobramentos para uma “pedagogia indígena” que se volte para os modos específicos de viver das infâncias indígenas, respeitando seus tempos/espaços de ser criança em suas comunidades.

Palavras-chave: Crianças indígenas; Práticas comunitárias; Educação.

 

Abstract

We cannot talk about school education for indigenous children without first understanding how these children relate to each other in their territories of existence. In order to build the basis for discussion of this proposal, we carried out a bibliographical survey, under the bias of the state of the art as a way of enabling some “approaches” with the many nuances in which children interact in different indigenous societies. This study is based on the theoretical principles of cartography and, therefore, does not intend to present conclusive considerations since, in this perspective, to map is to follow processes crossed by subjective aspects, therefore, our objective with this text was to contribute to problematizations that derive unfolding towards an “indigenous pedagogy” that focuses on the specific ways of living of indigenous childhoods, respecting their times/spaces of being a child in their communities.

Keywords: Indigenous children; Community practices; Education.

 

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Biografia do Autor

Dagmar de Mello e Silva, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense - Faculdade de Educação/SFP, professora permanente dos programas de Pós-graduação - Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e Programa de Pós-graduação de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn). E-mail: dag.mello.silva@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5863-3607.

Leiliane Domingues da Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Curso de Pós-graduação em Didática e Práticas de Ensino pela UFVJM, Tutora da graduação dos Cursos de Segunda Licenciatura em Educação Especial pela UFSCar e de Pedagogia pela UERJ/CEDERJ e do Curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva e Especial pela UFLA. E-mail: leilianedomingues@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3764-8818.

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Publicado

28/12/2023
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Como Citar

DE MELLO E SILVA, D.; DOMINGUES DA SILVA, L. O que as infâncias indígenas podem nos ensinar para criarmos uma outra escola? What can indigenous childhoods teach us to create another school?. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6796. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

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Artigos