Ensino em perspectiva inclusiva: validação de uma sequência didática para estudantes com deficiência intelectual

Teaching in an inclusive perspective: validation of a didactic sequence for students with intellectual disabilities

Autores

Resumo

A busca por estratégias pedagógicas que assegurem a aprendizagem de todos os estudantes traz oportunidades e desafios na construção de uma escola que contemple a diversidade humana. Para que esse direito seja garantido, a escola deve oportunizar recursos e estratégias para que o processo inclusivo aconteça. O objetivo principal deste artigo é apresentar as contribuições da validação de uma sequência didática (SD) para estudantes com deficiência intelectual dos anos iniciais do ensino fundamental na área de linguagens. O planejamento de uma SD associada a recursos tecnológicos digitais proporciona aulas mais interativas, organizadas, sistematizadas e dinâmicas, oferecendo diferentes ferramentas e possibilidade de práticas diversificadas que podem auxiliar no aprendizado dos estudantes. A validação foi realizada por meio de uma entrevista com duas professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Pela análise dos dados, verificou-se a importância da validação da sequência didática na construção de práticas de ensino adequadas à realidade dos estudantes e do contexto em que estão inseridos.

Palavras-chave: Sequência didática; Ensino em Perspectiva Inclusiva; Recursos Tecnológicos Digitais.

 

Abstract

The search for pedagogical strategies that ensure the learning of all students brings opportunities and challenges in building a school that contemplates human diversity. For this right to be guaranteed, the school must provide resources and strategies for the inclusive process to take place. The main objective of this article is to present the contributions of the validation of a didactic sequence (DS) for students with intellectual disability in the early years of elementary school in the area of ​​languages. The planning of a DS associated with digital technological resources provides more interactive, organized, systematized and dynamic classes, offering different tools and the possibility of diversified practices that can help students' learning. Validation was carried out through an interview with two teachers of Specialized Educational Assistance (SEA). By analyzing the data, it was verified the importance of validating the didactic sequence in the construction of teaching practices adequate to the reality of the students and the context in which they are inserted.   

Keywords: Didactic sequence; Teaching in an Inclusive Perspective; Digital Technological Resources.

 

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Biografia do Autor

Sorahia Monteiro de Souza, Instituto Federal Fluminense

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pelos Institutos Superiores de Ensino do CENSA, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Cândido Mendes e em Atendimento Educacional Especializado - Sala de Recursos Multifuncionais pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduada em Licenciatura em Filosofia pela Uninter e técnica em Multimeios Didáticos pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). Professora na Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental e no Atendimento Educacional Especializado, cursando Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) no Instituto Federal Fluminense (IFF).

E-mail: sorahiadesouza@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4052-9852.

Valéria de Souza Marcelino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).

Doutora em Ciências Naturais, com ênfase em Ensino de Ciências e Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Graduada em Farmácia e Especialista em Indústria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Titular do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) no Instituto Federal Fluminense (IFF). Atuou como professora na Licenciatura em Química e no curso Técnico em Química do IFF.

E-mail: vmarcelino67@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6024-3771.

Décio Nascimento Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).

Doutor e mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Coordenador do GT-15 Educação Especial da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) (2022/2023). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Docente e coordenador adjunto do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET/IFF). Docente do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF).

E-mail: decio.guimaraes@iff.edu.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1496-5407.

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Publicado

10/06/2024
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Como Citar

MONTEIRO DE SOUZA, S.; DE SOUZA MARCELINO, V.; NASCIMENTO GUIMARÃES, D. Ensino em perspectiva inclusiva: validação de uma sequência didática para estudantes com deficiência intelectual: Teaching in an inclusive perspective: validation of a didactic sequence for students with intellectual disabilities. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6529. Acesso em: 26 dez. 2024.

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