Currículo, infância e (r)existências: o que as crianças nos ensinaram na pandemia

Curriculum, childhood and (r)existence: what children taught us during the pandemic

Autores

Resumo

Ao questionar o que as crianças pequenas nos ensinaram na pandemia, abordamos questões relativas às especificidades das diretrizes curriculares da Educação Infantil, reafirmando o direito à infância, à brincadeira, à interação. O intuito é dar visibilidade às vozes infantis e assim contribuir na compreensão dos direitos das crianças pequenas e de suas formas de (r)existências. Analisamos quais foram os lugares ocupados por elas no contexto pandêmico, identificando como ocorreram as interações e as brincadeiras. Trata-se de uma pesquisa colaborativa, com professoras pesquisadoras de três creches da região metropolitana de São Paulo, a partir dos seus registros e documentações pedagógicas, e que tem como base os estudos sociais da infância e a epistemologia freiriana.

Palavras-chave: Direito à infância; Pandemia; Educação Infantil.

 

Abstract

Inquiring what young children taught us during the COVID pandemic, we addressed issues related to the specifics of the curriculum guidelines for early childhood education, seeking recognition for the rights to childhood, play, and interaction. We aim to give visibility to children's voices and understand the rights of young children and their forms of (r)existence. We analyzed the places occupied by young children in the pandemic context, trying to identify how the interactions occurred in the spaces of Early Childhood Education institutions. This is collaborative research; it was made in cooperation with research professors from the metropolitan region of São Paulo based on their pedagogical records and documentation. In addition, it is based on the social studies of childhood and Freire's epistemology.

Keywords: Right to childhood; Pandemic; Early Child Education.

 

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Biografia do Autor

Daniela Finco, Universidade de São Paulo da Universidade Federal de São Paulo

Professora associada do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, professora do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Universidade de São Paulo da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp Guarulhos. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Possui pós-doutorado pela Università degli Studi di Milano-Bicocca (Itália). Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação da Pequena Infância, Cultura e Sociedade da Unifesp. E-mail: dfinco@unifesp.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5731-1091

 

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGE-USCS).  Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Pedagogia e Psicologia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação (GEPIDE) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire. E-mail: martarps@uol.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8574-760X

 

 

Reny Scifoni Schifino, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professora aposentada de Educação Infantil na rede pública. Atualmente trabalha como Coordenadora pedagógica na rede pública.  Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André - CUFSA e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.  Participa como colaboradora do Grupo de Pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisa Infância, Diversidade e Educação - GEPIDE. Email: renyss@uol.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1422-7332

 

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Publicado

02/08/2023
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Como Citar

FINCO, D.; SILVA, M. R. P. da; SCHIFINO, R. S. Currículo, infância e (r)existências: o que as crianças nos ensinaram na pandemia: Curriculum, childhood and (r)existence: what children taught us during the pandemic. Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6471. Acesso em: 20 jul. 2024.

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